O Que é Um Day Trader?

Muitos de vocês já ouviram falar nos day traders da bolsa de valores.

Como o próprio nome já diz, esses são aqueles investidores de curtíssimo prazo que abrem e fecham suas operações no mesmo dia.

Existem muitas histórias de day traders que ficaram milionários operando na bolsa de valores e por isso, muitos acham que ser um day trader é realmente uma boa idéia.

Mas o day trader típico tem uma vantagem muito interessante e de resto, apenas desvantagem realmente ruins.

A vantagem é que, como ele abre e fecha todas as operações no mesmo dia, ele não corre nenhum risco caso algo aconteça que cause algum impacto na bolsa de valores.

Por exemplo, se alguma guerra for anunciada da noite para o dia e fizer com que o mercado de ações sofra fortes variações, o dinheiro do day trader estará totalmente protegido porque ele nunca vai dormir com trades em aberto.

Logo, se isso acontecer ou até se a bolsa de valores for fechada (como já chegou a acontecer muitas vezes, até depois do 11 de Setembro), todo o dinheiro do trader continuará lá na corretora, são e salvo.

Essa é a vantagem. Mas como comentei, as desvantagens são variadas e péssimas.

A primeira é que o day trader mal tem liberdade de sair da frente do home broker. Se ele fizer isso, ele estará correndo o risco de perder o melhor trade do dia.

E quando um day trader está numa operação, ele precisa ficar subindo stops, vendo como vai a operação e etc. Logo, sua presença é necessária. Por isso um day trader acaba tendo uma rotina como um empregado normal. Enquanto a Bovespa estiver aberta, lá estará ele trabalhando.

Além de ficar tanto tempo trabalhando, o day trader também precisa gastar dinheiro demais para operar.

Enquanto um trader de prazo maior e um investidor de longo prazo gastam pouco dinheiro com as movimentações (taxas e etc), o day trader gasta uma fortuna porque ele opera várias vezes ao dia.

Então, se uma ordem de venda custa 15 reais e de compra os mesmos 15. Se essa pessoa fizer 10 operações completas num mês, ele gastará 300 reais pelo menos.

Só que e se ele usa tantas ordens assim por dia? Afinal, 10 trades por dia é bem comum. Nesse caso ele gastará 300 por dia, ou 9000 por mês só de taxas. Aí, ele só terá lucro se conseguir ganhar mais de 9 mil reais na bolsa de valores.

Isso é um day trader, uma pessoa que fica o tempo todo operando, não deve desgrudar o olho do monitor, gasta muito com taxas de corretagem mas que em compensação pode dormir sem medo do pior acontecer com os seus investimentos durante a noite.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *