Vale a Pena Investir Em IPOs?

Quando uma empresa é listada na bolsa de valores pela primeira vez, a tendência é que essa empresa seja pequena.

Ela entra na bolsa para conseguir mais dinheiro e aqueles investidores que se interessam e compram as ações porque confiam na empresa, estão entrando num negócio de alto risco.

O perigo está em investir numa empresa quase desconhecida com futuro nebuloso. Muitos ficam longe das Initial Public Offerings por causa disso.

Tudo bem, não foi o que aconteceu com aqueles que compraram todas as ações que puderam de empresas como Microsoft, Google, Dell e outras.

Nesses casos especiais e incomuns, o valor do investimento inicial não apenas aumentou de modo impressionante, mas sim, de modo inacreditável.

Em IPOs surgem histórias de investidores que aplicaram 5 mil dólares e apenas alguns anos depois puderam retirar 10 milhões de dólares.

Mas como eu disse, o negócio é de alto risco e naturalmente existe a parte ruim.

E para cada história fantástica de uma IPO bem sucedida, existem milhares de histórias de IPOs catastróficas de empresas que faliram logo em seguida.

Na verdade, na bolha das ponto com, todos investiram em IPOs, e hoje nós sabemos que quase todos esses investidores perderam dinheiro. Apesar de que algumas empresas sobreviveram, com o eBay, Amazon e etc.

Logo, entre várias IPOs, poucas empresas se salvam. Algumas se tornam bons investimentos e outros, apenas levam o dinheiro dos acionistas para o boeiro.

Muitas vezes não é nem uma questão de competência, mas de sorte. Porque no início é muito mais difícil de prever como serão as coisas no futuro. Afinal, sem um passado, fica impossível estimar um futuro.

Portanto, se você for investir na IPO de uma empresa nova e desconhecida, tenha muito cuidado. Existe uma grande chance de você perder tudo.

Existe também, a pequena chance do seu investimentos de poucos mil reais se transformar em alguns milhões depois de um tempo.

Sendo assim, vale a pena investir em IPOs quando eles funcionam e não vale a pena quando eles não funcionam. Mas como isso é impossível de descobrir na hora, apenas fique longe das IPOs.

Investir para o longo prazo em empresas já estabelecidas (mesmo se forem pequenas) é muito mais garantido e seguro do que tentar tirar a sorte grande no curto prazo numa empresa criada ontem. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *