O Que é: Índice de Ações

Ouvimos falar o tempo todo de índices. Todos relacionados à coisas econômicas.

Mas apesar da palavra “índice” não oferecer uma explicação óbvia de imediato, o seu conceito é realmente bastante simples.

Índice é uma média.

E por isso…

Um índice de ações é uma média entre os preços de ações.

Por exemplo. Imagine que por algum motivo você se importa demais com ações de empresas siderúrgicas. Você presta atenção nelas o tempo todo como se sua vida dependesse disso.

Porém existem várias ações desse setor e honestamente, ficar acompanhando ação por ação o tempo todo pode se tornar uma atividade cansativa e desnecessária.

A solução é criar um índice, ou uma média.

Ou seja, você escolherá as ações importantes e dará um certo peso para cada uma. Talvez a GGBR4 valerá 5 pontos enquanto a USIM5 valerá 6 pontos por exemplo. Logo, se a USIM5 subir 1%, essa diferença fará mais diferença no índice do que se a GGBR4 subisse 1%.

Dessa maneira você não precisará separar as ações por ordem de importância porque todas elas já terão um peso previamente selecionado.

O resultado é que, depois de alguns cálculos, que variam de índice para índice, você terá um valor que “resume” os preços de todas as ações de um determinado setor da indústria ou categoria de ações, como por exemplo, ações de empresas pequenas, médias ou grandes.

É claro que quase ninguém cria os seus próprios índices, normalmente são instituições separadas que utilizam esses índices para ter uma idéia melhor do que tal ação, setor, categoria de ações ou bolsa de valores como um todo, estão fazendo.

Logo, um índice é uma média de preços de ações que serve para simplificar o entendimento do estado atual dessas ações. Tudo para simplificar e facilitar.

Ainda bem que existem os índices, não é mesmo? 😀



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *