Porque Investir Numa IPO é Perigoso

Quando você decide investir em alguma ação qualquer da bolsa de valores, a primeira coisa que você faz é estudar essa ação.

Ou seja, você baixa um monte de dados da empresa e dá uma olhada.

Se tiver alguma dúvida, pega o telefone e liga para a área de relações com investidores da empresa.

Se por outro lado quiser operar uma ação, apenas olha para os gráficos e toma as suas decisões.

Mas esses procedimentos não funcionam muito bem com IPOs.

Os operadores ou traders não podem negociar ações que acabaram de ser lançadas na bolsa de valores justamente porque elas são tão novas que nenhum gráfico foi formado ainda. Logo, esse grupo é obrigado a ficar fora das IPOs.

Mas e os investidores comuns, fundamentalistas? Eles possuem um outro problema que também tem a ver com a idade da ação.

Primeiramente, só porque uma ação está sendo lançada por 40 reais na bolsa, nada garante que quando o primeiro pregão começar os preços vão subir.

É verdade que muitas IPOs foram um grande sucesso logo no início. Mas o problema é, se uma empresa está sendo lançada agora, é mais provável que ela seja uma empresa da qual nunca ninguém ouviu falar em vez de ser apenas uma grande empresa que decidiu abrir o seu capital.

Por isso, muitas empresas que começam a listar ações na bolsa de valores ainda não possuem a estrutura e o histórico necessários que caracterizam um bom investimento.

Afinal, como você saberá se ela paga corretamente os dividendos se ela existe há apenas dois anos? E o crescimento? Em dois anos não dá para saber se essa empresa é estável ou não. É muito pouco tempo!

Logo, é possível que a qualquer coisinha mínima, algo aconteça e o seu investimento vá para o saco. Por isso é necessário esperar que a empresa seja pelo menos estável e já tenha uma certa idade.

E é por isso que é perigoso investir em IPOs: apenas porque não existem informações o suficiente. O investidor padrão de IPOs costuma apenas a atirar no escuro, o que é extremamente perigoso.

No caso de empresas grandes que nunca foram listadas mas só agora estão querendo abrir o seu capital, aí sim você pode considerar entrar na IPO. Mas para todos os outros casos, fique longe delas.

A não ser é claro, que você queira perder dinheiro. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *