Vamos encarar a realidade: a bolsa de valores brasileira, apesar de já ter vários anos nas costas, está começando a entrar na vida do brasileiro comum agora.
Há muito tempo atrás, quem investia em ações era rico ou estrangeiro e nunca que uma pessoa de classe média comum poderia sonhar em investir na bolsa porque as taxas eram altas demais.
Hoje as taxas são menores e a bolsa está ao alcance de todos. Porém, apesar do mercado de ações estar mais acessível, velhas idéias sobre ele continuam.
E a principal delas é que é difícil investir em ações. Alguns dizem que esta afirmação está correta e outro, dizem que não, que investir na bolsa é super simples e fácil. Mas então, qual delas representa a verdade?
A resposta a princípio pode não esclarecer muito as coisas. Ela é: não é fácil e nem difícil investir na bolsa de valores.
É claro, qualquer um pode pegar algum dinheiro e jogar numa Usiminas da vida, mas isso não é investir e sim, escolher uma ação porque você gostou do nome, ou porque alguém te deu uma dica e por aí vai.
Logo, investir em ações de uma maneira idiota e sem pensar é fácil sim. É fácil fazer as coisas erradas.
Agora, aqueles que entendem do assunto, procuraram se informar e por isso, sabem escolher as melhores ações, não possuem dificuldades em selecionar os seus investimentos e no final, sempre alcançam o sucesso. Mas isso apenas porque eles fizeram a lição de casa.
Se você quiser comprar ações de uma empresa qualquer sem nem saber o que ela vende, saiba que será muito fácil fazê-lo. Existem vários corretores dispostos a te ajudar a perder dinheiro.
Mas se o seu objetivo é enriquecer, ter sucesso no mercado de ações, não se engane: você precisará saber pelo menos o básico do assunto.