Antes de investir na bolsa da maneira mais simples, rápida e barata possível, é necessário saber qual é essa maneira.

Ou no caso, maneiras.

Na verdade existem duas maneiras realmente muito simples, mas vou citar duas porque a mais simples de todas é ruim.

Qual é a ruim? Essa é fácil…

Basta você pegar o seu celular, abrir sua agenda, localizar o número do gerente do seu banco, ligar para ele e dizer: “Oi! Eu quero investir na bolsa de valores e quero que seja logo!”

Aí ele vai pegar os seus dados e abrir uma conta investimento ou, mais provável, te jogará para a área especializada. Lá você poderá investir em ações diretamente ou então, num fundo comum.

Como os fundos são mais simples e rápidos, eles definem a primeira maneira de se investir. Mas como eu disse, essa é ruim.

Porque? Por causa das taxas.

Os bancos cobram muito dinheiro porque eles sabem que os clientes gostam de fazer tudo sem esforço, mesmo que os resultados sejam horríveis.

Como muitos investidores são preguiçosos, eles simplesmente fazem o que eu falei: ligam pro banco e “resolvem” na hora, mesmo quando os custos são super altos e os serviços ruins, o que normalmente são.

Porém, tem também uma outra alternativa, a de abrir uma conta em um fundo de ações num banco de investimentos. Lembre-se, eu disse banco de INVESTIMENTOS e não banco normal, comum ou desses que você já conhece.

Para investir num fundo de ações, você precisará abrir uma conta. Isso é mais “difícil” porque você será obrigado a tirar cópias de documentos, enviar para os responsáveis pelo fundo e esperar um pouco.

Mas depois fica super fácil, basta pegar o dinheiro e aplicar. Sim, só isso.

Assim que você tiver como investir no fundo de ações, você poderá tratá-lo basicamente como se fosse uma poupança. Uma poupança mais complexa e que rende muito mais, mas mesmo assim, com as facilidades da poupança.

Então é isso, a maneira mais fácil de se investir é ligando pro seu gerente e deixando ele fazer tudo para você. Mas só porque é super fácil de se fazer isso não significa que é uma escolha boa.

Só que como como investir num fundo de ações decente é fácil, rápido e realmente muito simples, apenas vá em frente e invista num fundo de ações de alta qualidade! 😉

2 Comments

  1. Doriel Gomes 11 de janeiro de 2015at16:14

    Olá, o que são Fundos de Ações de Alta Qualidade? Poderia me explicar mais detalhadamente?

    Reply
    1. Hugo Teixeira 16 de janeiro de 2015at23:41

      Depende do fundo e do ponto de vista.

      Se você procura pouco risco e baixas taxas, um fundo de qualidade seria o de small caps da caixa ou do bb. Se você procura um com alto retorno mesmo com risco, o antigo fundo Quantum do George Soros seria um sonho.

      Depende muito mas de modo geral, qualquer coisa que seja 100% compatível com você é de boa qualidade. Quase como uma roupa. Comparação estranha mas no começo é por aí mesmo.

      Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *