É incrível como tem gente com medo de investir em fundos por aí.
A idéia é que os fundos possuem altas taxas de administração e de performance, o que enche bastante o saco do investidor que deseja maximizar os seus lucros no mercado de ações.
Só que a “solução” encontrada é muito ruim.
E qual é essa solução? Investir diretamente em ações.
Isso realmente é uma ótima idéia mas quase ninguém sabe investir corretamente e a maioria não tem vontade de estudar análise fundamentalista e outras coisas que um investidor precisa saber.
Qual é o resultado?
A pessoa ignora o fundo de ações e sai por aí comprando ações sem ao mesmo saber como se faz.
É engraçado que normalmente essas pessoas acabam perdendo dinheiro de várias maneiras diferentes. Primeiro por comprar e vender ações na hora errada, quase todos fazem isso. Em segundo lugar por operar demais e por isso, gastar muito dinheiro com taxas.
E então, depois de muita frustração, o pseudo investidor desiste da bolsa de valores e fica com raiva.
Olha a performance do fundo só para saber como teria sido e tadá… descobre que se realmente tivesse aplicado o dinheiro no fundo de ações, ele teria muito mais dinheiro hoje, mesmo descontando todas as taxas e o imposto de renda.
Por isso que eu acho uma perda de tempo para a maioria dos investidores comprarem ações diretamente.
Quase ninguém tem tempo para estudar ações ou a habilidade de operar o mínimo possível. Logo, a brincadeira acaba ficando muito cara.
Portanto, entenda isso, se você quer investir na bolsa de valores, não precisa fazê-lo da maneira padrão que é comprar e vender ações através do home broker. Apenas pegue o dinheiro e aplique num fundo de ações comum.
Se você não gosta disso e prefere fundos melhores, compre ETFs pelo home broker. Fique com um fundo sempre pois você não sabe de nada.
Será mesmo que terá a paciência de ler aquele livro de mil páginas sobre investimentos? Dúvido.
Invista num fundo de ações (de preferência um de índice de small caps) e pare de se preocupar. Deixar que os profissionais se preocupem enquanto você assiste.
o que seria um small caps?
Uma ação de uma pequena empresa. 😉
Boa tarde Hugo !
Gostaria de dizer que gostei dos seus artigos, apesar de que ainda não li todos. Você parece ser alguém altruísta, continue assim. E sobre esse artigo, é legal também, depois de ler, fiquei pensando em investir em fundos. Ainda não comecei a investir em acões, mas já li bastante e com um pouco mais de aprendizado vou começar a investir.
Tudo de bom !
Oi Madureira,
Normal, começar por fundos é o caminho mais recomendado para a maioria dos investidores. As coisas teriam sido bem mais fáceis para mim se eu tivesse começado com eles. Nunca é bom dar um passo maior do que a perna. 😉
Abraço,
Hugo
Olá Hugo!
Para aplicar em fundos precisa todo mês injetar o mesmo valor ? Desculpe, a pergunta é tosca… Mas é pq fiquei um pouco confusa.
Muitos fundos não exigem nem aplicações mensais. Em alguns você deposita o quê quiser e quanto quiser. Não são muitos os inflexíveis…
Oi, Hugo! Me tira uma dúvida: Se eu entendi direitinho, você recomenda o fundo BB ações small caps, não é isso? Eu dei uma olhada na rentabilidade dele agora e ele fechou julho, 2014, 12, 24 e 36 meses sempre negativo. Ainda assim é pra confiar? Você falou de buscar no google o ranking de fundos e não lembro de ter visto small caps nos melhores desempenhos. E agora? Acho que fiquei confusa….
Aliás, agora vi no ranking da Exame com 4 estrelinhas… mas continuo confusa… :/
Confusão é a coisa mais comum de se enfrentar no começo, depois vai passando. 🙂
O problema é que estamos em um período de drawdown, ou seja, uma época em que o nosso capital tende a ficar do abaixo do topo. Como o mercado está ruim, todos os investimentos variáveis parecem ter uma performance muito pior do que realmente tem.
Obviamente o investidor teria perdido algum dinheiro, porém, é impossível evitar drawdowns mesmo porque não sabemos quando eles vão terminar e um bull market forte irá dar as caras, logo, o certo é continuar investindo sabendo que de vez em quando dá tudo errado mas no longo prazo, ações como small caps ainda batem quase todas as outras.
Existem poucas exceções, alguns ETF’s ultimamente estão mais interessantes, como o DIVO11 que é de dividendos. Por isso é sempre bom diversificar. 😉