Porque o Apoio de Amigos Pode Ser Um GRANDE Problema Para Traders

O tempo todo leio acidentalmente manchetes assim:

Analistas de mercado pedem calma aos pequenos investidores: será este o melhor momento para comprar ações?

Odeio quando isso acontece porque é sempre um saco ouvir tranqueiras que envolvem o inútil barulho do mercado financeiro.

Quando começam a distribuir opiniões gratuitas sobre a economia na TV, eu literalmente saio correndo. É uma reação automática, quase como um reflexo. Mas ainda assim, às vezes não tem o que fazer. Você acaba absorvendo alguma coisa. Um pouco chato, mas não costuma ser muito prejudicial.

Porém os traders iniciantes manés, que obviamente não sabem o que estão fazendo, adoram estas notícias. Como já disse várias vezes antes, muito deles acham que terão alguma espécie de vantagem na bolsa de valores por ouvirem as opiniões alheias.

Só que esses são apenas um tipo de pseudo-trader, existe outro.

E os membros deste outro tipo, muitas vezes não prestam atenção aos mercados com o objetivo de tentar captar dicas para um trade, mas sim, procuram os analistas e até seus próprios amigos porque estão desconfortáveis com seus trades ou investimentos mal feitos e precisam de apoio emocional.

O Trader e Seus “Amigos” Iludidos!


Pra exemplificar, pense num trader que inicia uma operação de compra num mico qualquer. Ele não tem um ponto de saída e nem usa stops. Fica com as ações por um tempo até que elas começam a desabar. O medo chega toma conta.

Com sua falta de confiança derivada de uma total falta de competência, ele decide procurar o apoio de outras pessoas. Escolhe seu amigo que também opera de forma porca na Bovespa.

Vou levar algumas cervejas e aí poderemos bater um papo e racionalizar juntos!

Ele chega pro amigo trader, diz:

Minhas ações BLGA5 estão caindo demais! Não sei o que fazer!

…e ouve a resposta:

É verdade, mas eu tenho uma amiga que conhece um cara da BLGA5. E ele disse que isto é apenas uma correção temporária. Na verdade, a empresa vai muito bem! Ahh, e outra! O IFR diz que a ação está barata!

E aí, os dois operadores sem noção ficam mais tranquilos porque tiveram apoio um do outro.

É claro, vou terminar a história dizendo que a conversa boba deles não ajudou ninguém. Voltaram para suas respectivas casas e continuaram a assistir por vários dias seus trades ruins destruírem suas contas bem aos pouquinhos.

Ahh, obviamente depois eles se mataram, só para não perder o costume. 😛

O Melhor Que Podem Fazer Por Você é…


Quando você está desconfortável por precisar tomar uma decisão correta, como NÃO mexer no stop ou NÃO fazer preço médio, a pior coisa a se fazer é conversar com traders que fazem essas coisas. Pois quando elas fizerem suas bobagens habituais, ficará mais confortável para você imitá-los. É psicologicamente provável que você comece a duvidar de suas decisões e resolva seguir a maioria.

Quase todas as pessoas funcionam assim, portanto, devemos evitar os estímulos. E se não der para evitar os outros traders, o que acontecerá se você realmente seguir uma recomendação que não seguiria se estivesse com a cabeça no lugar?

Das duas a uma: ou você se dará bem, receberá a aprovação dos operadores manés mesmo tendo errado e lucrado apenas por sorte ou, se tudo der errado, como normalmente dá, você chegará a uma conclusão que honestamente já sabia:

Cuidado com o Efeito Maria-Vai-Com-As-Outras! Não devo dar ouvidos a terceiros!

E às vezes pode ser muito chato mas, mesmo que os traders queiram honestamente te ajudar, não conseguirão pois não tem o conhecimento necessário. O que eles podem fazer é ficarem quietos.

Mas se você for inseguro, pode querer fazer parte desse grupo, e provavelmente se sentirá melhor por um tempo. Só que a sensação de segurança por “fazer parte” é falsa, afinal, eles não podem te ajudar. Você apenas perderá acompanhado, o que será mais fácil do que perder sozinho.

Logo, é preciso decidir, o que é mais importante?

Fazer parte de um grupo e assim, ter mais confiança e mais estímulos para fazer merda pois todos estão fazendo as mesmas coisas ou a vontade (e necessidade) de se vencer o jogo da especulação?

Será que admitir seus próprios erros é pior do que fazer de conta que está tudo certo, e quando as coisas piorarem, procurar ajuda num grupo de traders tão ou mais inexperientes do que você?

Acho que nem preciso responder…



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *