Vale a Pena Comprar Ações de Companhias Elétricas?

Em tempo de crise, as pessoas tem duas saídas, a saída dos ricos e a de todos os outros.

A saída rica é o ouro, crise e o metal amarelo andam de mãos dadas.

Porém, ultimamente ações de companhias elétricas tem mantido uma grande força contra crises.

Na de 2008 por exemplo, as elétricas mal se movimentaram, e ainda pagaram bons dividendos aos acionistas.

Mas a crise já passou e ninguém quer investir pensando em ter proteção contra crises já que elas não acontecem o tempo todo.

E então, em condições normais, será que vale a pena comprar ações de empresas que trabalham com eletricidade?

A resposta é: claro, porque não?

Alguns investidores teimam em pensar que quando uma ação tem algo de muito bom, automaticamente tem algo de ruim para compensar. Por isso muitos ficam com medo dessas ações “estáveis”, pois acham que deve ter algo de errado com elas.

Mas na verdade ações de companhias elétricas são como ações de qualquer setor, até melhores. Essas companhias costumam pagar altos dividendos aos acionistas além de aguentarem as pontas nas crises.

Só que isso não significa que elas não crescem nunca. Na verdade o Brasil é um país em desenvolvimento e por isso, a cada dia mais a eletricidade é utilizada. E em várias regiões novas do Brasil.

Ou seja, mais investimento, mais clientes, mais lucros.

Porém muitos tem medo de que chegue uma hora em que tudo pare de funcionar, que as ações parem de subir.

Então, é possível sim que os lucros dessas empresas se estabilizem depois de muitos anos mesmo. Só que quando o Brasil for um país de primeiro mundo, as companhias elétricas ainda poderão se desenvolver ou pelo menos, pagar dividendos ainda maiores para os acionistas.

O maior motivo se refere às novas tecnologias. Conforme essas companhias vão desenvolvendo formas melhores de produzir mais energia com menos gastos, a margem de lucros aumenta. E aí, as ações da bolsa de valores se valorizam.

Honestamente eu acredito que existe um topo do qual é extremamente difícil para uma companhia elétrica atravessar, mas até esse topo aparecer, muitos anos irão passar.

Como você provavelmente não estará vivo para ver esse topo, a idéia de investir em ações de empresas elétricas ainda é muito boa para investidores.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


6 Comentários Vale a Pena Comprar Ações de Companhias Elétricas?

  1. roberto

    Ainda acha que ações elétricas nao tem riscos? hehe. quisera eu. tomei uma mega-trolha com as assim chamadas ações de viúva, ou defensivas. Só se for dessas viúvas alegres, que queimam dinheiro em cassino. Ou defensivas, como a política externa americana, só propaga o caos. Dona Dilma não estava contente com a tranquilidade do setor. Botou lenha na fogueira para dar um pouco de animação.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Roberto,

      Interferência estatal pode acontecer com qualquer tipo de ativo, mesmo que não seja tão controlado como os do setor elétrico. Isso já aconteceu muito, até nos Estados Unidos, e com futuros, café mais especificamente. Infelizmente não podemos nos defender muito da “inteligência” do estado. A poupança da era Collor e os títulos públicos gregos de hoje que o digam. 😉

      Abraço,

      Hugo

      Responder
    1. Hugo Teixeira

      Quanto maior o prazo e melhor a empresa, mais garantido o retorno e menor o risco. Por isso recomendo entrar na bolsa pensando só no loooongo prazo (i.e. mais de 5 anos)

      Porém, como estamos num mercado altista, qualquer ação tende a subir. E levando em conta o fato das elétricas estarem mal ultimamente devido a interferência estatal, ficaria longe delas e no lugar, compraria ações de empresas de outros setores. 😉

      Abraço,

      Hugo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *