Mais uma da série, agora falando dos fundos de ações negociados na própria bolsa de valores, os ETF’s.

Então, um ETF é apenas um fundo de ações com muitas vantagens.

Você pode operar as cotas dos ETF’s usando o home broker e pode investir sempre que os mercados estiverem abertos.

Além disso, as taxas de administração são muito mais baixas do que aquelas usadas nos fundos de ações comuns e é claro, essa é uma maneira muito prática de investir em fundos de índices.

E da mesma maneira que um fundo pode ter deixar milionário, um bom ETF pode fazer exatamente o mesmo.

O segredo dos dois investimentos, se é que dá para chamar assim é apenas continuar aplicando dinheiro novo sempre. Se você colocar 600 reais todos os meses em um desses investimentos, depois de 10 anos ou um pouquinho mais, você terá realmente muito dinheiro.

Mas isso não costuma acontecer porque o investidor cansa de esperar.

Ele junta uns 50 mil nos ETF’s por exemplo, aí ele saca tudo. Por isso, ele precisa pagar o imposto de renda, aí é a hora de gastar!

Em vez de deixar o dinheiro lá rendendo cada vez mais, ele compra um carro ou alguma coisa inútil como uma TV 3D ou alguma outra bobagem.

Com essa falta de disciplina e bom senso, o investidor acaba ficando sem dinheiro algum e é obrigado a dar adeus aos seus milhões que estariam disponíveis se ele tivesse sido mais responsável.

A verdade é que a maioria dos investimentos podem te deixar rico (menos a poupança), basta que você saiba investir e principalmente, seja disciplinado.

Não é muito difícil. Se você investe 500 reais todos os meses, você uma hora ou outra ficará acostumado com a rotina e será fácil seguí-la. Aí, quando você perceber que existe muito dinheiro nos seus ETF’s, você ficará surpreso pelo tempo ter passado tão rápido.

E aí, basta sacar uma parte do investimento e gastar com o que você quiser. Obviamente deixando o grosso do dinheiro ainda no investimento para render mais e mais no futuro.

Esse investimento pode ser compostos de ações, futuros, forex, ETF’s, fundos de ações comuns, fundos de índices comuns e etc. Basta seguir o seu plano que com certeza você ficará rico uma hora ou outra.

2 Comments

  1. Rodrigo Floriano 8 de junho de 2014at0:51

    Ola Hugo, muito grato pelo aprendizado!!
    Sou iniciante, consigo começar a investir em um ETF atraves do banco santander? Como saber que é um ETF?

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *