Vale a Pena Investir no Tesouro Direto?

É verdade que muitas pessoas tem medo de investir na bolsa de valores porque não tem o conhecimento adequado.

Como elas não sabem o que fazer, estão diante do desconhecido. E quem está diante do desconhecido, costuma temer o que irá acontecer.

É claro que se você estudar um pouco, o seu conhecimento aumentará e o seu medo deixará de existir, porém às vezes, mesmo com tanto conhecimento, um investidor poderá chegar à conclusão de que a bolsa de valores simplesmente não é uma boa para ele.

Alguns podem pensar isso porque tem pouco dinheiro para investir ou então, não querem arriscar um dinheiro que deverá ser utilizado num futuro próximo.

Por qualquer motivo, um investidor consciente precisa saber que existem outros tipos de investimentos, menos lucrativos sim, porém, mais seguros. Esses são os investimentos de renda fixa.

Existem vários sabores da renda fixa por assim dizer, porém de longe o mais popular e mais seguro é o Tesouro Direto, criado pelo Tesouro Nacional.

Esses títulos de renda fixa oferecem ao investidor a possibilidade de começar a aplicar com muito pouco dinheiro, ás vezes menos de 150 reais. Eles também são garantidos pelo próprio Brasil. Ou seja, algo de ruim acontecerá com o seu dinheiro única e exclusivamente se o país estiver perto de uma quebra, o que atualmente, está extremamente longe de acontecer.

E os lucros? Será que vale a pena investir no tesouro direto?

Então, vale a pena mas os lucros serão menores do que os da bolsa de valores. Mas em compensação a segurança será infinitamente maior e os rendimentos serão o dobro daqueles da poupança ou de outros investimentos de baixo nível.

O ponto negativo é que a liquidez é mais baixa do que a da bolsa de valores e a das cadernetas de poupança. Você só poderá “realizar” os seus lucros no Tesouro Direto em um dia específico, na quarta-feira.

Você poderá comprar mais quando quiser, porém só poderá vendê-los de volta para o Tesouro Nacional às quartas. Mas com um investimento tão interessante assim, você não estará tão afoito em vendê-los, não é mesmo?



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


10 Comentários Vale a Pena Investir no Tesouro Direto?

  1. Ramon

    Olá.

    Tenho interesse de investir no tesouro direto um dinheiro que mantenho na poupança e que não pretendo mexer por um bom tempo.

    O que seria mais rentável, dividir entre a poupança e o Tesouro direto ou deixar todo o dinheiro e futuras aplicações que iriam pra poupança somente no tesouro direto?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Mais rentável?

      Se for para deixar lá por alguns anos, com certeza o Tesouro Direto, só ele. Com a queda da selic ele está ficando ruim mas a poupança está ficando pior, logo, o tesouro direto bate a poupança.

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  2. Christiane

    Boa tarde.

    Hugo, em relação á venda de títulos , qual é o valor operado pelo governo ? Se compro um título de 200,00 , consigo vendê-lo pelo mesmo valor ? Ou sempre haverá uma perda do que foi investido ? No aguardo !

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Os títulos são fixos, então eles sempre irão render com o tempo. O problema é justamente esse “com o tempo”. Se você comprar o título e resolver vendê-lo muito pouco depois, você terá um prejuízo pequeno porque na hora da entrada é preciso pagar algumas taxas (muito baixas, 0.8% de uma vez no máximo e nada mais). A solução é simples: compre o título e fique com ele, porque se for para ficar alguns dias e desistir, você vai perder devido as taxas. 😉

      Responder
  3. Aline

    completei 18 anos a poucos meses tenho um dinheiro guardado coisa de 1.000,00 seria bom o tesouro direto ou a poupança nao entendo muito disso e com um prazo de 3 anos quanto eu teria ?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Depende totalmente do prazo do título. Existem várias alíquotas:

      i) 22,5% para aplicações com prazo de até 180 dias;

      ii) 20% para aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;

      iii) 17,5% para aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias;

      iv) 15% para aplicações com prazo acima de 720 dias.

      Ou seja, quanto mais tempo, menos impostos. 😉

      Responder
  4. Leanderson

    Ola
    Hugo estou para adquirir um carro e estou juntando o valor para pagar a vista , nesse tempo de aproximadamente de 1 ano seria vantagem aplicar no Tesouro direto pre-Fixado?
    como o mercado esta ocilando muito creio que o pos fixado não seria a melhor escolha
    Obrigado

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Com a inflação em alta os juros devem voltar a subir também (já aconteceu). Logo, os pré voltarão a ser os mais interessantes.

      Hoje é uma questão de calcular, mas saiba que a tristeza (?) dos juros baixos tende a diminuir…

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *