Diversificação: Vale a Pena ou Não?

Você já conhece a idéia:

“A bolsa de valores é perigosa, você pode perder dinheiro e por isso deve diminuir o risco. Portanto, seja inteligente e diversifique os seus investimentos!”

E o que acontece? O investidor iniciante compra 50 ações diferentes, tudo para se proteger.

Mas como já dizia Warren Buffett: “A diversificação é uma proteção contra a falta de conhecimento, péssima idéia para que sabe investir de verdade.”

Ou seja, o risco desse investidor será pequeno, é verdade. Se uma ação cair, outra irá subir. No final, ele estará da mesma maneira na qual começou, pobre, mas com o dinheiro seguro.

Existem outros que ao ouvirem essa afirmação pensam: “Ahh, então eu devo comprar apenas 1 ação para ganhar dinheiro, é arriscado mas eu ganho né?”

E adivinha, isto é errado também. Se você possui uma ação e a empresa que a lançou quebrar inesperadamente, todo o seu investimento irá para o ralo.

Logo, a conclusão é realmente bem simples:

  • Não compre ações demais!
  • Não compre ações de menos!
  • Compre algumas ações de algumas poucas empresas e cuide bem delas!

Ou seja, nem muito nem pouco, é preciso existir um equilíbrio.

Pessoalmente eu fico com 4 ou 5 ações ao mesmo tempo no máximo. Todas elas escolhidas a dedo. São investimentos reais que eu pesquisei antes de colocar meu dinheiro neles.

Logo, se for investir na bolsa de valores, escolha muito bem suas ações. E aí, se fez tudo corretamente, pode ficar tranquilo.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários Diversificação: Vale a Pena ou Não?

  1. Caio Rodrigues

    Concordo com o comentário, quando diversifica demais, se perde um pouco da gestão de suas ações (investimentos), não posso afirmar também se o ideal é focar em poucas ações como dito “escolhidas a dedo”, porém acredito que seja umas das formas mais assertivas e inteligentes de investimentos, com os retornos mais reais e tangíveis ou indicativos de perdas com percepção mais fácil, podendo agir mais rapidamente também. Excelente tópico.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      O certo existe e diz: “nem muito, nem pouco, apenas equilibrado”.

      Se der para quantificar os lucros com as estatísticas dos backtests e afins, melhor ainda. Pena que na análise fundamentalista não tem muito o que fazer porque backtestá-la é complicado. Mesmo assim, o equilibrio continua sendo a ideia oficial, mesmo que ele não seja definido em um número certo de ativos. 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *