Como Usar Opções Para Proteger Investimentos

Muitos investidores iniciantes não sabem mas existem outras maneiras de se investir com segurança além de comprar ações apenas de boas empresas.

E essa maneira envolve as opções.

Para quem não sabe, opções deixam um investidor escolher se ele quer fazer algo ou não com um ativo até uma certa data. Ou seja, uma opção que um investidor compra é um direito adquirido.

No mercado de acões é possível usar opções para criar “travas”.

Para explicar como funcionam as travas corretamente, seriam necessários vários posts e talvez até um outro ebook explicando seus usos.

Mas resumidamente uma trava funciona assim:

O investidor tem 3000 ações da empresa Y, ele compra mais 300 todos os meses e está feliz com esse investimento.

Porém, ele se preocupa muito com sua segurança e por isso, usa opções em suas ações.

Dessa maneira, quando as suas ações se valorizam bastante, ele ganha muito dinheiro. Se elas se desvalorizam bastante, ele também ganha dinheiro. Basicamente um edge.

A única coisa ruim que pode acontecer é se os preços não se moverem violentamente, nesse caso ele perderá o dinheiro usado nas opções, como se tivesse pagando por um “seguro de ações”.

Porém, como isso funciona?

Primeiro, se a ação subir, ele ganha dinheiro, essa nem precisa explicar.

Em segundo lugar, entram as opções. Esse investidor pode comprar opções que o dão o direito de vender ações pelo preço atual mesmo se alguma coisa acontecer e os preços despencarem.

Ou seja, ele “trava” o preço atual das ações porque se algo acontecer, ainda sim ele ganha dinheiro. Basta vender as ações “baratas” pelos preços “caros”. E apenas se faz isso com as opções.

Aí finalmente, se nada acontecer, o único prejuízo é o das opções, que em muito caso costumam ser baratas.

Logo, se você quer aprender a fazer esse tipo de operação, não deixe de estudar opções e aprender a fazer travas. Eu garanto que vale muito a pena, mesmo que possa parecer complicado no começo.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


1 Comentário Como Usar Opções Para Proteger Investimentos

  1. matheus

    Ei Hugo, eu não entendi a parte em que se as ações se desvalorizarem ele ganha dinheiro, da pra me explicar? Exemplo: se eu tenho 100 ações da Petrobrás que valem 10 reais e elas despencarem para 2 reais e eu usar a minha opção de vende-las por 9 ou 10 reais, como eu teria ganhado dinheiro nesta situação? Eu não teria no máximo protegido o meu patrimônio desta perda brusca e só? É só essa parte das opções que eu não entendo de jeito nenhum.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *