Ultimamente muitos tem a idéia de que para ser um investidor, você precisa apenas comprar ações na bolsa de valores.

Isso além de não fazer sentido, é uma idéia perigosa para investidores iniciantes.

Qualquer um pode abrir uma conta, mandar um dinheiro e comprar um monte de Petrobras, Vale ou qualquer coisa que o corretor sugerir.

Porém isso não é investir e sim, apenas comprar um monte de ações.

Quem investe realmente pode ter resultados muito bons no futuro, mas quem apenas compra ações sem nenhum motivo além do velho “porque está todo mundo comprando” com certeza perderá dinheiro mais cedo ou mais tarde.

Por isso que não existe nenhum atalho para ganhar dinheiro comprando ações diretamente.

Ou você estuda muito a análise fundamentalista ou então, pelo menos pesquisa muitos fundos ou hedge funds por aí para investir o seu dinheiro.

Se você quer investir na bolsa de valores e acha que é fácil, saiba que isso é mentira, comprar ações que é fácil.

Logo, suas opções são as seguintes:

Ou você compra ações sem motivo e perde dinheiro no futuro, ou procura fundos e outros profissionais para fazerem o serviço para você, com alguns custos envolvidos ou então, apenas estuda e aprende a investir.

Quem faz isso pode escolher as ações e não apenas comprar “o que está na moda” na Bovespa.

Esse conselho é baseado no mais puro bom senso e vale para todos os mercados que existem. Se você não sabe fazer alguma coisa, como investir, então procure quem saiba para fazer por você ou fique totalmente longe do negócio para não perder dinheiro.

Alguns corretores podem até dizer que é fácil investir apenas para conseguirem mais clientes. Eles estão errados e estão distorcendo a verdade.

A verdade é que comprar ações é extremamente fácil, mas saber escolher ações boas para investir, aí são outros 500.

Portanto, entenda de uma vez por todas que para investir você vai estudar bastante, pesquisar bastante ou se não quiser fazer nenhum dos dois primeiros, perder bastante na bolsa de valores.

1 Comment

  1. Buno 11 de outubro de 2015at17:12

    Seria muito interessante se vc fizesse um tutorial de aprendizado na prática! Explico. No meu caso, eu gostaria de poder saber o mínimo de dinheiro (e os ativos) que preciso para manter um carteira, com fechamento positivo no mês, só com renda variável, que cubra todos os custos operacionais da bolsa + os da corretora Socopa, por exemplo. Isso seria uma experiência real e sem riscos de perder um fortuna. Seria uma passo muito acima de um simulador!
    Parabéns pelo seu trabalho! As informações desse blog são muito mais realistas que fontes mais “oficiais”!

    Abraço!

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *