Como Investir em um Fundo de Índice?

O grande, famoso e podre de rico investidor americano Warren Buffett disse uma vez o seguinte:

“Se eu estivesse começando a investir hoje e tivesse apenas 1 milhão de dólares para isso, eu investiria tudo num fundo de índice.”

Qualquer pessoa seria ignorada ao dizer isso, mas se tratando de um dos maiores (senão o maior) investidores de todos os tempos, devemos pensar na idéia.

Além disso ele falou que ninguém dá esse conselho pois nenhum banqueiro ou corretor ganha alguma coisa com isso.

Mas e então? Como fazer para investir em um fundo de índice?

Existem várias maneiras, nesse post eu explico 3 delas.

3 – Comprando Cotas de um Exchange Traded Fund

Um ETF é um fundo negociado na bolsa de valores. Muitos deles seguem índices famosos como o BOVA11 que seja o índice ibovespa e o PIBB11 que segue o IBrX-50.

Existem outros fundos de índices, como fundos para índices que seguem ações de pequenas empresas, médias empresas e etc.

Mas para seguir o conselho do Buffett literalmente, você vai querer investir ou no BOVA11 ou no PIBB11. Eles são os mais populares e mais líquidos ETF’s de hoje em dia. Uma boa alternativa sem dúvidas.

2 – Investindo em Fundos de Ações Comuns

Não é apenas em fundos ETF que você pode investir nos índices. Muitos bancos comuns e bancos de investimentos possuem fundos normais que seguem índices.

Os bancos mais famosos oferecem vários para os seus clientes escolherem. Sendo os mais requisitados, aqueles que seguem o ibovespa é claro.

O problema desses fundos, como eu já disse anteriormente é que as taxas de administração costumam ser realmente altas. E sendo de banco, a história piora ainda mais. Às vezes eles tem a coragem de cobrar 4% de administração.

Porém, como muitos investidores acham muito complicado investir em ETF’s ou não possuem um capital suficiente para compensar os custos de corretagem, até os fundos de bancos podem acabar compensando no final.

Basta você fazer sua pesquisa antes de qualquer coisa.

1 – Seguindo o Índice Pela BM&F

Você não precisa necessariamente seguir um fundo de índice. Na bolsa de mercadorias e futuros, você pode comprar o pŕoprio índice.

Explico, na BM&F existe o futuro do índice ibovespa. Ele é extremamente popular porque as taxas de corretagem são baixas, a liquidez é fantástica, você pode vender à descoberto com facilidade e o melhor, pode até usar alavancagem!

Muitos day-traders passam o dia todo negociando o mini-índice, que é uma opção bem mais barata de se negociar do que o índice inteiro. E como nos mini-índices as taxas são baixas também, você tem até a opção de operar o futuro como um trader comum.

Com essa escolha você faz o que quiser com o índice e tem uma liberdade fantástica para tal.

Porém, como o Warren Buffett já falou, é importante investir em um fundo de índice (ou índice apenas). Mas como isso será feito não é muito importante. Apenas fique de olho nos custos, ok? 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *