Tudo bem, as opções são fantásticas e nenhum investidor está completo sem conhecê-las.
Mas existem alguns investidores que realmente odeiam as opções. Acham que elas são perigosas, que não deveriam existir e pior.
Até o grande Warren Buffett disse uma vez que considera as opções como as grandes porcarias do mercado financeiro.
Então por isso apresento o outro lado da moeda, explicando porque talvez você não deve mexer com derivativos imediatamente.
3 – Opções Não São Para Iniciantes
Já falei várias vezes e vou repetir mais um milhão de vezes, opções não são para iniciantes. Elas são voláteis demais, podem ter pouco liquidez e pior, são realmente complicadas. Às vezes até nas mãos dos investidores mais competentes.
Você precisa ser realmente muito esperto e entender bem como as opções funcionam antes de mexer com elas.
Então fique com a bolsa de valores antes, com o mercado de ações. Depois vá estudar as opções, mas não agora.
2 – Opções Não São “Coisas”
Uma opção não é nada. Ela é apenas o direito de fazer alguma coisa. Ou seja, você não está comprando nada.
Uma ação representa uma parcela de uma empresa. Um futuro de boi gordo representa… ok, isso é óbvio. Um par de forex representa um contrato cambial entre duas moedas. Mas uma opção é apenas um direito. Ela não serve para outra coisa.
E pior, ela tem data de expiração. Logo, esse direito não é para sempre.
Pense numa opção como um ingresso para um show que você conseguiu por um preço baixo. Se depois da data do show você não usar o ingresso, adeus. Assim como se você não usar a opção, adeus opção.
1 – Opcões São Trabalhosas
Além de todos os problema citados acima, as opções são trabalhosas. Explico: enquanto uma ação tem apenas duas opções, a versão inteira e a versão fracionária (com um F no final), as opções tem para o por principal, uma quantidade gigante de opções.
Ou seja, para cada ação existem uma porrada de opções. E acompanhar todas essas opções é um trabalho pesado. Principalmente se você não sabe muito como operá-las. Dessa forma você ficará muito perdido, frustrado e talvez perca dinheiro.
Portanto, não opere opções se você ainda for um iniciante que mal entende o mercado de ações, se não gosta de comprar “direitos” em vez de “coisas” e não suporta a idéia de poder acompanhar várias opções para o mesmo ativo ao mesmo tempo.