Você Sabia Que As Emoções No Trading São Suas ALIADAS e Não Suas Inimigas?

Praticamente todos os livros sobre o mercado financeiro dizem a mesma coisa:

Emoções são péssimas para um trader! Tenha cuidado com elas!

Não são poucos ou muito menos, desconhecidos, os que dizem isto. Jesse Livermore escreveu em seu ótimo How to Trade in Stocks o seguinte:

O jogo da especulação não é (…) para aqueles com um fraco equilíbrio emocional.

Lendo isso você acaba comprando a ideia e aí, provavelmente não pensará mais nisso no futuro. Pelo menos eu não pensei até ler Enhancing Trader Performance do Dr. Brett Steenbarger.

No livro, ele compara dois traders. O primeiro faz uma merda grotesca, fica pasmo com o que fez mas leva na esportiva, fica calmo e sai para tomar um arzinho. O segundo trader faz uma cagada parecida, mas em vez de ficar na boa, ele explode de ódio, fica totalmente enfurecido e então para “descontar a raiva”, continua sentado na frente do Home Broker pensando no que acabou de fazer.

No final, Steenbarger conclui com uma informação inesperada:

Ele diz que o segundo trader se tornou muito mais bem sucedido do que o primeiro apesar de todos os xiliques de raiva e que o primeiro nunca saiu da mediocridade. Só que o mais interessante é que, ao contrário dos exemplos manés que eu uso, a história do Brett REALMENTE ACONTECEU.

Ao ler isso, comecei a refletir sobre o efeito que as emoções tem sobre um trader e se elas são tão relevantes assim. Pensei na ganância, no medo, na raiva, por aí vai e acabei chegando numa conclusão muito interessante:

As emoções negativas são, de um ponto de vista totalmente fundamental, irrelevantes ou até benéficas para o sucesso de um trader e neste post, eu explico o por quê.

Porque “A Ganância é Boa!”

Meu sobrenome significa “lagartixa” em inglês

Começarei dizendo que não há absolutamente nada de errado com a emoção preferida do Gordon Gekko, a ganância. Ela não é uma emoção, é o estado natural do ser humano. O fato é que TODOS nós somos “gananciosos” em muitos aspectos de nossas vidas, sempre queremos mais e mais. Como é muito difícil não sobreviver na sociedade de hoje com todas as facilidades que temos, compensamos isso com atividades suplentes. E uma dessas atividades é a conseguir mais dinheiro do que precisamos.

Tá, mas o que isso tem a ver com a bolsa de valores? Simples!

Se você está num trade lucrativo, obviamente vai querer tirar o máximo de proveito possível do movimento. Quanto mais lucro, melhor! Talvez você nem precise do dinheiro, talvez queira apenas juntá-lo porque é divertido, mas porra. Será que ao comprar uma ação por 30 reais e ver que ela poderá subir ainda mais você dirá:

Hmm, já está bom, acho que vou deixar um pouco para os outros traders agora.”

É óbvio que não!

A idéia da ganância ser uma emoção não faz sentido. Não existe ganância! Se você diz que as pessoas são gananciosas e querem sempre mais é porque, ou você já tem tudo ou é incapaz de conseguir mais!

Na bolsa de valores é a mesma coisa, você vai querer o maior lucro possível. E é assim que se vence o jogo! Agora, se não for possível lucrar mais e você continuar no trade por teimosia, aí o problema não é uma emoção inexistente e sim um estado mental, às vezes permanente, chamado de burrice!

Porque as Emoções NÃO Precisam Fazer Diferença

…mimimimimimimimimi…

Outra idéia que espalham por aí mas que não faz sentido algum é a de que ter medo é ruim.

Para explicar usarei um exemplo:

Imagine que você está num trade perdedor, o papel está raspando no stop e suas pernas tremem de medo. Você quer afrouxar o stop para deixar a ação “respirar”. Porém tem um cartaz enorme na frente da parede de seu computador com os dizeres:

NÃO CONFIE EM SUAS EMOÇÕES, SIGA O SISTEMA!

Agora, o que acontecerá de ruim com o trade se você for disciplinado o suficiente para deixar o stop quietinho lá mesmo estando em frangalhos por dentro? Nada, não vai acontecer nada!

Agora, por outro lado, pense num outro trader, chamado Maurisclérvidison. Super calmo, frio e que está exatamente na mesma situação.

Só que ele não tem medo das ações raspando no stop, ele se controla. Porém, Maurisclérvidison fica desconfortável e começa a racionalizar. Aí, em em vez de seguir o sistema, ele usa sua “mente criativa”, decide “pensar fora da caixa” e então simplesmente puxa o stop mais pra baixo! Vai puxando e puxando e repetindo aquela velha história clichê:

Ele perde muito mais do que precisava, para saber que o trade não estava funcionando, e fica se sentindo como um idiota depois.

A diferença marcante entre os dois operadores? Um é disciplinado e o outro não.

Emoções Te Dão Feedback, Disciplina Te Dá Sucesso

Esses dois traders podem ser “gananciosos”, podem querer tirar mais da bolsa de valores do que precisam, mas a verdade é que você pode ser o cara mais ganancioso e egoísta da Terra, pode roubar doces de crianças só por diversão, pode ainda ter medo de tudo e ser emocionalmente uma desgraça.

Mas todas essas “fraquezas” são totalmente “corrigidas” com uma única qualidade: a disciplina.

Está com medo de iniciar outro trade? Teme ser stopado? A idéia de vender mais algumas ações pode te apavorar mas não importa em qual estado emocional você esteja.

A ÚNICA coisa que REALMENTE importa é que você faça a coisa certa quando necessário. Porque no final do dia o trader covarde, chorão e disciplinado destrói sempre os outros traders racionais, inteligentes, equilibrados e incapazes de seguirem a porra de um sistema! Além disso, sabendo dessas emoções, fica mais explícito quando o risco de fazer merda é maior, ou seja, é um feedback útil.

E o mais engraçado é que a forma de se “curar” dessas fortes emoções ao operar é simplesmente operar corretamente! Você acaba ficando confiante porque aprendeu a ter disciplina mesmo com os “problemas emocionais”, e por isso, eventualmente esses “problemas” desaparecerão!

Agora, se você for confiante, mas não for disciplinado, uma hora, quando tudo der errado, sua confiança irá para o saco e quem acabará se lamentando por ter perdido dinheiro num trade será você!

O que você pensa disso, leitor? Compartilhe sua opinião, comente!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *