É Muito Perigoso Operar Opções?

Se você for responsável e competente, pode ser perigoso sim, em épocas de crise mais especificamente.

E se você for um investidor / operador iniciante irresponsável, ignorante e incompetente, é extremamente perigoso operar opções.

Existem basicamente três razões para isso: volatilidade alta, baixa liquidez e o fator “expiração”.

Volatilidade Alta

É sabido que as opções da bolsa de valores são muito voláteis. Isto é, o preço delas podem subir e descer com uma velocidade absurda em muito pouco tempo. Pense no sobe e desce da crise de 2008 que você terá uma idéia de como as opções se movimentam mais ou menos no dia a dia.

Por isso fortunas podem ser feitas em pouco tempo (com alguma ajuda do fator sorte) e também podem ser perdidas com uma velocidade ainda maior.

Posso dizer que se o mercado de ações é como uma corrida de kart, o mercado de opções é a fórmula 1.

Baixa Liquidez

Algumas opções tem uma liquidez realmente muito baixa. Ou seja, se você quiser comprar uma opção, talvez não tenha ninguém disposto à vendê-la. E se você quiser vender uma opção, talvez não existe ninguém querendo comprá-la. A não ser, talvez, pode um preço absurdamente baixo.

E o que acontece se você PRECISAR vender a opção e não tiver ninguém querendo pagar um preço considerado bom por você? Você precisa vendê-las por um preço baixo porque além desses dois fatores, as opções tem o…

Fator “Expiração”

Opções tem prazo de validade.

Depois de um tempo elas “evaporam” e deixam de existir. E o dinheiro gasto nelas? Vai para os bolsos dos caras que as lançaram. Ou seja, se você não vender suas opções à tempo da data de expiração ou não encontrar ninguém querendo comprá-las, azar o seu.

E não adianta reclamar com a Bovespa porque isso não existe. Você errou, azar o seu. Não tem como processar, não tem como ir no Procon, nada. O mercado não perdoa o erro de um investidor irresponsável (ou azarado).

Portanto…

É possível que você um dia compre uma opção por 2 reais e no dia seguinte ela esteja a 85 centavos. Você pode tentar vendê-la mas o maior lance é de 35 centavos. E é preciso se livrar delas porque daqui dois dias elas vão expirar e assim, não valerão mais nada.

Tudo bem que esse é um exemplo extremo. Serve apenas para te dar um gostinho.

Para terminar, se você é um investidor iniciante, fique longe da opções até saber operar ações muito bem. Enquanto você não for muito bom com as ações, não brinque com as opções porque elas são sim muito perigosas.

Saiba que quem brinca com fogo pode se queimar. Mas quem “brinca” com opções sempre morre. 🙂



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários É Muito Perigoso Operar Opções?

  1. L4nnister

    Eu entendo os riscos de operar opções, perder todo dinheiro, morrer, etc… Mas com o mercado baixista como agora, com poucas ações dando sinal, estava pensando em usar opções ao invés de alugar as ações para efetuar alguns trades “vendido”. Minha dúvida principal é com relação ao stop, dado a alta volatilidade e minha corretora não aceitar ordens a mercado. Tem alguma recomendação de livro (pt ou en) que explique melhor o risk management em opções (onde colocar os stops, tamanho da posição, etc)?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Sua corretora não aceita ordens a mercado? Venda por um preço abaixo da última cotação, abaixo dos lances do book de ofertas. Conta como venda à mercado.

      Enfim, agora temos várias ações dando sinais de entrada, no semanal principalmente, esses sinais estão se mantendo forte, indicando início de tendência, muito mais promissor do que no ano passado.

      De qualquer forma sobre controle de risco em opções eu até agora nunca li algo realmente bom, então vou ficar te devendo essa. 🙁

      Porém, quando encontrar eu garanto que voltarei a esse post para avisar a todos. 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *