Será Que Você Tem a Personalidade do Trader Que Opera à Favor da Tendência?

Há algum tempo atrás me deparei com “Enhancing Trader Performance” do Brett Steenbarger, Ph.D. Neste livro ele fala, entre várias outras coisas, sobre como traders e alguns tipos de esportistas de alta performance são parecidos.

Li a obra, gostei e acabei utilizando algumas das idéias do autor em alguns dos posts. Também escrevi um mini-review dele em Os 6 Melhores Livros Para Operadores Intermediários na Bolsa.

Depois fui atrás de mais material sobre psicologia do trading e me achei uma interessante coletânia de artigos gratuitos (em inglês) no site do cara. E um desses artigos, chamado “Personality and Trend-Following” (que pode ser baixado AQUI), me chamou a atenção.

Nele, o autor mostra um teste para traders descobrirem, de forma geral, se possuem algumas das características mais comuns dos operadores mais bem sucedidos que seguem a tendência.

Portanto, este artigo é o tema do post de hoje. Leiam, façam o teste e comentem sobre suas fraquezas 😀

O Trader que Respondia o Questionário

Vejo uma resistência perfurada! Atacar em 3,2,1 e…

O teste desenolvido pelo Steenbarger é realmente bem simples e rápido. Para fazê-lo, basta ler as perguntas e responder “sim” ou “não”. É melhor responder numa folha de papel mesmo do que tentar ficar lembrando das respostas depois 😛

Ok, vamos lá:

  1. Quando dá tudo errado nos mercados, você se sente muito frustrado?
  2. Gosta (ou gostava, quando criança) de montanhas-russas e diversões do tipo?
  3. Costuma procrastinar no seu trabalho com frequência?
  4. Seu humor varia muito? Uma hora você está super feliz e na outra está suicida?
  5. Prefere ir às festas com seus amigos em vez de ficar em casa nerdiando?
  6. Se desculpa o tempo todo por continuar esquecendo compromissos importantes?
  7. De modo geral, você é uma pessoa tensa ou estressada?
  8. Você está num buffet. Escolhe comidas exóticas ao invéz de ficar os pratos de sempre?
  9. É preciso consertar algo em casa. Você inventa algo rápido e arruma de qualquer jeito?
  10. Depois de ser stopado em um trade, costuma se sentir culpado ou deprimido?
  11. Já experimentou (ou ainda usa) duas ou mais drogas recreacionais (tirando o alcóol)?
  12. Se atrasa constantemente para agendamentos e outras tranqueiras sociais do tipo?

Tá, e daí, o que tudo isso significa?

Olha! Um padrão gráfico: “ombro-cabeça-teta”!

Se você respondeu “sim” para a questões 1, 4, 7, and 10 (ou pelo menos para a maioria delas), seu resultado indica uma provável propensão à uma característica chamada de “neuroticismo”.

As pessoas desse grupo são mais pessimistas, ficam com raiva facilmente e sofrem de ansiedade e depressão o tempo todo. Ou seja, são basicamente, versões mais góticas e emocionais do Woody Allen! Como você, se respondeu tudo “sim”. :S

Se nas questões 2, 5, 8 e 11, você deu respostas positivas (também, pelo menos na maioria), então provavelmente você é um cara “aberto às experiências”.

O que significa que você deve ser uma pessoa que gosta de tentar coisas novas o tempo todo, adora correr riscos para “sentir fortes emoções”. Mais ou menos como um cara que gosta de fumar, beber, injetar, cheirar e comer comida indiana ao mesmo tempo em que dirige um carro de rally.

Agora, se você acabou respondendo “sim” para as questões 3, 6, 9, e 12, é provável que você tenha um baixo nível de uma “qualidade” chamada de “consciência”.

Eu sei que soa estranho mas não consegui pensar numa tradução melhor. De qualquer forma, isso indica os níveis de importância que uma pessoa dá à valores como responsabilidade, dever e dependência. Uma maneira mais simples de dizer se você segue seus planos à risca, ou os ignora.

Ok, eu sou um trader deprimido, indisciplinado e viciado em heroína. F*deu?

…talvez sim… talvez não…

Como comentei anteriormente, só porque teoricamente você não serve para fazer alguma coisa, não significa que não será possível fazê-la nunca. Apenas será infinitamente mais difícil e estatísticamente improvável conseguir fazer certo.

O legal desses testes feitos por psicólogos é que eles, assim como sistemas de trading decentes, são criados a partir de dados de vários traders. O Steenbarger trabalhou diariamente com traders e em seus estudos, descobriu que a maioria dos bons operadores que seguem a tendência, costumam apresentar baixos níveis de neuroticismo, pouca vontade em experimentar outras coisas e um alto nível de consciência, ou disciplina.

Ou seja, aqueles que responderam “não” para a maioria das perguntas 😀

Esses traders seguem as regras de seus sistemas de trading (duhh), não ficam emos quando os trades não funcionam ou funcionam mal (duhh) e não vêem a bolsa de valores como manés vêem os cassinos, ou seja, eles querem o dinheiro e não “as emocões”. Mesmo porque, com tanta disciplina, chega uma hora em você tem tanta confiança em seu sistema e em você mesmo como operador, que o trading se torna uma atividade, às vezes, chata e automática.

Mas e os outros tipos de traders? Aqueles que operam padrões gráficos ou que operam contra a tendência? Será que muda alguma coisa?

Isso o Steenbarger não explica, porém podemos imaginar que aqueles sem essas características dos que seguem a tendência, dificilmente conseguirão algum sucesso também. Afinal, as modalidades mudam, mas o jogo é sempre o mesmo.

Eu “errei” duas questões e vocês? Foram bem ou mal no teste? E outra, acreditam que as características dos trend-followers servem apenas para eles? Porque?



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.