O Que Um Investidor Perde no After Market

Algumas pessoas não entenderam porque é difícil, para quem tem muito dinheiro, operar no after market.

O limite de 900 mil é muito baixo para hedge funds e outras instituições financeiras como bancos de investimentos. Mas para pessoas físicas, isso é bastante.

Então o problema realmente não é o limite e sim, a liquidez.

Se você compra um lote de Usiminas no pregão normal da Bovespa, é de se esperar que você consiga ótimos preços.

Por exemplo, ao enviar uma ordem de compra de mil ações por 30 reais (ordem start), é extremamente provável que você consiga as mil ações por valores muito próximos de 30 reais por ação. Normalmente ficará alguns centavos mais caro, mas pouca coisa.

Só que essa facilidade existe porque algumas ações, como é o caso da Usiminas, possuem uma boa liquidez. O investidor pode comprar e vender com facilidade e sem grandes perdas.

Mas o after market é apenas um extra para o mercado de ações. A maioria dos investidores nem sabem que ele existe já que a idéia que todos tem é que quando bate o horário, a Bovespa simplesmente fecha totalmente.

Tudo bem que no final do pregão, a Bovespa fica realmente fechada por um tempo, mas depois abre. Só que quando isso acontece, pouquíssimas pessoas estão lá.

E pense, porque alguém iria querer investir ou operar no after market quando existe o mercado normal? Apenas porque essas costumam ser pessoas físicas que não podem comprar e vender ações no horário padrão.

Então, como tem poucas pessoas, a liquidez fica reduzida e o investidor perde mais ao comprar.

Outro exemplo, se aquelas mil ações de 30 reais podiam ser facilmente compradas por exatamente 30 reais ou algo muito perto disso, no after market será mais possível pagar 30.05 ou 30.10 pelas ações. Dependendo do humor do after, até mais.

Tudo bem que essa diferença de alguns centavos para mais ou para menos (normalmente para o lado que é ruim para você), pode não fazer diferença.

Mas você se lembra do que eu falei sobre a importância dos juros compostos não é? Então, se esses 10 centavos podem não valer nada hoje, se eles estivessem sido investidos, em 10 anos poderiam ser 100 reais ou até mil reais.

Logo, o que o investidor perde no after market é exatamente isso, as “migalhas”. Só que como sabemos, com os juros compostos as migalhas se transformam num pão inteiro.

Então tente comprar ações durante o pregão regular. Se não for possível, tudo bem, mas saiba que essas perdas (slippage) podem fazer uma boa diferença no super longo prazo.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *