Será Que Dá Mesmo Para Ficar Rico Fazendo Day Trades?

Parece que hoje em dia todas as pessoas, provavelmente animadas com várias daquelas histórias sobre operadores ricos, famosos e bem sucedidos, querem se tornar day-traders.

Muitos tentam, a maioria fracassa.

Alguns tem medo, outros duvidam e é claro, tem aqueles que perguntam:

Eu posso mesmo ficar rico fazendo day-trades na bolsa de valores?

Agora, indivíduo aleatório que provavelmente encontrou esse post no google, a resposta é sim.

É óbvio que pode, qualquer pessoa poderá enriquecer, não importa se ela trabalha com economia, medicina ou investimentos, o que inclui os day-traders que, se forem competentes, farão muito dinheiro.

Mas aí eu te pergunto, porque você quer saber se é possível ficar rico como day-trader?

O seu desejo é o de ter muito dinheiro ou o de ser um day-trader?

Se você não tem a mínima vontade de passar o tempo todo na frente do home broker, porque não considerar alternativas melhores e mais interessantes?

Nesse post, explico porque se tornar um day-trader só pelo dinheiro é uma ideia extremamente idiota e que aqueles que tentam só estão fazendo as coisas simples da maneira mais difícil possível. Além disso, falo porque ninguém precisa fazer especificamente day-trades para conseguir várias azuisinhas.

O Fundamento dos Investimentos (e da Especulação)

Ok, você quer ficar rico.

Qual é a maneira mais básica de se fazer isso?

Investindo seu dinheiro, mesmo se ele for insignificantemente nanico.

Agora, talvez você não queria saber de investir, vai ver sua praia é a especulação. Mas se um trader gastar bem menos do que faz na bolsa de valores e deixar as “sobras” para poder tirar dos mercados ainda mais no futuro, adivinha o que é isso?

Um investimento.

E o que acontece com um day-trader que faz 10k por mês em média mas gasta tudo o que ganha?

Ele continuará fazendo por volta de 10k para sempre. Mas como é incapaz de guardar uma parte de seus lucros, nunca ficará rico de verdade. A única maneira que esse trader terá de enriquecer é se gastar menos do que ganha. Se reinvestir seus lucros, poderá fazer milhões no futuro e aí sim, será muito rico.

A verdade é que um cara qualquer pode fazer muito dinheiro com day-trades, mas apenas se ele deixar o capital crescer. Se “comer” as sementes hoje, não existirão árvores ou florestas de riqueza amanhã. Esse cara poderá até fazer muito dinheiro como day-trader, mas não ficará rico por isso, mas porque ele teve o bom senso de deixar o seu capital aproveitando a mágica dos juros compostos.

Ele é rico porque sabe usar o seu dinheiro e não porque é day-trader.

Um super day-trader que gasta todo o seu dinheiro será pobre para sempre.

Com o Tempo e Disciplina, Qualquer Um Pode Ficar Rico

“Mais duas horinhas de trabalho e eu compro mais 10 PETR4…”

Considerando que ficam ricos aqueles que sabem cuidar do seu dinheiro, sejam eles traders ou não, qualquer um pode enriquecer.

O segredo para isso?

Educação financeira.

Muitos querem o dinheiro e acham que o day-trading é o caminho, e sim, é um dos caminhos. Mas nada impede que você seja um qualquer-coisa-aqui que economiza uma grana todo mês e investe ou especula corretamente.

Se a especulação te atrai e você deseja se tornar um day-trader porque gosta, aí tudo bem, seja um trader. Mas saiba que é preciso reinvestir os lucros. Um trader pode fazer 20 mil por mês, mas se gastar tudo e os mercados pararem, ele poderá se encontrar numa pobreza que aquele ex-gari que possui trocentas ações da Vale compradas ao longo de 30 anos nunca chegou perto de conhecer.

Os juros compostos são tão fantásticos que se você souber investir e for capaz de juntar um pouquinho todo mês para comprar ações ou qualquer outra coisa, uma hora o valor ficará enorme. E isso é a mais pura verdade.

Já leu aquela história do mendigo inglês que estudava os mercados numa biblioteca pública e com as esmolas que ganhava, comprava ações? Pois é, ele morreu com uns 3 milhões.

Tudo bem que esse é um exemplo extremo e além disso o cara devia ter algum problema mental por morar na rua mesmo sendo tão rico, mas de qualquer forma, deu para você entender.

Qualquer um poderá ficar rico se souber cuidar muito bem do seu dinheiro e utilizá-lo com inteligência.

Os Que Só Querem Saber de Dinheiro Vão Fracassar!

Outro motivo pelo qual ninguém deve se tornar um day-trader só pela grana é simples.

Day-traders bem sucedidos, além de cuidarem bem do capital que já possuem, amam o que fazem. Muitos deles já são super ricos mas continuam operando porque simplesmente não se imaginam fazendo qualquer outra coisa. Eles não apenas trabalham como traders, eles SÃO traders.

E se tornar um trader de sucesso, seja day, swing, position ou scalper, requer muito trabalho e dedicação. E como eles são apaixonados pelos mercados, fica muito menos difícil continuarem aprendendo e se esforçando quando as coisas ficarem complicadas e passarem por um mês de perdas ou por um período em que os mercados ficam passeando lateralmente, por exemplo.

Só que aqueles que não gostam dos números, das probabilidades, que odeiam o jogo, não terão forças para insistirem quando o mínimo obstáculo surgir em seus caminhos.

E acredite, serão vários obstáculos.

Por isso, se você estiver atrás do dinheiro mas não gosta do jogo, não se “diverte trabalhando”, melhor nem começar porque você provavelmente não conseguirá levar o negócio a sério.

Mas agora, como eu disse anteriormente, não tem problema nenhum você não amar a bolsa de valores como os traders mais obcecados. Vai ver o seu desejo é o de trabalhar como um engenheiro elétrico e isso é ótimo. E nada impede que você guarde uma boa parte do seu salário e invista esse capital em ações ou acumule um capitalzinho para operar utilizando as cotações do final do pregão.

Entenda que não é preciso ser um day-trader para enriquecer na bolsa.

O “segredo” da riqueza é o bom senso financeiro e o uso inteligente de seus recursos com o objetivo de aumentá-los. Não importa se você é um day-trader full-time, swing trader que opera ocasionalmente ou um investidor que compra algumas ações por mês. Existem maneiras diferentes de enriquecer, para chegar lá, basta ter vontade…

…e não ser idiota demais. 😛



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


19 Comentários Será Que Dá Mesmo Para Ficar Rico Fazendo Day Trades?

  1. JohnDaniels

    fala hugo
    a parte mais interessante para nos que so trabalhamos com op mercado e o que mais fazer da vida ?
    meio que afinal como diz aquele documentario com o paul tudor jones e que ele gostava de entir que estava certo e no final e so isso mesmo que importa pois voce vive pra isso…pra os trades..ele fala que dorme e sonha com seus trades mas se isso os deixa feliz e esse o caminho certo
    em os mercadores da noite esse parametro de pensamento aparece diversas vezes e principalmente com o clive maugh..vc realmente deveria ler pois mostra varias sacadas sobre esse parametro de pensamento
    dp jeito mais nerd possivel de falar temos uma filosofia como os sith e os jedi que a unica coisa que os satizfaz e o controle da situação ou tracar uma estrategia que esteja certa pois esta e a razao de sua existencia
    afinal o que importa e fazer uma coisa com a paixao necessaria pelo menos pra nao se tornar uma coisa monotona e chata mas um desafio que o faça ter mais uma razão de viver todo dia

    Responder
    1. Hugo

      JohnDaniels:

      Eu vou comprar o Mercadores da Noite daqui a pouco, continua estando 10 pilas no submarino 😛

      E sim, essa filosofia que você diz está correta, por isso o George Soros e o Warren Buffett continuam trabalhando. Se eles pararem, eles morrem. Na verdade eu li em algum lugar que pessoas que se aposentam muito cedo, sofrem mais de diversos problemas porque elas ficam deprimidas porque não tem nada para fazer.

      Existe a possibilidade desse problema “faça alguma coisa ou morra” ser derivado dos padrões da sociedade. Existe um texto extremamente interessante que não tem absolutamente nada a ver com trading chamado: Industrial Society and it’s Future do Theodore Kaczynksi (Unabomber) onde o cara fala, entre outras coisas, sobre como as pessoas tem objetivos alegres como: fazer 30 bilhões de reais, ficar com 500 mulheres ou salvar os golfinhos, justamente para conseguirem alguma espécie de propósito em suas vidas. Recomendo a leitura desse texto para todos, é fantástico. Apesar de ser um “pouquinho” extremo 😛

      E já vou comprar o Mercadores 😀

      Ernesto:

      Obrigado novamente, Vasserstein!

      😀

      Jean:

      Valeu!

      Seguinte: você pode operar no final da tarde pelo after-market ou fazer como o Gaspar comentou, aprender a operar como o Vasserstein, aparentente, no semanal e utilizar o home broker (de preferência também no after-market) em um só dia por semana.

      Eu não gosto muito do semanal e muito menos, de enviar pouquíssimas ordens. Mas se for do seu gosto, pode ser uma ótima idéia.

      E se quiser ver os posts antigos basta, estando na capa do site, clicar lá no final em “próxima página”. Acho que existem umas 10 páginas. Mas agora que falou, talvez eu coloque um botão: “Última página” depois, para facilitar 😛

      Gaspar:

      Eu sei que não foi nesse post mas na minha opinião, o Sephiroth é apenas uma bixa gótica sem credibilidade 😛

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  2. Jean

    Ótimo post, por coincidência eu ia sugerir um post em que vc falasse se era possível ter uma carreira corporativa e ser trader simultaneamente, como ele operaria trabalhando no horário comercial?
    Mais uma coisa como eu faço pra ler todos seus posts em ordem cronológica?

    Abraço

    Responder
  3. Juarez

    Muito bom , Hugo .

    Os juros compostos são mágicos quando o dinheiro começa a crescer . É a independencia financeira .
    Como day trader dá pra fazer vários milhões !

    Responder
    1. Hugo

      Caro Juarez,

      Isso mesmo, o problema é aprendermos a fazer com que os juros compostos não nos atrapalhem. Porque nos drawdowns (extensos períodos de perdas), eles se tornam os nossos inimigos mortais :S

      BTW, Como qualquer-coisa-aqui dá para fazer vários milhões, basta ter muita disciplina e um ótimo bom senso financeiro.
      BTW2, é mais “fácil” enriquecer como swing ou position trader porque as taxas destroem a maioria dos day-traders.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
    1. Hugo

      Oi Damian!

      Cara, varia demais e por isso, é difícil (e até perigoso, psicologicamente) dizer um valor exato. Porém, se você fizer sobre o seu capital total mais do que 6% em um mês, fique extremamente feliz. Na boa, qualquer coisa acima de 100% ao ano já é motivo pra soltar rojão hehehehehe.

      Agora por trade específico? Varia demais e, conselho meu, tente não pensar muito nisso.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  4. Eduardo Nienkoetter

    6% AO MÊS, SE FIZER 3% AO MÊS JA É UM MOTIVO PARA SOLTAR TODOS OS ROJÕES!!! RS
    ACHEI O BLOG HOJE E JA ADICIONEI nos meus favoritos
    Bom post.

    Responder
    1. Hugo

      Obrigado Nienkoetter!

      Não sei se você colocou nos favoritos literalmente, mas assinar o feed rss seria mais fácil… aí você não perderia tempo entrando aqui pra constatar que não tem nada de novo auehauehaueuahe

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  5. Damian Paladini

    Hugo, estou passando por um dilema, estou estudando para ser agente autônomo, mas tem uma coisa que me desanima, é sobre os ganhos na corretagem, que é muito pouco! Se eu pego investidor de 100.000 reais, eu não ganho nada sobre esse valor? apenas a parte da taxa de corretagem? Se a corretagem for de 20,00 reais eu ganho no máximo 10,00? O agente autônomo pode negociar junto ao cliente uma taxa de perfomance? Ou negociar de comum acordo uma comissão sobre o valor ganho? Um agente autônomo pode cobrar por uma consultoria?
    Qual ganho médio de um agente autônomo iniciante, e um já experiente,desculpe por tantas perguntas rsrssr, desde já obrigado

    Responder
    1. Hugo

      Você ganha bem se a corretagem for variável. Mas se o Eike Batista paga 15 reais por ordem executada mesmo operando vários milhões de uma vez, você ganha a comissão sobre os 15 reais. Você não pode negociar taxa de performance e nem dar conselhos. Você não é um conselheiro e sim, apenas um corretor. Acho que não pode dar consultoria também. Mas sabe como o Brasil é… não pode na teoria.

      Mas sério, eu acho que não pode fazer nada.

      Iniciante dá pra tirar uns 1000 e experiente… difícil dizer cara, depende demais. Se ele for bom ganhará muito, caso contrário não.

      BTW, eu não sou um corretor de valores, se quiser informações mais palpáveis tende conhecer um. Procure no post sobre quanto eles ganham 😉

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  6. Douglas Leite

    Eu li o texto e até me espantei quando vc falou do engenheiro elétrico ( eu faço engenharia elétrica haha) , mas no caso não tenho interesse em ser um trader , vou investir através da analise fundamentalista, do valution e de buy and hold ( acredito ser o que mais se encaixa no meu perfil), vou deixar o tempo e os juros compostos agirem ao meu favor

    Responder
  7. Wilton

    Numa operação na bolsa, o traders é obrigado a realzar prejuízo? Ele não pode deixar o ativo em Custódia até atingir o valor desejado? O que impede uma operação inicialmente day trader se transformar em posição?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *