3 Razões Para Nunca Investir Numa IPO

Na última parte, falei como investir em uma famosa Initial Public Offering de ações na bolsa de valores pode ser uma idéia lucrativa e inteligente.

Mas como manda a tradição, mostro agora o outro lado da moeda, aquele que diz porque devemos ficar longe das IPOs.

Logo, é hora de começar.

Você talvez se saia melhor ficando longe das IPOs porque:

3 – Empresas Super Bem Sucedidas São Raras

Sim, com alguma sorte e uma boa análise de vários fatores empresariais, econômicos, do setor da indústria e etc, um investidor pode acabar se encontrando com uma ação maravilhosa.

Essa ação pode se valorizar mil vezes mais do que o investimento inicial. Essa é a parte boa.

Mas a parte ruim é que esse tipo de coisa é extremamente incomum. A cada 1000 empresas abertas, no máximo 1 se torna uma empresa decente. Desse grupo, a quantidade que vira uma empresa digna a fazer uma IPO é menor ainda.

E o número proporcional daquelas que se tornam médias empresas ou gigantes realmente lucrativas é extremamente pequeno.

Logo, ficar nas IPOs para sempre em busca do melhor investimento da bolsa de valores não é uma idéia boa porque você corre o risco de jogar dinheiro com IPOs ruins enquanto poderia estar investindo em ações boas que realmente se valorizarão no futuro.

2 – Você Pode Perder Muito Dinheiro

Se é muito difícil encontrar uma empresa que está para ser listada na bolsa que seja um dia um grande sucesso, obviamente muitas empresas ruins cruzarão o caminho do investidor.

Ou seja, se você investir em todas as IPOs que parecem ser válidas, mesmo assim a maioria delas se revelará como um fracasso. E de fracasso em fracasso você pode encontrar o sucesso.

Mas como no mundo das IPOs isso é muito raro mesmo, de fracasso em fracasso você apenas costuma encontrar mais fracassos e falir no final.

Péssimo final para que queria se tornar um investidor de sucesso não é mesmo?

1 – Você Perderá Oportunidades

E para terminar, aqueles que só ficam atrás das IPOs perdendo dinheiro e se frustrando, podem ficar tão atentos ao mercado milagroso das IPOs que corre o risco de ignorar oportunidades em ações de empresas já listadas na Bovespa.

Pense, se existe uma ação muito boa e promissora que já está na bolsa, será que não é melhor apostar nela em vez de em uma ação de uma empresa que nunca ninguém ouviu falar e nem chegou a entrar na bolsa?

Acho que não.

Existe uma diferença entre arriscar e aplicar dinheiro em investimentos extremamente duvidosos. E considerando que muitas das IPOs começam a se desvalorizar logo nos primeiros dias do lançamento na bolsa de valores, talvez seja mesmo melhor investir em ações de empresas já estabilizadas.

Eu sei, é chato. Mas a verdade é que esse pontos negativos das IPOs podem acabar com todos os positivos. Isso tudo chega a ser tão perigoso que nem vale a pena o risco.

Então, se você não quer se arriscar a perder oportunidades, dinheiro e ficar sua vida toda correndo atrás da “ação perfeita”, deixe as IPOs de lado e vá investir em ações de empresas de verdade.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *