Porque é Tão Perigoso e Estúpido Se Comparar Aos Outros Traders

Depois de muito suor, lágrimas e momentos em que pensou em desistir, o trader Bluga finalmente atinge a sua tão sonhada consistência de lucros operando na bolsa de valores.

A vida de Bluga vai bem, seu capital aumenta um pouquinho todos os meses e ele se sente feliz por poder colher enfim os frutos de todos os seus esforços e sacrifícios.

Porém, tudo muda no dia em que ele abre um jornal e se depara com a notícia:

“…gato de 2 meses de idade conhecido como Mr. Fofenho (não confundir com o Mr. Fofinho, do post anterior), conseguiu tirar da bolsa de valores, aos longo de 15 anos uma média anual de 195%. Para atingir resultados tão impressionantes, o jovem felino fez hedge em opções de empresas fabricantes de comida de gato e…”

Quando Bluga termina de ler a notícia, algo acontece.

A glória que sentia por estar conseguindo tirar lucros da bolsa regularmente, parece ter se dissipado de uma vez. Ele se sentia frustrado porque um gatinho idiota lucrava muito mais do que ele.

Com isso, Bluga toma a decisão:

“Preciso me tornar um Grande Trader rapidamente! Serei um Jesse Livermore ou um Mr. Fofenho amanhã!”

Alguns trades super alavancados depois, e Bluga perde todo o seu capital e se mata. \o/

Agora, porque será que esse trader teve essa ideia infeliz?

É sobre isso que eu falo nesse post.

A Necessidade da Comparação

Ele é mais fofo e opera melhor do que você. Mas não se sinta mal por isso, não é saudável…

Quando começamos a operar, uma das primeiras dúvidas que temos se refere a quanto dinheiro podemos tirar da bolsa de valores por mês.

Normalmente ouvimos 3%, 6%, 8% e por aí vai.

Então, como ainda somos iniciantes, colocamos em nossas cabecinhas n00bs que, já que os traders estão fazendo de 3% a 8% ao mês, faz sentido esperarmos resultados iguais e que qualquer valor abaixo disso é sinônimo de fracasso.

Mas depois de alguns meses, muitos de nós, além de não ganharmos nada, perdemos dinheiro. Então lembramos dos “resultados esperados” e aí a coisa complica. Nos sentimos mal porque estamos perdendo e nos sentimos ainda pior sabendo que os outros traders, mais experientes, estão ganhando.

Epa, mas peraí!

Um trader iniciante não tem experiência nenhuma, ele não sabe de nada! Então porque diabos se sentir mal se os outros traders, muito mais avançados, estão se dando bem? Faz sentido isso? Faz sentido a comparação?

É claro que não! Mas os iniciantes não pensam nisso porque eles acham que especular é fácil, acreditam que vão “dominar geral” a bolsa de valores logo no começo.

E adivinha? Não dá certo. O cara perde dinheiro e se sente um bosta, um inútil.

Depois de muitas surras do Senhor Mercado, finalmente entende que o negócio não é fácil. Aí, começa a andar com suas próprias pernas. E no futuro, se não repetir o erro como o nosso amigo Bluga, tudo ficará bem, provavelmente.

A Pressa dos “Atrasados”

???

O conceito é simples, as pessoas se comparam umas com as outras o tempo todo, o que é extremamente prejudicial na maioria das vezes porque elas não sabem como fazê-lo.

Um trader pode olhar para um George Soros da vida e pensar:

“Espero um dia ficar tão bom quanto ele!” ou “Afff, já se passaram 5 anos e eu ainda não sou tão bom quanto o George Soros, OMG, eu sou um perdedor fracassado!”

No caso, esse trader não está competindo consigo mesmo para se tornar um operador melhor. Não, ele quer bater um dos melhores especuladores do mundo. E além desse objetivo ser idiota, é f*da pra cacete! Então, se o mané fizer 10 milhões num ano, ele não ficará feliz apesar de ter feito apenas 2 milhões no ano anterior, mas se sentirá mal porque o George Soros fez 2 bilhões e ele não!

E pô, isso é jeito de se viver?

Ficar se comparando com os melhores dos melhores e tentar batê-los?

Você pode até se comparar com um trader que não é nem tão grande coisa assim mas dessa maneira você nunca será capaz de aproveitar suas pequenas vitórias, apenas sofrerá muito porque “ainda faltam 13,58 bilhões para eu finalmente bater o George Soros e assim, ser melhor do que ele.”

Agora, traders são competitivos por natureza, mas é errado compararmos nossas habilidades e performance com as dos outros. A única comparação psicologicamente saudável que podemos fazer é com nós mesmos:

“Será que hoje eu opero melhor do que no ano passado? Sou um trader melhor?”

Não Tenha Vergonha de ser Medíocre no Começo!

Mesmo porque todos começam assim…

A maioria dos traders não fazem milhões nos primeiros dias. Na verdade, quase todos começam perdendo.

Mas os bons traders aprendem com suas perdas, ignoram o fato de que os outros estão fazendo mais dinheiro do que eles e apenas tentam melhorar todos os dias suas próprias habilidades. Aí, com muito trabalho, disciplina e dedicação, o sucesso poderá aparecer depois, aos pouquinhos.

Por isso, ao conhecer alguém que faz mais na bolsa do que você, evite as comparações!

Provavelmente a pessoa tem muito mais experiência do que você e opera a mais tempo. E mesmo que isso não seja verdade e o cara for um pivetinho, é possível que ele simplesmente aprenda as coisas rapidamente. Vai ver ele tem mais jeito pra coisa, vai ver ele é melhor do que você e sempre será.

Sempre existirão traders melhores, SEMPRE!

O que não podemos fazer é ficarmos nos martirizando porque nosso ritmo não é tão forte quanto o do cara X. Porque não somos tão bons, ricos ou bem sucedidos (ainda) quanto o cara Y.

Por isso, tenha em mente que não importa se alguém faz mais do que você, concentre-se apenas na sua própria performance e pare de pensar na dos outros, mesmo porque não são eles que pagam suas contas.

E quer saber mais?

Duvido que os melhores especuladores do mundo chegaram a perder 1 minuto se comparando com outros especuladores. Aposto que a maioria apenas se concentrou no trades e depois de muito tempo, ao olharem para um espelho, disseram:

“Caramba! Eu tenho X bilhões de dólares, que coisa não? Incrível como eu quase não notei o tempo passar!”



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


3 Comentários Porque é Tão Perigoso e Estúpido Se Comparar Aos Outros Traders

  1. mailo

    Perfeito, acho que até quem tem experiencia, precisa ficar sempre se policiando para não cair em tentações e comparações equivocadas, afinal não somos robôs, não temos as mesmas caracteristicas e qualidades, precisamos apenas errar menos dentro dos nossos limites.

    Responder
    1. Hugo

      mailo:

      Exato, mesmo porque se colocarmos as comparações em jogo, o ego entrará na história e aí já era…

      Lucas:

      Nahh, não diga isso! O Massa só fica pra trás! 😛

      Abraço,
      Hugo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *