É Muito Difícil Investir em Opções?

Sim e não.

Aqueles que já tem alguma experiência no mercado de ações podem achar as opções, investimentos mais simples do que aqueles investidores que não conhecem nem as ações.

E mesmo assim pode ser difícil aprender a operá-las.

Agora, um iniciante completo no mundo da opções definitivamente poderá ter enormes dificuldades em entender essa ferramenta derivativa. O problema é que as opções naturalmente não são ferramentas de investimento para iniciantes.

Elas possuem uma volatilidade muito alta e são precificadas levando em conta vários fatores diferentes. Existem várias fórmulas e modelos para quem quer operar opções mas nenhum deles funciona 100%. Afinal, nada na bolsa de valores é certo, e isso inclui também as ações.

Além disso as opções expiram depois de um prazo. Ou seja, chega um dia e, se elas não forem usadas, no dia seguinte elas simplesmente terão desaparecido. Isso pode ser extremamente estranho para um investidor iniciante.

Na verdade pode ser até traumático. Imagine, o investidor tem algumas opções e está esperando o momento certo para utilizá-las, mas aí ele perde a noção do tempo (ou nem sabe que opções tem “prazo de validade”) e aí ele acorda um dia e todo o dinheiro que ele tinha nas opções desapareceu, junto com elas.

Tem outra coisa, as opções são sobre as ações. Afinal, uma opção te dá o direito de comprar ou vender uma ação por um preço X até o dia Y. Logo, quem não sabe investir em ações ou pelo menos conhece o básico, terá problemas graves ao operar opções e poderá perder muito dinheiro.

Logo, investir em opções não é exatamente difícil mas a habilidade requerida para operá-las corretamente está em um outro nível. Por isso eu sempre digo e repito que opções não são para iniciantes.

Se você quer utilizar opções para criar travas em seus investimentos, fazer um hedge, as opções são importantíssimas. Mas seja esperto e estude primeiro o mercado de ações.

Se você fizer isso, será mais fácil depois aprender a mexer com as opções sem ficar arrancando os cabelos com alguns conceitos (a princípio) complicados.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *