Será Que Você Vai Fracassar Na Bolsa Por Ficar Perdendo Tempo?

Se tem uma coisa que me ajudou na minha formação como trader, essa coisa foi a internet.

Se tem uma coisa que me atrapalhou na minha formação como trader, essa coisa for a internet.

Tá, eu sei.

A bolsa é online, o home broker é online etc. e tal.

Só que se a internet te ensina coisa pra KCT por um lado, pelo outro ela joga coisas inúteis na sua frente para te distrair.

Você tá lá estudando candlesticks.

Observa os padrões…

Mulher grávida.

WTF!?

Estrela da manhã.

WTF 2!?

Então pensa:

“Pô, essas coisas me lembram daquele treco cósmico de Tunguska em mil novecentos e nada!

Quer saber? Vou ver isso no YouTube!”

Adeus concentração.

Adeus estudos.

Adeus entendimento do padrão de candlesticks com-nome-besta-aqui.

Você se distrai…

E aí…

A sua…

Produtividade…

Nos estudos…

Des…

Pen…

Ca…

Claro, você pode continuar depois mas ainda assim, o tempo que você perde com a internet é absurdo.

Com as imagens engraçadas.

Com os vídeos.

Com as notícias inúteis.

Por isso eu acredito que a net é melhor no esquema “hit and run”.

Você entra na net.

No estilo ninja.

Pega o que você quer e sai.

Não apenas sai.

Desliga o modem!

Joga o inútil pela janela!

Sua vida muda.

Duvída?

Aqui vai um exemplo pessoal relacionado ao trading:

Estava lá, eu, todo idiota, perdendo tempo com a internet quando o Speedy (lixo) da minha região caiu.

Ótimo!

Agora eu não tenho nada pra fazer, minha vida perdeu o sentido e então eu vou me mat…

Epa!

Tem essa pilha de livros sobre trading que eu fiquei de ler a meses mas como sou mané, estou enrolando até hoje!

Tá!

Tá bom!

Vou ler vocês, seus malditos.

* Aprende position sizing, descobre os sistemas e nota que todo o seu approach até o momento estava condenado ao fracasso *

WowowWowowo!!!

PQP!

Eu achava que os candlesticks sozinhos iriam me transformar num trader de sucesso!

* Aprende sobre a psicologia da bolsa de valores *

WOWOwowowWOWOW!!!

PQP ao quadrado!

Eu achava que se eu perdesse dinheiro numa ação, eu precisaria recuperar tudo na mesma ação!

Quer saber?

Obrigado lixo de Speedy, você me forçou a aprender um monte, daqui pra frente eu vou sair da net, estudar mais e…

Ahhhhhhhhhhhh!!!!

Graças a Deus a net voltou!!!

Finalmente, já estava prestes a me matar!!

Aqueles gifs de gatos não iriam se ver sozinhos!

😀

.
.
.

Bom final de semana para vocês!

Hugo “Obrigado Pelas Dicas Sobre Física na USP Galera, Eu Juro Que Vou e Não Vou Seguir Todas Elas, Dependendo De Qual Dimensão Eu Esteja” de Schrodinger Teixeira



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


26 Comentários Será Que Você Vai Fracassar Na Bolsa Por Ficar Perdendo Tempo?

  1. Raphaela Nunes

    Entao, esta justamente aqui pela net tentando buscar mais conhecimento sobre a bolsa, pois tenho muita vontade de investir, mas sei que conheço muito pouco sobre o assunto. Foi quando meu marido me enviou esse site. Ja sua materia sobre como investir na bolsa e no final pede para colocar o email pra receber o resto da materia. E ai esta o problema, o email de confirmação não chega. Entao por favor, peço que me ajude, pois sei que por aqui é que eu vou conseguir dar uma grande passo pro meu sonho. Agradeço desde já por qualquer ajuda.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Raphaela,

      Eu enviei duas novas vias do e-mail mas consta que elas não foram clicadas. O sistema costuma ter dificuldades com o hotmail, caso você não tenha recebido nenhuma das duas vias, recomendo que utilize um e-mail diferente. 😉

      PS: no endereço que você escreveu consta raphiela_n… com um “i”, é isso mesmo?

      Responder
  2. Leonardo

    Ola Hugo, leio sempre seus posts, e precisava falar com alguém que tivesse experiencia operando no mercado financeiro, eu tenho 17 anos e sempre me interessei por finanças, assim no começo do ano, eu estava pesquisando sobre a bolsa e achei um simulador, comecei a operar com 100.000 fictício, e em 5 meses consegui aumentar o capital em 31%, achei muito bom e resolvi tentar repetir o feito na bolsa com dinheiro real, juntei então 4.000 e a 2 semanas comecei a investir, achei uma corretora bem barata que até me isentou de pagar corretagem por 3 meses, e comecei, no primeiro dia tudo ocorreu perfeitamente, consegui um lucro de 1% sobre o meu capital fazendo operações day trade, porém tive a brilhante ideia de comprar ações no fim do pregão, pro próximo dia, até porque a noite o Ibope revelaria uma pesquisa eleitoral, porém a pesquisa não agradou os investidores, e eu comecei a ter prejuízo, assim, de la pra cá, eu comecei a só perder e perder, e não mais consegui fazer day trades, e comecei a agir desesperadamente, comprando ações em extrema queda na ultima semana como Oi, Ambev e tim, além de small cps como via varejo e Valid, para tentar conseguir um lucro exorbitante que me recuperaria dos golpes, porém isso só foi piorando minha situação e fui perdendo mais e mais, agora tenho todo meu capital em ações da Tim, que eu co,prei ontem quando caiam 7%, no meio da tarde, comprei a 11,27, mas elas ao contrario do que eu previ, apenas caíram mais e mais, sendo cotadas a 10,95 hj no fim do pregão, assim, eu queria perguntar uma coisa, pois estou um pouco confuso, sei que vc não é analista financeiro, mas não tenho experiencia pratica na bolsa, e não conheço ninguém que opere, assim eu preciso desesperadamente de ajuda, o que vc faria no meu lugar?
    Aceitaria o prejuizo de 8% sobre o capital inicial, retiraria o dinheiro e esquecia a bolsa por enquanto, até estudar mais e tentar novamente da qui a algum tempo?

    Aceitaria o prejuízo, e recomeçaria dai a fazer day trades como eu vinha fazendo e deu certo no inicio pelo menos?

    Aplicaria mais dinheiro a fim de igualar o capital inicial, e recomeçaria como se nada tivesse acontecido?

    Ou seguraria essas ações esperando que ela volte ao valor de 11,77, que recuperaria integralmente meus prejuízos tido por ela e por todas as outras operações mal-sucedidas?

    Enfim, qual sua opinião sobre o meu caso?

    Obrigado desde já
    Leonardo.

    Responder
    1. Raphaela Nunes

      Entao, estou ate hj esperando uma resposta, mas nao tive sucesso. Entao axo q vc poderia me ajudar a entender mellhor. Me mande um email para trocarmos ideia.

      Responder
      1. Natanael Meneses

        Raphaela comigo tbm nao funcionou de primeira, usei email do yahoo. Ai comecei a mexer, inserir email de novo, pedir reenvio e acabou dando certo

        Responder
    2. Natanael Meneses

      Tambem ja passei por essa situacao de obter sucesso no simulador (+130% em 2009 no FolhaInvest) e ao ir operar com dinheiro de verdade quebrar a cara (-80% em 2-3 dias). Doeu muito, mas nao foi no bolso, foi no ego. Nao pensei em desistir, mas sim em estudar ainda mais. Simulador ajuda bastante, mas pelo fato do dinheiro ser ficticio voce consegue se manter frio e calculista. O que me atrapalhou quando usei dinheiro de verdade foram as emocoes que me fizeram ignorar o bom senso, esquecer o que tinha estudado e agir na base da intuicao como se estivesse apostando na mega-sena. Por mais que voce leia tudo sobre o assunto, voce precisa aprender com a pratica, apanhando mesmo, levando porrada. O problema eh que a maioria nao entende isso e quando comeca a perder fica traumatizada e desiste. Entao meu camarada nao desista, eh apanhando mesmo que voce aprende, estude e pratique, nao adianta ficar so na teoria. Mas tambem nao precisa arriscar todo o seu capital, a medida que voce for evoluindo ai voce aumenta as aplicacoes.

      Responder
      1. Hugo Teixeira

        Caramba, -80% em 3 dias é completamente fora do comum. Você deve ter usado alavancagem, correto? Por isso que recomendo que sempre comecem aos pouquinhos, afinal, é melhor fazer tudo errado com pouco do que com muito porque com pouco, o trauma é menor e a vontade de desistir, menor também. 😉

        Responder
    3. Hugo Teixeira

      Cara, podem ter acontecido duas coisas:

      A – Você perdeu totalmente o controle emocional e/ou…
      B – Você se deu bem no começo por sorte e coincidentemente, quando começou a operar com dinheiro real, a sorte acabou, você começou a ver o mercado como ele realmente é e aí perdeu o controle emocional.

      De qualquer forma não importa o que aconteça com a Tim porque já era, deu tudo errado. É como se fosse traição. Uma mulher trai um cara e ele fica: “putz, será que eu a perdôo e volto?”, “será que eu termino com ela?”, “quais as chances disso acontecer novamente?”. Cara, nada disso importa porque a traição é um sintoma de um relacionamento que já foi pro saco, já era, acabou. Na bolsa é igual, não importa o que o trade fizer porque já deu tudo errado. O certo é fazer uma retirada estratégica para avaliar novamente tudo. Claro, você pode sair e se arrepender mas é aquelas, a chance das coisas piorarem ainda mais é mais comum.

      A solução depende do seguinte:

      1 – Se você tem um sistema, volte ao mercado com um capital muito menor para treinar seu emocional. Leia Trading in the Zone também.
      2 – Se você não tem um sistema, crie um sistema e vá para o passo 1.

      Bons trades no futuro. 🙂

      Responder
      1. Leonardo

        Obrigado Pela ajuda vou ler esse livro, e estou conseguindo me recuperar aos poucos agora, mais ainda está difícil, eu descobri o que acontece comigo, no simulador, eu tinha mais de 100.000, então eu podia comprar ações de várias empresas de uma vez, geralmente dividia em 3 dando em média 30 mil em cada, assim geralmente eu tinha prejuízo em 1 das empresas, mas tinha lucro nas outras, e assim compensava o prejuízo, e se eu tivesse um prejuízo grande com uma, eu tinha capital pra comprar mais, para assim diminuir o preço médio de compra, e isso dava certo, agora eu só tenho capital pra comprar 1 por vez, e se eu compro justo a errada, eu fico preso nela por muito tempo, e fico sem capital pra continuar operando, assim, eu não posso usar as mesmas estratégias que eu usava no simulador, então eu tenho que aprender ou descobrir uma estratégia que funcione quando só se pode comprar 1 empresa por vez.
        Estou pesquisando lendo algumas matérias, mas cheguei a conclusão que agora, não estou no mercado pra lucrar e sim pra aprender, e é certo que em todas as perdas que eu tive eu aprendi uma lição, e assim não cometo mais o mesmo erro, o que eu tenho que fazer é me preocupar em não perder muito…
        Obrigado pela ajuda de vocês

        Responder
        1. Hugo Teixeira

          Position sizing, gestão do dinheiro, money management, não importa o nome que seja: você precisa disso. Dividir 100 mil em 3 ações é uma estratégia terrível e perigosa; é preciso mudar isso com urgência.

          Recomendo esses posts: https://www.senhormercado.com.br/tecnicas-de-position-sizing-parte-1/ e https://www.senhormercado.com.br/tecnicas-de-position-sizing-parte-2/ e esse e-book: https://www.senhormercado.com.br/a-triplice-do-trading/

          Responder
  3. Leonardo

    ola, li os posts, e acho que vou comprar seu e-book, mas só tem uma coisa que não entendi, pelo que eu li nenhum position sizing funcionaria pra mim, pq so tenho 4000, assim dificilmente consigo comprar mais de um lote de uma determinada ação, e assim, mesmo se eu comprasse ações mais baratas não tem como eu comprar menos de 2000 por ordem, pq se não fica muito dificil de pagar a corretagem e as taxas, no meu caso as corretagens são baratas, mas as vezes vejo no meu book do ofertas pessoal da ágora, ubs, itau dando ordem de 500 reais, dai eu me perugunto como esse cara pretende gerar 8% de lucro so pra paga a corretagem de 20 reais por compra e mais 20 por venda(40 reais), a não ser que exista outros meio de operar pouco dinheiro que eu desconheça…
    e so mais uma coisa, com que corretora vc opera? pq essa que eu to usando e realmente uma bosta, vive fora do ar o home broker e todo travado…
    Obrigado pela ajuda. dentro dessa semana devo comprar o e-book triplice do trading.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Sim, com 4k é realmente muito difícil. A solução (quebra galho na verdade) seria operar no fracionário, mas a slippage é alta. Enfim, você precisa de mais capital porque conforme ele vai crescendo, o problema vai sumindo. Mas agora nesse começo não tem o que fazer, vai ser complicado. Eu acho que nem operaria, eu apenas iria estudar e arrumar mais capital. Quando tivesse uns 7k mil no mínimo do mínimo do mínimo aí sim eu pensava em voltar porque daí fica bem menos chato. 😉

      Tenho conta em várias, já passei por várias. Hoje opero mais com a Speedtrade e a TOV.

      Responder
    2. lalcristiano

      Cara com 4k da pra começar siim, eu sou discípulo do HUGO, comprei os 3 e-books. Comecei operando na MIRAE que é baratinha e da 3 meses de corretagem grátis e se você for seguir o sistema dele só vai operar Small CAP e tem bastante Small CAP que passa na peneira fundamentalista com preço inferior a 10 reais, na pior das hipoteses entre no fracionario, esses 4k é pra aprender (não que você tenha que perde-los) mas aportando mensalmente logo vc chega em 7 ou 10k e tem mais folga pra gerenciamento de grana.

      Responder
  4. Kayan Ventury

    Olá Hugo, parabéns pelo blog,realmente muito elucidativo. Gostaria de tirar algumas duvidas,eu não entendo muito da linguagem técnica da bolsa,tipo Small CAP,swing-traders e outros. E tbm não entendo como o trader retira lucro, eu não li muito sobre especulação,eu to lendo sobre investir (to lendo O investidor inteligente e O Jeito Warren Buffett de Investir: os Segredos do Maior Investidor do Mundo, esse segundo comprei hj pela sua dica de intercalar as leituras). será que vc poderia me passar algum link onde sano essas duvidas? pq eu estou lendo seus textos mas me perco nos termos =/

    Desde ja obrigado e novamente parabéns pelo blog.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Kayan,

      Ok, vamos lá.

      Small caps = ações de pequenas empresas = ações do índice small cap da bovespa

      Day trade = trade que começa e acaba no mesmo dia
      Swing trade = trade que dura alguns dias
      Position trade = trade que dura de semanas a meses

      Vou criar um “dicionário” da bolsa com todos os termos, quando estiver pronto vou avisar a todos. 🙂

      Trader tira lucro vendendo ações.

      Os livros que você estão lendo são fundamentalistas, bem diferentes da vida de trader técnico, logo, é normal você se confundir. Por isso recomendo que leia esses livros antes de mergulhar na busca por respostas porque você está estudando uma coisa e fazendo perguntas sobre um assunto oposto.

      Responder
  5. Cláudio

    Olá Hugo, meus parabéns pelo ótimo blog e pela maneira simples, acessível a todas as pessoas.
    Assim como a maioria sou iniciante, iniciei com a leitura dos livros “Pai rico, pai pobre” de Robert Kyosaki que me levou ao seu livro “Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro” e agora estou lendo “O jeito Peter Lynch de investir”. Bom, nunca investi nem em simulado, apesar de que agora irei iniciar no folhainvest e mesmo após as leituras dos citados não me sinto seguro em investir em ações individuais. Sendo assim, gostaria de sua opinião quanto a investir em ETF’s, eu possuo 7k e pensei em investir nas 4 modalidades de ETF’s ou ainda poderia investir uma parte em ETF’s e juntar um pouco mais, estudar bem mais e tentar investir em ações individuais, o que você acha? Muito obrigado.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Cláudio,

      Não são modalidades, são ETF’s diferentes e existem mais do que 4. Os DIVO11, PIBB11, BOVA11 e afins são apenas alguns dos mais populares, mas são individuais, não são “modalidades”.

      Enfim, não acho que para alguém que tenha vontade de estudar, ficar nos ETF’s é uma boa ideia. Fundos e ETF’s são mais para pessoas que não querem ir muito a fundo, logo, se o interesse real são as ações, eu deixaria meu dinheiro numa poupança da vida por alguns meses enquanto eu aprendo mais. Com 7k é difícil operar ações devido a gestão do dinheiro, mas é possível, logo, eu estudaria e deixaria os ETF’s de lado para me concentrar nas ações, nem que não seja possível iniciar imediatamente… 😉

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  6. Leonardo

    Ola Hugo Voltei aqui nesse mesmo post onde eu fiz varias perguntas a vc, lendo meu post novamente agora depois de 7 meses, vejo como consegui evoluir bastante em tão pouco tempo, não desisti da bolsa, estou até hj operando, mas agora eu aprendi analise técnica, e depois de quebrar a cara tantas vezes, e chegar a perder 40% do meu capital, conseguindo evoluir, vejo hj como eu estava despreparado quando entrei na bolsa, gostaria de poder recomeçar agora, mas no fundo foi bom quebrar a cara no começo e aprender na marra, ainda não consegui recuperar meu capital, pq perdi 40%, e não vai ser tão simples recuperar, percebi meus principais erros, talvez isso possa ajudar alguns, primeiro erro foi pensar que operar 100.000 num simulador seria igual operar 4.000 na realidade, não é, as estratégias de se operar 100.000 são muito diferentes de estratégias que se pode usar com 4.000, segundo erro, ter uma visão fechada, no começo, vou pegar esse e exemplo do post acima, na situação citei minhas ações da tim,.que eu tinha tomado um prejuiso de cerca de 30 centavos, e eu estava desesperado achando que era o fim, realmente não era, no susto me desfiz das ações e elas oscilaram pra muito mais, pra bem menos, de qualquer forma, em questão de 1 semana seria possivel sair no lucro que eu queria, porém essa minha mania na época de fazer day trade, me faziam ver as coisas de uma forma limitada, me disseram uma frase certa vez, na bolsa, não se pode ter pressa, pq a bolsa e as acoes sempre estarão la amanha, deve se ter cautela a cima de tudo, em 7 meses na bolsa, vi empresas em tudo quanto era preço diferente, então acreditem, uma ação que caiu 20% pode se recuperar, a maior parte das quedas e disparadas das acoe são temporárias e são apenas flutuações do mercado.
    terceiro erro entrar sem conhecer analise técnica, acreditem, esse foi o pior erro, querer operar sem conhecimento de analise técnica, te fada a perder dinheiro, nunca façam isso.
    E por fim, entrei conhecendo 1 modalidade de trade, compra de ações no mercado a vista, isso torna você muito limitado, aprenda a operar opções, vendido, venda coberta e descoberta, conta margem, alavancagem, mini indice, tudo que o hugo ensina no blog, quando souber tudo que tem nesse blog, vc está preparado pra começar a operar
    E por ultimo, escolher uma corretora ruim, que não tem opções diferentes de trades, como disse a cima, a corretora que entrei primeiro, só permitia fazer operações de compra a vista e compra de opções de compra, isso me tornou muito limitado e atrapalhou muito mesmo.
    Bem eu deteriorei tanto meu capital, que não conseguia mais fazer swing trade nem day trade, então fui obrigado a fazer um position, onde estou até o momento esperando o fim do trade para que recupere meu capital, por hora só opero mini indice e day trade com alavancagem onde essas ações do position ficam como garantia para alavancagem, e assim vou operando e estudando cada vez mais, pq essa é a chave para o sucesso na bolsa.
    bem espero que possa ajudar alguém de aluma forma, e agradeço também ao hugo por esse blog, que me guiou nesse meu aprendizado até agora.
    Bem é isso…

    Responder
  7. lcoliveira

    Primeiramente quero parabenizar o Hugo “tu..tu..tu..” Teixeira pelo trabalho realizado
    Não sei porque as pessoas tem tanto interesse em operar na bolsa, mesmo sabendo que vai perder, pois sem nenhum conhecimento, as chances são RARAS ou diria, impossível.
    Estou muito ansioso em operar, porém mais ansioso em aprender. E se tem alguém com o mesmo perfil que eu “APRENDIZ” . uma dica: leiam os e-books do Hugo antes de qualquer coisa. Aprendi MUITOOO com eles. Agora vou começar a gatinhar na BV ainda sabendo que os tombos serão inevitáveis, mais aprendi a cair e com certeza não vou ficar todo strupiado!!! Galera comprem o e-book que vocês não vão se arrepender. Valeu Hugo – Deus abençoe!!!

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Luis,

      Ah, tem muita gente que curte a aventura da bolsa, as emoções e tal. Vai entender.

      E sim, no começo é punk, você quase nunca deixa de quebrar a cara mas é isso aí, é fazendo merda que se aduba a vida (e se aprende a investir na bolsa de valores).

      Obrigado pela recomendação. 😀

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  8. Bruno

    Olá Hugo. Parabéns pelo site “Senhor Mercado” que para mim é o melhor sítio da internet que trás uma introdução didática, abrangente e séria sobre a bolsa de valores. Quero te avisar que tem um sujeito que criou uma série de 4 vídeos baseados em seus 4 textos sobre “A farsa da análise técnica”. Já que você é o autor (penso eu) dos textos, e alguém utilizando eles na internet só que em formato áudio visual, pode ser deselegante e plágio por ferir os direitos autorais. Se esta pessoa teve a licença de se inspirar nos seus textos ou mesmo sua própria autorização, quero que me desculpe. A seguir estou mandando o link do 1° vídeo. Abraços 🙂 https://www.youtube.com/watch?v=bxT_PZdb2rU

    Responder
  9. Felipe Dias

    Hugo,

    Excelente o site. Sempre bom encontrar conteúdo de qualidade. Já dei uma pesquisada, mas ainda não encontrei o que quero.Gostaria de saber algum site da lista de small caps e empresas de grande da bolsa?

    Responder
  10. Wendell Amaro

    Brother, brother, brother… O primeiro cara que falava sobre trading que eu segui NA VIDA, foi tu. Anos atrás eu era um moleque esquálido de 15 anos com 250 reais acumulados com muito esmero no bolso. Meu pai investia na bolsa e resolvi tentar também., Ganhei acho que 200 reais na época e fiquei muito feliz, mas quando vi a tal da Análise Técnica eu fugi às léguas; Quase 10 anos depois, cá estou eu de volta, lendo seu blog e levando uns tapas na cara do meu eu do passado.

    Descobri um tal de Mercado Forex, com operações de 1 minuto e pensei: “É agora, vou ficar rico! #PARTIUMIAMI”. Comecei a operar em conta demo, fiquei confiante pra caralho e investi 100 reais… perdi tudo em menos de uma hora.
    Porque? “Eu achava que se eu perdesse dinheiro numa ação, eu precisaria recuperar tudo na mesma ação!”.

    Brother, investi outros 30 reais, para ser mais controlado. E fui. Perdi tudo no decorrer de um dia KKKK
    Curiosamente, eu estudei muito e acertei muito na conta demo, mas quando eu ia pro dinheiro real, eu fazia MUITA BOSTA. Aliás, faço.

    Anos atrás, ganhei uma graninha porque eu era mó frio, eu não ia pelo mercado, eu era racional e hoje, mesmo sabendo padrões de Candles, sabendo sobre suportes, tendências e blá blá blá, até agora, eu só perdi dinheiro.

    Voltei ao seu blog justamente para tentar me redescobrir psicologicamente falando. E só esse post já conversou direto com meu ego, já foi logo falando: “Para de ser ridículo, seu ridículo, se controla, deixa de ser emocional porque o Mercado é cruel com quem não o trata corretamente”.

    Pois é Hugo, quase 10 anos depois, teu blog ainda continua muito importante e relevante.
    Vamos ler vários artigos, tentar trabalhar com menos emoção e mais razão.
    Muito obrigado por nunca ter encerrado!

    Um abração!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *