O Que é: Swing Trader

Existem vários tipos de investidores.

Na prática eles estão dividendos em duas categorias:

Os investidores “mesmo” que aplicam para o longo prazo e usam a análise fundamentalista em seus investimentos e os traders, que são basicamente aqueles que investem para o curto prazo.

Esses utilizam a análise técnica.

Agora eu começo a falar dos traders. E o primeiro tipo que explicarei é o swing trader.

O swing trader é aquele operador de curto prazo cujas operações na bolsa de valores ou outros mercados financeiros variados costumam levar mais do que um dia e menos do que uma semana.

A graça de ser um swing trader é que você não precisa ficar plantado na frente do computador sendo obrigado a conferir o home broker de 2 em 2 minutos como um day trader faria.

E além disso, ele também não precisa ter uma visão de longo prazo (que normalmente se traduz em vários anos ou décadas) como um investidor tradicional faz.

Logo, o swing trader se aproveita do melhor dos dois mundos.

Suas operações são curtas mas não tanto. Isso faz com que ele gaste muito menos dinheiro com taxas de corretagem do que um day trader precisa.

E como a frequência dessas operações também não é pequena, ele pode ficar bastante tempo no mercado mas sem precisar dedicar muito tempo à atividade.

O problema de ser um swing trader é que as operações costumam ocorrer quando grandes movimentações no mercado financeiro estão em curso.

Mas como eles ficam alguns dias com as ações (ou opções, futuros, etc), quando coisas acontecem de noite, as operações podem fracassar rapidamente.

Esse risco não é muito grande mas quando acontece, pode levar um bom dinheiro do investimento do trader para o lixo.

Felizmente é difícil pensar em outras dificuldades para a profissão ou carreira de swing trader porque essa modalidade é muito equilibrada. Nada é exagerado ou mínimo.

As taxas acabam não sendo altas e nem baixas. Os lucros ficam no meio termo e a frequência de operações também.

Pessoalmente, eu tenho a segurança de sugerir que se você pretende seguir o caminho do trader em vez do caminho do investidor, a modalidade de swing trader é uma escolha para começar.

Ou até, operar dessa forma para sempre 🙂



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


7 Comentários O Que é: Swing Trader

  1. Leonardo

    Eu penso em investir com um horizonte de 15, 20 anos, utilizando a análise fundamentalista. Mas, quando alcançar um salário razoável e acumular um capital bom, também pretendo efetuar operações curtas e desde o princípio achei interessante essa ideia de Swing Trader (já que não pretendo parar de trabalhar para me dedicar exclusivamente aos mercados).

    Acha que é possível ser um Swing Trader e ainda trabalhar em outro ramo, dar uma olhada diária nas operações durante o horário de almoço por exemplo?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Leonardo,

      É muito difícil você operar dos dois jeitos ao mesmo tempo porque eles dizem coisas diferentes, sua mente fica confusa e operar se tornar algo cansativo.

      Mesmo assim, fazer swings no meio do trabalho é complicado porque você precisaria ficar de olho no home broker o dia todo. Não tanto quanto um day trader mas na minha opinião, seria o suficiente para te demitir por não trabalhar. 😛

      Se for para ver só no almoço (aí tudo bem) o melhor mesmo é fazer position trades, mas seguro para o seu emprego. 😉

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  2. Jean

    Position’s trades então serão para mim, pois trabalho durante a manhã e a tarde, e se não me engano os horarios da bolsa são bem em horario comercial estou certo?

    Ainda não sei como operar em position’s trades (ainda vou aprender), mas eu terei desvantagens de fazer position’s ao invés de poder ficar no home broker o dia todo?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Dependendo do horário de verão, vai de 10-11 até as 5-6. Então sim, o horário pode atrapalhar bastante, exigindo que você faça position trades para um maior conforto.

      Fazer position é tecnicamente quase igual a fazer swings ou day trades, a diferença é que os candles representam dias ao invés de vários minutos ou poucos minutos. A desvantagem maior é que você trabalha menos. 😛

      Abraço,

      Hugo

      Ps: no day trade você não corre risco se o mercado abrir -10% negativo. Já com swings e position isso pode acontecer, muito raramente, mas acontece e é uma desvantagem a mais. Mesmo assim, considero position melhores e mais práticos.

      Responder
  3. Evaldo

    Hugo, achei o tom do que você fala muito adequado. Você trabalha com as dúvidas das pessoas, se pondo no lugar delas. Já procurei ajuda com outros “conselheiros” e, a resposta veio em um nível bem diferente do que almejava.
    Parabéns! Linguagem clara e com muito conteúdo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *