Uma realização parcial é quando você tem um investimento, como uma ação, que está indo muito bem e por isso, você decide ir terminando ao poucos o investimento.

Por exemplo, você tem 1000 ações de uma empresa qualquer que foram compradas por 50 reais cada.

Agora elas estão subindo bastante, para 75 reais. Quando chega nesse valor você decide começar a vender tudo, aí, vende 300 ações.

O preço continua subindo, para 90 reais e você vende mais 300 ações.

Quando o investimento milagroso atinge 120 reais, você decide que não vai subir mais porque… porque sim, e aí, você se livra das 400 ações restantes.

Depois de algumas semanas, a ação explode para 200 reais e daí, acaba a linha de tendência e cai para 180, onde os traders e especuladores profissionais começam a sair.

Mas você quis fazer realizações parciais porque você ficou com medinho de perder dinheiro e por isso, muita grana ficou na mesa. Bem feito para você.

Quanto será que você perdeu na brincadeira? Vamos ver.

1000 ações por 50 reais originalmente

300 ações por 75 reais = 22500

300 ações por 90 reais = 27000

400 ações por 120 reais = 48000

Os lucros seus foram de 97500 reais, nada mal. Porém, se você tivesse vendido como os traders e operadores inteligentes, você teria vendido as 1000 ações por 180 e assim, teria feito 180 mil reais. O que é bem melhor do que 97500.

E é por isso que fazer realizações parciais é uma idéia ruim, você deixa dinheiro demais na mesa.

Se você tem medo de perder dinheiro enquanto as ações estão subindo, você está fazendo as coisas da maneira errada. O trade não acaba quando você achar que ele acabou e sim, quando você for stopado.

No caso o papel foi até 200 antes de cair para 180. Ninguém vendeu no 200 porque não dava para saber se as ações iriam se valorizar mais.

Portanto, nunca faça realizações parciais. Opere de verdade e com inteligência.

Lembre-se de que nenhuma ação é barata demais para vender ou cara demais para continuar subindo. 😉

4 Comentários

  1. Leonardo 16 de julho de 2020 às 16:29

    SOBRE AS PARCIAIS . É PSICOLÓGICO E RELAXA , SE PUDER SOMAR E SOMAR QUE MAL há . Boas somas

  2. Eduardo Silva 8 de março de 2021 às 15:11

    “nunca faça realizações parciais”

    T’aí uma afirmação descolada da realidade (do mercado) — não existe no trading os termos “nunca” e “sempre”. Teoria do caos; aliás, nem precisa ir muito longe: um dos axiomas de Zurique é “não espere o barco começar a afundar (o q fatalmente ocorrerá em algumas ocasiões) para não acabar saindo tarde demais”. Porque trading não é adivinhação, nenhum ser mortal sabe onde estará o topo do ativo. O que no artigo é rotulado como “medo” nada mais é do que prudência. É bom atentar para o outro “demônio” a se enfrentar: ganância (o que é diferente de ‘ambição’, a propósito). O exemplo dado menospreza o fator psicológico, é típico do famigerado “investidor de planilha de Excel”, que não deve ter colocado ‘a pele em risco’ o suficiente pra saber evitar estripolias desnecessárias.

    Estava buscando argumentos contrários convincentes à ideia de se fazer realização parcial, mas não foi neste artigo que encontrei. Bons investimentos a todos!

  3. JohnJohn 9 de março de 2021 às 7:38

    Até onde sei, fazer parciais não é nenhum erro ainda mais se o mercado esta tenso, estratégias parciais são boas para minimizar as perdas em um momento em que só esperar pra vender tudo no topo é um grande risco.
    Nenhum tradeing que aposta tudo durou muito tempo trabalhando com alto risco.
    Momentos de espera inteligente, tem sim, mas momentos para ter cautela é essencial e não uma “má ideia”. Desculpe.

  4. Gabriel C 13 de maio de 2021 às 16:29

    Texto não muito acertado, afinal perder dinheiro e deixar de ganhar são coisas diferentes. No exemplo utilizado, o trader fez um bom negocio, pois embolsou lucro. Não tem necessidade pra tanta ganancia, afinal, outras oportunidades irão surgir.

Deixe Um Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *