Porque Começar Investindo TODO o Seu Dinheiro é Uma PÉSSIMA Ideia

Quando o seu primeiro contato com a bolsa é treinando com um simulador, você não sente nenhuma emoção forte, nenhum sentimento negativo, como medo, ansiedade etc. porque o dinheiro não é real.

Mas quando chega a hora de operar ações de verdade com dinheiro de verdade, a coisa pode complicar porque, como disse no tópico dos simuladores da bolsa, a sua “sobrevivência” está em jogo. Só que, ao passar de todas essas fases, um operador pode começar a ser tornar lucrativo e levar uma boa vida como trader, seu capital eventualmente aumentará e o volume operado será maior, mas nem sempre isso pode ser bom, às vezes pode ser um problema.

Quando um trader começa a negociar qualquer coisa com pouco dinheiro, ele provavelmente se acostumará rapidamente com essa quantia.

Se ele tiver 50 mil reais e perder 1% ao ser stopado num trade, nenhum prejuízo emocional resultará da operação, só financeiro, mas isso faz parte do jogo então tudo bem.

Agora imagine que ele receba uns 250 mil de forma inesperada, talvez como herança de algum parente, a venda de um imóvel ou até mesmo um trade extremamente bem sucedido. Esse operador pode escolher adicionar esse dinheiro novo ao seu capital antigo e ficará com 300 mil reais.

Legal, só que agora, em vez de esperar perder por volta de 500 reais em um stop, ele deve esperar perdas de mais ou menos 3000 reais.

1 é pouco, 2 é pouco, 300 é chutar o pau da barraca!

O que pode acontecer é simples:

Imagine que esse trader faz em média 3,5% por mês, seus lucros ficam na casa de 1750 reais. Mas seu capital aumenta do nada, a pergunta é: e se ele não conseguir aguentar “perdas maiores” com a tranquilidade necessária? Talvez ele comece a ver o dinheiro como dinheiro e não como porcentagem, que seria o correto.

A idéia de perder 3000 reais de uma vez pode não parecer significativa já que o valor arriscado é o mesmo, 1%, porém em vez de ver um stop assim:

Hmm, stopado, perdi 542 reais, ok.

Esse operador verá assim:

Meu, pqp! Eu perdi em um único stop o que eu fiz nos dois meses anteriores!

E isso zoneia com o emocional de qualquer especulador ou investidor.

Sendo pateta ou não…

Se o aumento de capital fosse menor, a variação do valor médio esperado dos stops não traria pressões emocionais. Quem opera 50 mil, opera 60 mil. Quem perde 500 na boa, perde 600 na boa. Pequenas mudanças não fazem muita diferença.

Especuladores mais experientes talvez não tenham problemas nem com grandes aumentos de capital, mas esses já passaram por várias pequenas adaptações.

Agora os menos experientes podem se quebrar totalmente! Perder 1% de 300 será muito mais doloroso do que perder 1% de 50 mil, mesmo considerando que o valor é igual! 1%. Você olha porcentagem, e não dinheiro.

Tá, mas quais serão as consequências se um trader insistir em operar com mais dinheiro do que deve?

Várias!

Talvez ele comece a colocar stops muito curtos com medo de perder demais, ou então adquira o péssimo hábito de subir os stops tão logo suas operações se voltem contra ele. Toda a pressão irá afetar também o físico desse trader, ele poderá perder o sono, comer demais ou de menos, ter problemas digestivos e por aí vai.

Uma hora a tensão será tão grande que ele não conseguirá mais comprar ou vender uma mínima ação e ficará totalmente em pânico ao ouvir, pensar ou ler qualquer coisa sobre a palavra “stop-loss”, “perdas” ou até “bolsa de valores”.

Começando Aos Poucos, Um Passo de Cada Vez…

Se essa situação desagradável se aplica à você, faça como aqueles iniciantes das academias de musculação, levante pesos mais leves. Não adiantaria socar o peso de uma vez que, além de não conseguir levantá-los e fazer com que as pessoas te achem um idiota (elas teriam razão) você não fará o exercício corretamente.

Na bolsa de valores é igual, só que o problema começa na cabeça, no psicológico do trader e é exatamente por isso que você NÃO DEVE ignorar essa pressão.

Muitos pensam assim:

Puff, é só uma emoção, eu como eu sou O cara racional, vou ignorá-la. E além disso nem dói! É só coisa da minha cabeça!

O problema é que ignorar o lado emocional não é NADA racional, e sim, uma demonstração da mais pura burrice.

Ok, se você já estava confortável em perder uma quantia média num stop, ótimo! Volte ao patamar anterior e adicione um pouco de dinheiro, uns 30%. E conforme seus lucros forem aumentando, preste atenção em como se sente.

Sem pulsação…

Mas se chegar num ponto onde suas perdas médias começarem a te incomodar novamente ou, se a ansiedade do sucesso tirar o seu sono, pegue algum dinheiro da conta da corretora e diminua novamente o ritmo para se acostumar novamente.

Aos poucos sua “tolerância” às perdas irá aumentar e você poderá operar ações, futuros, qualquer coisa, com mais dinheiro e com a saúde mental de um trader eficiente e racional.

Lembre-se sempre de ir com calma, se conforme o dinheiro vai aumentando sua ansiedade for subindo, tenha mais calma. Um dia você estará operando quantias muito maiores e um stop que agora pode parecer gigante, passará emocionalmente despercebido no futuro. Procure manter-se no jogo, não tenha pressa, a bolsa de valores estará no lugar de sempre amanhã.

Passou por algo parecido? Compartilhe!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


4 Comentários Porque Começar Investindo TODO o Seu Dinheiro é Uma PÉSSIMA Ideia

    1. Hugo

      Treinava 🙂

      Chegou uma hora em que não aguentava mais ter que gastar tanto com comida, forçar a comida, digerir a comida hahaha, aí parei. Além disso, quando estou concentrado, simplesmente “esqueço” que estou com fome e só percebo quando começo a ficar tonto, e isso me atrapalhava um bocado 😛

      Mas voltarei logo, ajuda muito a acordar cedo com disposição 😀

      Responder
  1. Eduardo

    NÃO SÓU MAIS ADEPTO DO STOP , OPERO AGORA NA MARRA SEGUINDO MEUS SETUPS E SE CAIR FAÇO UM COISA QUE POUCOS FAZEM, DEIXO DE CUSTÓDIA.

    PQ ESTOU TÃO CONFIANTE, SIMPLES

    OPERE PELO GRÁFICO SEMANAL

    COMPRE NO INICIO DOS CRUZAMENTOS DE MÉDIAS MOVEIS EXPONENCIAIS MENORESO X MÉDIAS MÓVEIS EXPONENCIANIS MAIORES ASCENDENTES E DEIXE LÁ , DEPOIS QUE ADOTEI ESSE METODO DIMINUIRAM MEUS PREJUIZOS.

    EXISTEM OUTROS MÉTODOS

    O NÉGOCIO É OPERAR SEM STRESS!

    VISITEM MEU BLOG!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *