Será Que Você Tem a Personalidade de Um Trader de Sucesso? (+Teste)

A especulação é uma atividade que exige algumas habilidades básicas de seus praticantes, um bom controle emocional, um sistema eficiente com ótimas técnicas de position sizing, disciplina para seguir esse sistema e muita dedicação.

Para ser bem sucedido é imprecindível possuir essas habilidades, o pode ser muito difícil para muitos, senão impossível, mas porquê? Seria a maior causa do fracasso de tantas pessoas ser apenas pura falta de esforço?

Ou será então que os bons traders possuem uma “tendência natural” à se adaptarem aos mercados? E se isso for verdade, será que aqueles que falham apenas sejam apenas biologicamente ou psicologicamente “programados” para falhar nessa profissão?

born-losers

Melhor título ever!

Sim, essas “tendências naturais” existem, mas será que elas fazem realmente muita diferença ou não? E maior importante, será possível percebê-las em nós mesmos? Tem alguma espécie de exame ou teste para isso? Sim! Hmm, err, mais ou menos, só que está mais pra mais do que pra menos! E podemos usar testes de personalidade!

Ok, eu sei, parece bobagem mas existe um teste muito bom chamado “Indicador de Personalidade Myers-Briggs” ou MBTI.

Esse teste começou a ser desenvolvido durante a segunda guerra mundial por Katharine Cook Briggs e sua filha, a psicóloga Isabel Briggs Myers, se baseando em estudos feitos pelo super pop Carl Gustav Jung no início da década de vinte. Elas tinham o objetivo de ajudar mulheres a encontrar bons empregos durante a guerra. O teste foi efetivamente lançado em 1962 (meio tarde demais, mas pelo menos deu pra aproveitar a guerra do Vietnam hehehe) e virou um hit desde então.

O Myers-Briggs Type Indicator hoje é muito popular em colégios nos Estados Unidos que o usam para fazer de testes de aptidão para a pirralhada, e em empresas que querem categorizar seus empregados. Muito discutido em fórums na internet o MBTI é considerado o melhor teste para poder ter uma boa idéia que como você é mais-ou-menosamente falando, e é bom lembrar que é atribuída uma taxa de precisão de 75% à 90% ao sistema, o que é ótimo.

Como o Teste Funúncia?

Às vezes não funúncia…

O teste é simples, você responde uma porrada de perguntas, normalmente verdadeiro ou falso ou múltipla escolha, e recebe seu resultado na hora, que será composto de 4 letras, 4 números que vão de 0 à 100 e um breve textinho explicativo, por exemplo:

——————–

I-N-T-P

(70-90-80-50)

INTP types are quiet, thoughtful, analytical individuals who tend to spend long periods of time on their own, working through problems and forming solutions. They are curious about systems and how things work. Consequently, they are frequently found in careers such as science, architecture, and law. INTPs tend to be less at ease in social situations or in the “caring professions,” although they enjoy the company of those who share their interests. They also tend to be impatient with the bureaucracy, rigid hierarchies, and the politics prevalent in many professions. They prefer to work informally with others as equals.

——————–

No meu caso o resultado foi INTP (na verdade toda hora dá INTP ou INTJ, depende do meu humor). Abaixo o que cada uma dessas letras significa:

I – Introversion

N – iNtuition

T – Thinking

P – Perception

Cada letra tem sua única variação que é:

E – Extraversion

S – Sensing

F – Feeling

J – Judgment

Ou seja, você pode ser classificado como: Introversion ou Extraversion na primeira letra, iNtuition ou Sensing na segunda, Thinking ou Feeling na terceira e finalmente Perceptiion ou Judgment na quarta. Logo, você pode ser um ENTJ, um ISFP ou qualquer uma das 16 combinações possíveis.

Mas e os números?

Simples, eles representam a quantidade de perguntas que você respondeu que te encaixam numa certa letra, por exemplo, se você responder 90% da questões cuja resposta um Sensing responderia, então sua terceira letra será S em vez de N e a “intensidade” desse S será de 90%.

É a Sua Vez de Fazer o Teste!

Antes de continuar lendo, faça o teste, se deixar para depois, o que você ler aqui poderá fazer com que você tente manipular o resultado, consciente ou inconscientemente:

cheating

Sério, faça o teste antes.

Em Português: www.inspiira.org/ (precisa de cadastro)

Em Inglês: www.humanmetrics.com/cgi-win/JTypes2.asp (não precisa de cadastro)

O Que Cada Característica Quer Dizer?

I ou E: É a mais retardadamente óbvia, basicamente diz se você é mais extrovertido ou introvertido, se gosta mais de conhecer várias pessoas e ter muitos amigos ou é mais caseiro com poucos e bons amigos, se tem uma vida social agitada e gosta de sair o tempo todo ou prefere ficar em casa nerdiando.

N ou S: Pode-se dizer que os indivíduos N vivem mais no futuro e os S mais no presente, ou seja, N’s costumam planejar mais e viajar em idéias e conceitos enquanto os S’s preferem ir logo e fazer as coisas sem pensar muito no futuro, a praia deles é o agora, assim temos muito físicos, matemáticos, engenheiros, médicos e afins sendo classificados como N’s e jogadores de futebol, pedreiros ou dançarinos sendo tidos como S’s. É claro que essas definições apontam apenas uma tendência, você pode ser um físico que dança pra cacete por exemplo.

Tipo o Richard Feynman

T ou F: Diz se você pensa usando raciocínio lógico ou “pensa” com o coração, hmm, que meigo. Ou seja, se você é mais racional (T) ou mais emocional (F). É estimado que 60% dos homens sejam T’s e 40% F’s e o inverso para as mulheres, 60% de F’s e 40% de T’s. Apesar de que em situações de stress, quase todos ficam muito mais emocionais.

P ou J: Os P’s tendem a gostar mais de opções e variedade e são bons com adaptações, ou seja, são pessoas naturalmente “open-ended” e “on-the-fly”, sendo assim, podem não ser tão bons com prazos, regras e organização, porém tem uma enorme facilidade em perceber possibilidades, P’s podem ser desde dançarinos e skatistas até físicos ou diretores de cinema, mas seriam péssimos contadores.

Já os J’s são mais ligados à regras e rotina, ou seja, organização e consistência em sua rotina são seus pontos fortes, assim é fácil ver J’s em profissões super organizadas e baseadas em regras, como em carreiras militares ou qualquer outra coisa que envolva estruturas, hierarquias e etc. A fraqueza dos J’s é a força dos P’s, por exemplo, enquanto P’s podem sair de carro pra passear totalmente sem rumo e ainda curtir a viagem, J’s provavelmente iriam se incomodar por não ter um objetivo concreto.

Qual é a Vantagem ou Desvantagem de Cada Característica?

I ou E: Sendo um extrovertido inteligente você não deverá ter grandes chances de sofrer do efeito Maria-vai-com-as-outras, porém introvertidos possuem uma vantagem já que costumam ter mais tempo para si mesmos, o que faz com que sejam mais desconfiados à informações vindas de terceiros e assim, são naturalmente mais resistente ao efeito Maria. Claro que os extrovertidos com cabeça boa não terão problemas, mas a tendência é a favor dos I’s.

lone-wolf

Good old-fashioned cliché!

N ou S: Richard Dennis explica essa:

“Bons traders aplicam cada grama de inteligência que eles tem na criação de seus sistemas, e então os seguem cegamente. Você precisa ter uma abordagem esquizóide. Trabalhe pra cacete para criar um que funcione bem e então o esqueça. O Presidente Bush seria um ótimo trader se ele tivesse um sistema”

Resumindo, N’s tem a facilidade de criar sistemas e S’s tem a facilidade de seguí-los, porém é mais fácil para um N usar seu sistema do que um S criar um já que o desenvolvimento teoricamente é a parte difícil e usá-lo é a parte fácil, obviamente excluindo os aspectos emocionais que variam de pessoa pra pessoa. De uma forma mais objetiva, a vantagem é dos N’s.

bush

System? And who the fuck is the rich dentist anyway?

T ou F: É claro que sendo mais racional você terá uma vantagem, mas notem que tem um porém. Ser racional não é sinônimo de ser inteligente, se isso não fosse verdade, todos aqueles médicos, engenheiros e advogados seriam ótimos traders (apesar de existirem pessoas burras em qualquer profissão). Inteligência é importante, porém a minha definição de inteligência é:

“Facilidade natural para reconhecer mais rapidamente os limites de sua própria ignorância e então usar dados já existentes ou coletar novos com o objetivo de corrigir fraquezas e/ou resolver problemas sem deixar que emoções atrapalhem os pensamentos”.

Ou seja, ser inteligente não é ter um processador realmente muito rápido, mas sim, ter uma HD cheia de material útil e vários coolers que façam com que sua “temperatura” nunca fique alta. Assim sendo, uma pessoa emocional podem ser tão inteligente quanto uma racional, um cara F que sabe muito sobre especulação está muito à frente de um T arrogante que só sabe coisas erradas mas acha que se dará bem de qualquer forma porque é “inteligente”.

Além disso o F que estuda e trabalha suas emoções acabará agindo muito mais racionalmente do que um T que não as dê a devida atenção. Mesmo assim não dá pra negar que em condições normais, F’s são naturalmente mais propensos a sofrer de emisse, o que é uma desvantagem clara.

Portanto, ponto para os T’s.

cara-chorando

Uh, mas é que, que, meus sentimentos, é, uhm, unhééééé…

P ou J: Os J’s parecem possuir a vantagem natural, eles são mais organizados e disciplinados, e tem maior facilidade em tomar decisões em vez de ficar considerando 300 mil possibilidades diferentes. Mas essa última também pode ser uma fraqueza, imagine só, se você for um trader noob que acredita que os mercados são eficientes e outras bobagens do tipo, sua habilidade natural de tomar decisões sem antes se questionar muito pode te atrapalhar.

Se você escolher um setup ruim, for um iniciante, tiver um emocional fraco e estiver num trade perdedor, você pode demorar muito mais pra sair dele do que um P, que costuma ter uma maior facilidade para mudar os planos e se adaptar. P’s funcionam melhor em meio ao caos, e se você parar para pensar, aonde é que existe organização nos mercados?

Agora, olhando por esse ponto de vista, P’s deveriam ter a vantagem natural, porém notem que bons trades não vem diretamente dos mercados, eles antes são filtrados pelos sistemas de trading, que são basicamente apenas uma forma mecânica de encontrar “momentos de ordem” nos mercados, como padrões gráficos, tendências e etc. E para executar bem um sistema é necessário ter disciplina, organização e usar o sistema da mesma forma todas as vezes, rotineiramente. Logo são os J’s que possuem a inegável vantagem natural, ponto para eles.

contador

Melhor exemplo de J’s: chat, err, contadores

Óh Não! Eu Sou ESFP! É o Fim!?

Calma, não priemos cânico

Sabemos que tendência não é fato. Logo, um dançarino extrovertido como um ESFP ou um “turista de pensamentos” como um INFP tem sim, chances de se tornarem bons traders, o Nicolas Darvas era provavelmente um ISTP e se deu bem. É claro que esses tipos mais “off” provavelmente nem irão se interessar pela especulação, talvez eles prefiram outras praias.

Mas se essa é sim a sua praia, agora que você já sabe as vantagens e desvantagens naturais de cada personalidade, fica mais fácil corrigir certas fraquezas. Se for um E, arranje mais tempo livre para si mesmo, sendo um S, procure pensar mais no futuro, não fique focado no agora o tempo todo.

É um F? Dedique-se mais à psicologia do trading ou à leitura constante de livros como “The Disciplined Trader” e “Trading in the Zone” do Mark Douglas.

Por último, sendo um P, adicione ao seu dia-a-dia mais atividades fixas, como por exemplo, escutar todo dia às 7h30 uma lição de francês ou fazer musculação no mesmo horário 3 vezes por semana nos mesmos dias sem faltar. Fazendo isso você continuará a ser um ESFP, mas não em intensidades tão extremas, seu for o seu caso.

É também interessante notar que para se sair bem nos mercados você precisa se entender profundamente, não tem como ser bem sucedido sem esse entendimento e muita dedicação na “correção”, ou “retoques” de seus pontos fracos. Percebe-se que fazendo isso, a tendência é, ao mesmo tempo que você melhora como trader, você evolui como ser humano, o que no final é duplamente gratificante.

Conclusão

mangueira-massa

Mecânico do Pirulito: Ah! Eu só tava testando! E funciona!

Nós temos naturalmente uma tendência a não nos sairmos muito bem com algumas coisas, da mesma forma que a Britney Spears provavelmente seria uma péssima engenheira e o Bill Gates teria poucas chances como um jogador de basquete, não significa necessariamente que eles estariam biológica ou psicologicamente fadados ao fracasso se tentassem.

Se eles tiverem vontade de fazer essas coisas eles obviamente teriam suas chances de serem bem sucedidos pois, assim como nos mercados e também na vida nada é impossível, apenas talvez, extremamente improvável.

Assim sendo, a dica que fica é:

Depois de fazer o teste sem preconceitos, com a mente aberta e sem querer manipular os resultados, estude muito bem o seu tipo de personalidade para ter certeza de que é nesse tipo que você se encaixa melhor, detecte pontos fracos, padrões negativos de comportamento e fraquezas e então direcione sua atenção à superá-los. Afinal, pra corrigir um problema é necessário antes notar que ele existe não é?

Portanto, mãos à obra! 😀

E aí trader? Qual foi o seu resultado do teste? E você é lucrativo ou não? Comente!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


37 Comentários Será Que Você Tem a Personalidade de Um Trader de Sucesso? (+Teste)

  1. Gaspar

    ENTJ

    Acabei de fazer o teste no inspiira.org

    Bem, acho que estou indo no caminho certo então hehe

    Achei o site agora a pouco e me foi de grande ajuda, é bom ler textos em uma linguagem mais extrovertida sobre um assunto que é sempre tratado com tanta seriedade.

    Responder
    1. Hugo

      Está sim! Apesar de que a maioria dos traders são NT’s, e quase todos os traders são perdedores, a maioria dos bem sucedidos também são NT’s. É uma carreira que tende a chamar mais atenção desse grupo. Jesse Livermore era um INTJ, eu acho…

      Obrigado pelo apoio!

      Abraço

      Responder
  2. Eduardo Rocha

    o meu deu ESFP! AHAHA Exatamente o oposto. Mas pelo site lá em ingles, so tive 1 porcento de S!

    Nem comecei a ser trader ainda, e já me dizem isso ;p
    Mas como sou um cara P, vou buscar as oportunidades dentro das minhas fraquezas.

    Aliás, Hugo, Parabens pelo site! Estou começando agora, e vejo que tem muitas informações aqui, muito boas, e escritas de uma forma muito agradável de se ler.

    Responder
    1. Hugo

      Ahh nossa, putz! Que coincidência auheaiuehaiueh

      Cara, o MBTI é realmente muito bom mas às vezes ele dá resultados estranhos. Teve um tempo em que eu estava… hmm, romanticamente retardado e meu resultado deu INFJ, que é o típico tipo dos emos que gostam de morrer por causas idiotas, como mártires e outros manés. Ou seja, faça várias vezes o teste pra ter certeza do resultado. Quando eu era mais pivete, dava SEMPRE INTJ, só depois de alguns anos e várias repetições que eu percebi que era na verdade um INTP.

      Então, tente não estudar muito sobre o MBTI. Se você colocar na sua cabeça que o seu tipo é XXXX, você entrará numa tendência a fazer tudo o que um XXXX faz. Eu sei que é ridículo mas nossa cabeça é idiota. Concentre-se apenas no trading e bons estudos 😀

      BTW, diz lá no post do teste do Van Tharp que tipo de trade você é, fiquei curioso agora 😀

      Abraço,
      Hugo

      BTW2: Thx! 😀

      Responder
    1. Hugo

      Não adianta fazer em tão pouco tempo porque nós mudamos bastante. Acho que se você fizer de ano em ano isso funciona melhor.

      Outra coisa, não faça demais porque senão você pode ficar inclinado a sempre responder as questões do jeito que você quer para que o resultado seja aquele que mais te agrade. Ou seja, resultado zoado.

      Não leve isso tudo muito a sério não 😉

      Responder
  3. Flávio Kaneoya

    O meu deu INTP. Fiz no site em português e o texto que ele apresenta para os INTP’s é impressionante. Reconheci a mim mesmo em cada parágrafo: meu jeito de pensar, coisas que eu faço e coisas que eu faria, e principalmente coisas que eu deixo de fazer (e q a minha namorada reclama mto). hahaha

    Muito interessante.

    Responder
  4. Lucas Melo

    Segundo o teste sou INTP, bom, no inicio da resultado tinha tudo haver comigo. Já no fim estava falando de outra pessoa rsrs. Mas o que me deixa satisfeito com o resultado é uma contextualização feita inclusive com meu trabalho atual. No qual atuo como corretor de imóveis, se tivesse corretagem de ações na área onde moro certamente estaria no mercado, quem sabe um dia… Dificuldades que sinto são na parte de auto-disciplina mas é questão de tempo. Abraço Hugo, espero aprender bastante por aqui…

    Responder
  5. Vinicius

    Istp em 2 testes que fiz, sou quase igual a vc Hugo, a única diferença é que eu tenho vocação pra pedreiro ou dançarino e vc pra fisico.

    Huahauhauhaua.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Pô cara, dependendo dos valores nem faz muito sentido isso.

      Quando eu era mais jovem, só tirava INTJ, na época do post eu quase só tirava INTP e recentemente fiz de alegre e deu INTJ novamente.

      Personalidades variam levemente com o passar do tempo.

      BTW, acho que ter F é pior do que S, aí é só tentar compensar o P usando um sistema de trading que as coisas não devem ficar complicadas não. 😉

      Responder
  6. vontangerine

    No primeiro site deu como resultado INTP, mas não concordei muito com a descrição no final. Já no segundo site deu INFP, e parece que está batendo mais com minha personalidade. Gostei muito do post, bem feitinho. Parabéns 🙂

    Responder
  7. Brenno Fernandes

    O meu deu INTJ nos 2 kk e faloou que eu sou um cretino no terceiro. Ja tenho a personalidade de um trader! O resto que é difícil. Mas vou conseguir, tem que ter determinação. Alguma dica pra começar Hugo?

    Responder
  8. Antonio Marcos Rodrigues

    O meu deu INFP,pra ser sincero muito parecido comigo e estou consciente de meus limites que já havia detectado como,lutar contra as emoções e a indisciplina.Controlar os pensamentos,as emoções exige muito sacrifício,tem que se pagar o preço.e eu estou disposto a paga-lo!Pode parecer brincadeira mas o jogo de xadrez que gosto muito esta me ajudando,como uma terapia.Na realidade o que me atrai no trader,além da possibilidade ganhar muito dinheiro,é que eu passei a ver assim como no xadrez uma filosofia de vida,até mesmo por ser uma profissão que exige de quem a abraça sobriedade e reflexão,não só quando esta na frente da máquina mas diariamente,observando o caos que esta a sua volta,como disse Aristoteles:”O caos é uma ordem a se decifrar” o que me faz lembrar uma fala de George Soros que certa vez disse:”Saiba decifrar o caos e vc pode ficar rico!”.E isto exige esforço continuo,renuncia e paciência!

    Responder
  9. Daniel

    Olá Hugo! Vim te dizer que realmente nossa personalidade pode mudar com o tempo. Há alguns meses ou um ano e pouco atrás, meu resultado era ISTJ. Hoje, realizei novamente o teste porém o resultado foi INTJ. É legal o fato de mudarmos com o tempo. Obrigado pelo post!

    Responder
  10. Erika

    ESTJ

    Achei equilibrado, afinal, to aprendendo tudo no mundo do investimento.

    Ps: adoro teu blog, mesmo tendo descoberto mil anos depois.

    Responder
  11. Walter

    INFP … será que trade é pra mim? .. . talvez eu devesse procurar investimento mais de longo prazo visto que eu sou estupidamente emotivo

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      É melhor estar cagando de medo ao fazer a coisa certa do que estar super calmo e confiante na hora de fazer m*rda.

      Se você conseguir controlar as emoções não tem problema, do contrário pode ser um problema.

      Mesmo assim só dá para descobrir tentando…

      Responder
  12. Carol Barros

    Personality type: “The Entertainer” (ESFP-T)
    Individual traits: Extraverted – 65%, Observant – 65%, Feeling – 57%, Prospecting – 66%, Turbulent – 63%
    Role: Explorer
    Strategy: Social Engagement

    Sempre quis ser famosa, cantora kkkkk
    Na leitura, já fui observando vários dos meus pontos fracos (é o que eu tenho costumo de fazer naturalmente), ao mesmo tempo que busco estrategias para resolver os problemas apesar das dificuldades.
    Mas fiquei me perguntando, até que ponto esse resultado me seria negativo. Realmente resumo minha vida em quase uma desordem total, é como me sinto bem, como meu cerebro funciona. Quando ser organizada, fico bem agoniada kkk.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *