O Que é: BM&F?

Quando você quer investir em ações, você vai aonde elas são vendidas, ou seja, na bolsa de valores.

Mas aí você ouve falarem em mercadorias e futuros, pergunta na bovespa como se compra isso e ouve a resposta: “Na bolsa de mercadorias e futuros, a BM&F”

Legal, mas o que é essa tal de BM&F?

A Bolsa de Mercadorias e Futuros é onde se compram… adivinha? Mercadorias e futuros. Ou seja, em vez de Petrobras, Vale e Usiminas, na BM&F você compra e vende contratos de boi gordo, café, soja, milho, índices futuros como o da ibovespa e coisas do tipo.

Muitos podem achar que essas coisas são complicadas mas são tão simples como ações comuns. A diferença é apenas que futuros e mercadorias são… diferentes. A dificuldade porém, é igual ou semelhante.

E porque alguém iria investir nessas coisas? O principal argumento é a diversificação, muitos apenas gostam de ter os seus investimentos espalhados por aí. E outros simplesmente preferem operar futuros e mercadorias porque gostam mais de como esses mercados operam. Ou seja, uma questão ou de gosto ou de diversificação.

Legal, agora você vai comprar futuros, aonde você irá? Na BM&F? Errado! A BM&F simplesmente não existe mais porque ela se fundiu com a bolsa de valores, a Bovespa. Por isso você não ouve mais falar de Bovespa e da BM&F e sim, da BM&F Bovespa, uma super bolsa brasileira onde se negociam todas essas coisas em um lugar só.

Essa fusão é bem recente, antes as pessoas precisavam operar em dois lugares diferentes, o que podia ser chato. E antes disso era pior ainda porque o pregão não era eletrônico como é hoje e as pessoas precisam pegar no telefone para comprar ações, mercadorias ou futuros.

Felizmente isso tudo acabou e hoje qualquer um pode utilizar o home broker para comprar qualquer coisa pela internet no mesmo mercado. Super fácil e prático.

Se você queria saber o que é BM&F, agora você já sabe. E se você pretende então começar a investir em futuros, apenas preste atenção se a sua corretora da bolsa de valores oferece a opção de operar futuros.

Mas estando tudo certo, basta investir.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *