É Uma Boa Idéia Investir Com Stop Loss?

Em poucas palavras: normalmente não.

Traders precisam usar stops loss (se o preço cair em X%, a operação acaba) o tempo todo e só os mais loucos e/ou bilionários com problemas de liquidez deixam de usá-los.

Mas para investidores que se concentram mais no crescimento da empresa que lançou a ação em vez de seu preço, volume, volatilidade e etc, o uso do stop loss comum chega a ser prejudicial.

O problema é que quando você pensa no longo prazo, os fatores que mais o influenciam são exatamente aqueles que não podem ser previstos por gráficos e linhas de tendência.

Essas coisas funcionam para períodos mais recentes de tempo, como alguns meses no futuro. Mas é impossível olhar para um gráfico e ter uma idéia de como aquela ação e a empresa por trás delas estarão daqui a 10 ou 20 anos.

No curto prazo, preço e volume comandam o jogo, mas no futuro o sucesso dos investimentos depende da própria empresa, do estado da economia e do setor.

E como os fatores que requerem o uso do stop loss (volume, preço) são praticamente inúteis para investimentos de longo prazo, é claro que as ferramentas de curto prazo como ordens stops se tornam pouco úteis nessas operações também.

Se você usar um mínimo stop, perceberá que em pouco tempo estará tentando comprar ações baseando-se em suportes e resistências, analisando o volume e agindo como um trader de forma geral.

Acredite em mim porque eu tentei.

Não dá para usar stops quando você investe como um investidor típico (ou seja, usando a análise fundamentalista) porque mais cedo do que mais tarde, você acabará se comportando como um trader e se esquecerá dos fundamentos.

E isso é praticamente inevitável. No momento em que o preço se torna o principal fator de suas compras na bolsa de valores, você vira um trader, querendo ou não, percebendo ou não.

Existem duas soluções para essa questão, ou você esquece os stops comuns de vez, usa a análise fundamentalista e se concentra no longo prazo ou então, estuda a análise tecno fundamentalista, que é uma mistura de análises que traders e investidores mistos costumam usar para investir/operar.

Para terminar o post, a resposta é “não”. Na esmagadora maioria das vezes investir com stops técnicos é ruim porque isso faz com que você se transforme num trader. Sendo assim, não vale a pena investir com esses stops.

Por outro lado, você pode (e deve) usar stops diferentes, baseados em fundamentos como a taxa de crescimento da empresa, nos lucros dos trimestres correntes/anteriores e etc.

Então use esses, fique longe dos técnicos e continue estudando para encontrar ações boas de empresas fantásticas, como o bom, velho e bilionário Warren Buffett faria. 😉

Bons investimentos!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *