Como Investir Para a Sua Família e Amigos (e Acabar Triste e Falido)

Acontece muito com iniciantes.

Eles decidem operar ou investir na bolsa de valores mas infelizmente ainda não tem o capital adequado para isso.

E agora, o que fazer?

Já sei!! Vou pegar dinheiro emprestado de alguém! Dos meus pais ou dos meus amigos! É isso! E aí eu junto toda a grana deles e crio um hedge fund clandestino!

Com essa ideia, o iniciante começa a operar (ou investir) com o dinheiro de outras pessoas.

Agora, é possível que tudo isso dê maravilhosamente certo? Sim, se a CVM não se importar com o seu esquema de sardinha, é fisicamente possível.

Mas na maioria das vezes, operar com um dinheiro que não te pertence, é uma ideia péssima, psicologicamente falando.

Porque?

Resumo com apenas uma palavra: “pressão”.

Um trader que opera com o capital de terceiros sente muito mais pressão do que aquele que opera com seu próprio capital, e nesse post, dedicado à todos os traders que não são hedge fund managers, respondo a pergunta:

Porque operar para, ou com, o dinheiro dos outros é tão ruim?

Hedge Fund Paraguaio


Era uma vez um cara qualquer chamado Cara Qualquer que um dia, se tornou um especulador da bolsa de valores. Fez várias merdas no início, como todo mundo, mas logo começou a lucrar.

Tudo ia muito bem até o momento em que decidiu montar um hedge fund “informal”. Mas como Cara Qualquer não tinha reservas muito decentes, precisava levantar o capital de alguns dos seus conhecidos:

E ae, tipo, pai/mãe/tio/avô/amigo/cara-da-padaria/homem-aranha/osama-bin-laden, tudo sussa? Então, tipo, dá pra você me arranjar tipo uns… sei lá, uns 10 mil reais? É pra bolsa de valores!

Depois de tirar 80 mil reais de “investimento” dessas pessoas, Cara Qualquer continuou a operar, com muito mais dinheiro do que antes.

No começo, estava super animado, mas com o tempo, percebeu que a coisa era diferente. Toda hora o Homem-Aranha pulava em sua janela e o perguntava:

Ow, quantos dinheiros você já me fez, champz?

E Cara Qualquer respondia com educação, mas conforme as semanas passavam, as perguntas começaram a encher. E não vinham só do nerd aracnídeo mas sim, de todos os “investidores”. Eles queriam saber o que ele estava fazendo e ficavam dando palpites estúpidos.

E se essa encheção escrotal não fosse o suficiente, Cara Qualquer também tinha medo de fazer merda. O dinheiro não era só dele e os investidores, mesmo os mais chatos, eram importantes. A pressão para que o seu fundo fosse bem sucedido era grande e aos pouquinhos, ela ficou maior e maior e maior…

Alguns meses se passaram e Cara Qualquer não aguentou. A tensão era forte demais. Aí, ele simplesmente mandou todo mundo para a PQP e voltou a operar sozinho.

Pressão, Pressão, Pressão, Pressão…

…eu… preciso ir no… banheeeeeeeeeirooooo!

Agora, o que acontece quando fazemos trades com o nosso dinheiro? Tomamos cuidado, colocamos stops e tentamos seguir corretamente nossos sistemas ou planos de trading.

Só que na maioria das vezes não existem pressões externas. Muitos traders possuem outras fontes de renda, inclusive os full-time. Tudo para aliviarem as pressões pelos resultados no trading.

Mas se um trader começa a operar para os seus amigos ou familiares, é possível que eles façam muita pressão sobre ele. E aí, em vez de operar tranquilamente, o pobre trader infeliz começará a sentir a necessidade de não desapontar seus conhecidos, de não perder o dinheiro deles. Aí, ele ficará com medo de entrar numa operação, terá muita vontade de vender um papel cedo demais e por aí vai.

A situação piora demais se esses “investidores” ficarem enchendo o saco do trader:

Eaeow seu-nome-aqui! Como vai o meu investimento?

Ahh, pessoa-que-me-enche, fiz 5% esse mês! Legal né?

Hm, mas mês passado você fez 7%! Tá ruim hein? Hehe…

Claro, muitos podem aguentar isso na boa, mas são poucos.

Os hedge fund managers (até os pequenos) possuem pelo menos alguns empregados preparados para lidarem com as monguisses e encheções de saco de clientes bananas. Dessa forma, eles podem operar na boa. Mas um trader autônomo comum que opera com o capital dos seus conhecidos, precisa dar satisfações para TODOS!

Agora, o objetivo do trader é fazer dinheiro e não ficar cuidando das preocupações dos investidores. Tudo bem que você tem a opção de selecionar os seus clientes, poderá aceitar apenas os não-bananas e a chatice diminuirá, só que a pressão pelos resultados continuará!

E essa pressão não virá deles e sim, de você mesmo! O dinheiro pode não ser seu mais o responsável por ele é você! Portanto, se não aguentar a pressão, além de explodir com o fundo, levará para o saco os sonhos de riqueza dos seus amigos e familiares.

Se quiser ser odiado, vá em frente!

Diminua as Pressões Externas!

Já é difícil aprendermos a operar corretamente e nós mesmos nos pressionamos, às vezes sem querer, por resultados. Se além disso, ainda piorarmos a pressão com trades sendo feitos com o dinheiro de terceiros, aí sim que a bomba explodirá.

Um operador experiente ou um hedge fund manager (com tudo legal do ponto de vista jurídico), poderá trabalhar com recursos externos, mas um iniciante em um hedge fund com o qual ninguém iria se importar mas ilegal mesmo assim e que tenha bom senso não deve nem tentar.

Um trader no começo de carreira terá dificuldades não importa o quanto ele estude. E se ao mesmo tempo em que aprende a sobreviver nos mercados, você for obrigado a agradar seus pais, amigos e vá-sé-vá, a probabilidade de você desapontar todos, inclusive a si mesmo, são altas.

  • Se os seus investidores forem legais, a situação será ruim.
  • Se eles forem chatos e ignorantes, a situação será pior.

De qualquer forma o seu trading ficará prejudicado, às vezes mesmo se você não for tão n00b.

Por isso, se o seu capital é nanico e você está considerando a idéia de pegar dinheiro de outras pessoas para poder operar, eu sinto muito por você. É melhor treinar num simulador enquanto opera em uma conta nanica (e.g. 3 mil + corretora barata, para aprender) e junta um capital decente.

Entenda, trading não é fácil, então não dificulte ainda mais as coisas colocando um peso em suas costas o qual você não será capaz de aguentar. Evite ao máximo operar com o dinheiro dos outros. Melhor começar com pouco (mas não tão pouco assim) e ir aumentando sua conta com o tempo.

Agora, se com tudo o que eu disse você quiser insistir, boa sorte porque você vai precisar!

E você, leitor? Concorda ou discorda? Compartilhe a sua opinião! 😀



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


29 Comentários Como Investir Para a Sua Família e Amigos (e Acabar Triste e Falido)

  1. José Carlos

    Li que um bom capital pra começar a investir é por volta dos 5, 7 mil reais, isso pelo fato de que trabalhar com lote padrão é bem melhor. Porém mesmo com 5, 7 mil reais ainda há ações, que mesmo comprando apenas 1 lote, custariam muito caro.

    Todo mundo sabe que com quanto mais você entrar, mais dinheiro vai poder fazer. Qual o valor que você acha ideal pra um iniciante?

    Responder
    1. Hugo

      José Carlos:

      5 ou 7 mil reais é muito pouco dinheiro. Dá para operar se você usar um sistema que permita pouquíssimas operações, muitas vezes, no fracionário.

      O valor que eu sugiro é de 30 mil reais. E mesmo assim é pouco para operar alguns lotes completos de certas ações. Porém, com esse valor dá para entrar na operação aos poucos em algumas ações e a corretagem, se for tov, não vai te matar. Mesmo assim, quanto mais melhor.

      A não ser para um iniciante que precisa aprender, aí, nesse caso 3 paus na corretora mais barata do mundo te voltarão resultados fantásticos, em conhecimento, apenas.

      E eu nunca gostei das Fibos. Na verdade a maioria dos padrões gráficos eu vejo como um monte de suportes e resistências amontoados que, por algum motivo, caras estranhos decidiram nomeá-los com nomes bobos 😛

      Gaspar:

      O chato é operar no fracionário, mas fazer o que?

      BTW, acho que falei disso num post tecno-fundamentalista sobre o método canslim.

      Jean:

      É um hedgehog (sonic)! Achei que ninguém iria entender a piada 😛

      Então, sim, seus conhecidos podem te oferecer dinheiro, mas aí a pressão é alta. Talvez nem deles da parte deles mas da sua, de não querer desapontá-los :S

      BTW, eu não sei como outras pessoas fazem, mas eu tinha um negócio no mercado livre onde eu vendia jogos originais de xbox comprados nos usa por 10 dólares cada e revendidos com uns 100% de lucro. Levantei uma grana simpática assim, até a crise de 2008 quando o dólar disparou. Depois, o negócio perdeu a vantagem 🙁

      Essas atividades extras só não podem ocupar tempo demaaaaaaais senão o seu trading ficará prejudicado.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  2. Gaspar

    E com quanto mais entrar mais pode perder também.

    Acho que tem um texto aqui que fala sobre isso já, mas com 5 ou 7k você pode operar ações boas mas que não sejam tão caras e permitam até uso de money manegement.

    Responder
  3. José Carlos

    É realmente… com quanto mais entrar, mais pode perder!

    Vou procurar por outro post que fale sobre isso.

    Ah! enquanto eu não tenho esse dinheiro que falei eu tô estudando e simulando, e como é normal eu já levei stopadas, acertei alguns traders e tal.

    A propósito, Gaspar, Hugo ou alguém que quiser me responder. Vocês gostam da ferramenta Retas de Fibonacci, eu já usei essa ferramenta em algumas simulações e tive bons resultados.

    Responder
  4. Jean

    Bichinho bonito o da primeira foto

    Também pode aconteçer de os próprios familiares e amigos, ao ver você tendo lucros, ofereçer o dinheiro deles pra que você invista. Que outras atividades os traders desenvolvem, principalmente os full time?

    Abraço

    Responder
  5. José Carlos

    R$ 30.000,00??? Eu não tenho tempo de vida suficiente até esse valor (euageuhaiouehaoiehaiue).

    R$ 10.000,00 pra mim até que é uma quantia alcançavel somente trabalhando, mas mesmo assim eu ia demorar muito tempo juntando.

    Talvez eu entre na corretora mais barata que encontrar e tente aplicar minha miserável estratégia em ativos mais baratos.

    Vlw pela dica!

    Responder
    1. Hugo

      José Carlos:

      E pior que 30 mil é ainda pouco para trading. Eu sugiro esse valor sim mas pense, se você tiver um mês sagaz e fizer 6%, terá lucrado apenas 1800 reais.
      Tudo bem que para muitos 1800 reais é bastante mas pô! Você precisaria tirar 6% TODO OS MESES e ainda, não teria como deixar sua conta crescer nunca.

      10 mil também é complicado mas é possível se você operar muito pouco, tipo position trades mesmo.

      Melhor juntar um dinheiro bom antes. Enquanto junta, deixe o que você for conseguindo em algum fundo decente (não conheço nenhum :P)

      E leia o que eu escrevi por Man e pro Gaspar!


      Man:

      Então, 5 mil de lucro em 10 mil como você falou, ainda é muito pouco. Só que a maioria dos caras não colocam uma grana lá e operam só com ela. Eles vão aumentando aos poucos. Não custa nada (além do DOC, talvez) enviar algum dinheiro todo mês para a corretora.

      O jeito é ter paciência, fazer as coisas corretamente, seguir um plano com muita disciplina e aguentar os momentos ruins.

      Ahh é, a vida não é dura para todos e não é “injusta” para todos. Na verdade a injustiça está na mesma categoria do merecimento, as duas não existem. Ou você tem algo ou você não tem, ninguém merece nada. É a lei da selva.

      Gaspar:

      Isso mesmo, e como eu falei aí em cima, você não precisa juntar 10 paus em 4 bilhões de anos e aí colocar tudo de uma vez na bolsa. É possível deixar esse dinheiro investido em algum… urgh… fundo mútuo.

      BTW, estava pensando num negócio assim:

      O trader não tem grana nenhuma para operar, ele tem uns 500 reais, só. Não tem o que fazer… mas! E se ele investir num fundo mútuo que acompanha o índice ibovespa? Dessa forma ele poderia, usando análise técnica, descobrir os melhores momentos para colocar mais capital nesse fundo.

      Não sei se essa é uma idéia boa, mesmo porque eu nunca investi num fundo, mas se fosse válida, muitos operadores sem dinheiro poderiam considerá-la.

      Abraço,
      Hugo

      PS: Pessoas! Cadastrem-se no Gravatar.com para ficarem com imagens! Fica mais legal 😀

      Responder
  6. Man

    Jose Carlos a realidade da vida é dura!
    Vejo só, se voce quiser abrir um posto de gasolina quanto vai precisar?
    100, 200, 300 Mil?
    Voce pode abrir uma posto de gasolina com 30 mil?
    Não pode!
    Entao oque voce pode fazer?
    Voce pode abrir um camelo….
    O q eu to querendo dizer é: Infelizmente a vida é assim, nao adianta voce operar para ganhar dinheir com pouco dinheiro.
    Na minha visao honestamente menos de 30 mil mesmo no position é muto esforço pra pode resultado financeiro!
    Veja voce pode até ganhar 50% ao ano, OK, mas vai ganhar em dinheiro muito pouco! 50% de 10 mil é 5 mil!
    Oque voce vai fazer com 5 mil? aposentar?
    No maximo da pra comprar um Monza!
    Então a lição é: A vida é dura e injusta! Nem todos vao ganhar dinheiro na bolsa e nem todos tem o suficiente para valer a pena aplicar…

    Responder
  7. José Carlos

    É MAN, a vida é dura mesmo… mas sei lá, não tenho tempo pra esperar alcançar o “capital ideal”, claro que não vou entrar de cabeça na bolsa e largar tudo pra ser O TRADER. No entanto eu gostaria de começar a ganhar experiência, porque ficar simulando é CHAAAATOO.
    Vi que tem uma corretora que cobra 5 pila por ordem executada, vou ver como é o home broker e tal, quais o benefícios, se eu julgar boa eu vou entrar e fazer minhas primeiras operações.

    Vlw pelo toque!

    Responder
  8. Gaspar

    Pensem no longo prazo amigos!!! Se não tem 30k agora no bolso sobrando que tal ir juntando ao longo dos anos?

    Ninguém fica rico na bolsa em um ano, será que em 10 anos vocês não conseguem juntar uma grana?

    Responder
  9. Man

    Na verdade o que eu quis dizer com injustiça é exatamente isso!
    É pq tem gente que diz: “P… eu so me f… trampo e tal e nao tenho grana, maldita vida injusta”
    Entao oque eu quero dizer é isso mesmo que vc falo! A vida é isso ai mesmo!
    Em relação a grana inicial.
    Concordo se voce for depositando OK, pq se nao for nao adianta nada!
    Tenho conhecidos que adoram falar quando ganham na bolsa algo do tipo: “Ganhei 20% na ação tal” ai eu falo “Boa! E quanto de grana voce colcou?” e o cara fala “Uns 8 mil…..”
    Ou seja o cara conseguiu ganhar 20% mas so levou pra casa 1.600 menos corretagem!
    Tipo… blz mas… se for encarar como aprendizado firmeza, mas eu acho q se vc ganha muito pouco no seu trampo vale mais vc se esforçar pra arrumar um melhor antes de perder tempo se esforçando com a bolsa!
    Pq senao nao vai adiantar nada…

    Essa é o q eu acho…

    Responder
    1. Hugo

      Man:

      Encarar como aprendizagem? Até pode ser, mas ficar rico com emprego deve ser extremamente difícil. E mesmo assim, você estará trocando seu tempo por dinheiro ao fazer algo que provavelmente não gosta. Se você vai acordar todos os dias desejando que estivesse morto, não custa fazer os dois ao mesmo tempo. Nada impede que algum cara trabalhe normalmente e estude análise fundamentalista mesmo, nos fins de semana. Ou se não tiver grana nenhuma, que invista num fundo.

      Quem tem vontade, dá um jeito. E os juros compostos ajudam quem dá um jeito. Na maioria das vezes pelo menos hehehehe 😛

      Ahh, e o mendigo rico era um idiota :S

      Gaspar:

      PQP! Foi desse cara que eu estava falando sei lá onde… por algum motivo achei que ele fosse inglês 😛

      Hmm, inglês ou não, o cara tem problemas mentais. Existem limites e existem extremos. Mas o cara ser rico assim e viver como mendigo, aff, aí já é chutar o pau da barraca com força de saiyajin lvl4 :S

      BTW, o dinheiro dele não devia ir pros herdeiros.

      José Carlos:

      É isso mesmo, se a vida estiver péssima e não for possível juntar nada, melhor tentar melhorá-la investindo com o quase nada do que tem em vez de se conformar, gastar tudo com bobagens e “morrer antes da morte”.

      Mas é extremamente importante saber o que está fazendo antes de investir. Quem não sabe de nada, corre o risco de jogar tudo no lixo, por monguisse.

      Mailo:

      Desculpa, é que o anti-spam do blog ficou retardado. Se acontecer novamente, não se preocupe que eu aprovo o comentário.

      Ok, voltando…

      O tesouro direto é uma opção válida. Mas extremamente conservadora na minha opinião. Se um cara prefere investir no tesouro direto em vez de em algumas ações ou até num fundo decente, acho que ele não terá muita capacidade, psicologicamente falando, de operar quando tiver juntado o capital. Isso porque pensará: “ahh meu deus, eu levei 5 anos pra juntar essa grana, não quero especular agora!”. Acho que começar investindo é uma opção melhor. Mesmo porque provavelmente renderá muito mais do que os 34k. Além disso, existem os dividendos, que podem ser reinvestidos.

      De qualquer, existem várias maneiras. O chato é o fator tempo.

      E faz sentido sua história. Muitas pessoas ficam relaxadas quando tem dinheiro, mas aí é um problema super básico de educação financeira. E pular a EF e ir direto para a especulação é complicado para muitos…

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  10. Man

    É eu sei q vc pode guardar, imagine q a pessoa ganha 1.500 mes, claro q se for um mao de vaca e more mal etc etc pode guardar mais de 500 mes. Mas ainda assim vai demorar muito pra juntar uma grana, tipo uns 50 mil.
    Essa historia desse cara é possivel, claro, mas veja os detalhes:
    1- o cara tinha 60 anos, e deve ter passado os ultimos 40, no minimo, guardando grana.
    2- ele era extremamente pão duro veja esse pedaço da noticia: “Mesmo depois de se tornar um homem rico, acrescenta o jornal, Curt nunca gastava dinheiro: chegava a comer restos de comida das latas de lixo de restaurantes”

    Entao sim vc pode juntar uma grana ganhando pouco e tal é simplesmente uma questao de quanto vc gasta por mes em relação a quanto vc ganha e de quanto tempo estamos falando…

    Responder
  11. José Carlos

    “mas eu acho q se vc ganha muito pouco no seu trampo vale mais vc se esforçar pra arrumar um melhor antes de perder tempo se esforçando com a bolsa! “
    ————————————————————————

    Acho que se pessoa só pensar em dinheiro fácil e rápido é uma boa o que disse, Man.

    No entanto se você sabe que o dinheiro não virá de um dia pro outro, eu acho válido você investir em ações mesmo que não tenha um conhecimento muito elevado sobre o assunto, porque deixar o dinheiro mofar numa gaveta (poupança) não vai te levar a lugar nenhum.

    Responder
  12. mailo

    Concordo que 30 mil reais é um bom começo para iniciar no trading.

    Para quem não tem esse montante, o melhor a fazer é continuar trabalhando e investir a quantia em t.i.t.u.l.o.s do t.e.s.o.u.r.o, só para ter uma ideía aproximada, investindo 500 reais por mês num investimento que remunere 11% a.a, vc terá, em 5 anos, 34 mil reais, isso já levando em conta uma inflação de 5% a.a nesses 5 anos.

    Gostaria de comentar tbm uma constatação pessoal, nos períodos em que mais ganhei no antigo emprego, foram tbm os que mais perdi na bolsa. o fato é que me tornava mais irresponsável nos investimentos por imaginar que tinha uma renda garantida no final do mês. Lógico que isso não acontece com todos, conheço pessoas que ganham muito bem em seus trabalhos, e são altamente eficientes e responsáveis nos investimentos.

    Responder
  13. mailo

    Hugo,

    Não acho que a acumulação “sofrida” seja ruim, e que isso irá tirar o impulso do sujeito por investimentos variaveis, acho até que é bom, pois deixará o sujeito mais precavido em suas operações.

    Sobre renda fixa x variavel, seria mais sensato então aplicar parte da poupança pessoal em renda fixa e ações, mas como estamos falando em pequenos valores mensais, acho mais correto aplicar em renda fixa mesmo, pois existe corretagem e custódia na compra das ações. além disso, sabemos que a renda é variavel, não dá para ter certeza se no fim desses 5 anos ele terá um valor superior a esses 30 mil (mesmo com dividendos), veja que existem ações que ainda se recuperaram de algumas faixas de preços que estavam na crise, o investidor que teve o azar de entrar em 2008 e comprou vale5 a 5,500 o lote, espera até hoje o retorno desse valor.

    Ações são um excelente investimeno, a probabilidade de ganhos em comparação a renda fixa pode ser muito maior, mas ir colocando toda a poupança em renda variavel, e ainda sem ter experiencia, é muito perigoso.

    Um meio termo então, seria acumular a quantia de um lote mesmo, da vale ou petr, que são as mais liquidas atualmente (no fracionario idem), e ir fazendo trading que pelo menos pague os custos, usar essa quantia como forma de treinamento, o melhor dos cursos!

    Responder
    1. Hugo

      Mailo,

      Eu não tenho nada contra a acumulação na “raça”. O problema é que é complicado você gastar 5 anos da sua vida para aí começar a especular. Nesse tempo todo, um laço emocional com o dinheiro poderá ser criado.

      Imagina, o cara tem um empreguinho qualquer e começa a ganhar “bem”, aí, faz as contas e descobre que em mais uns 30 anos, se ele aumentar um pouquinho seu investimento na renda fixa, ele será um milionário. E como a maioria das pessoas se acostu….. err, se conformam, será complicado o cara começar a especular quando sua vida meio que já está no rumo. Provavelmente medíocre, mas no rumo.

      E sim, é legal especular com pouca grana mesmo que seja só para começar a aprender. Isso ajudaria demais a impedir que o cara fique preso no conforto da previsibilidade da renda fixa.

      E pô, com menos de 30 mil é complicado mas definitivamente não é impossível. Devemos lembrar que a bolsa de valores é modinha agora e nos próximos anos, provavelmente existirão corretoras que cobrem até menos do que 5 reais por ordem. É claro, com pouco dinheiro, é preciso operar no fracionário, o que em muitas ações, não é um problema tão grande assim. Em papéis como os que você citou, PETR4 e VALE5, dá até pra fazer position sizing se a corretagem diminuir muito. Imagina, 1 real por ordem! Esse dia chegará, eu acredito.

      Dedos cruzados 😛

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  14. F.Leopard

    Penso em fazer day trade. Começar com 50.000, faturar 200 – 250 p/dia +-0,4% o/dia (4 a 6 mil/mês) ficar nessa por um ano até ter um capital decente para investir/especular. Minha idéia está muito fora da realidade?

    Responder
    1. Hugo

      Está fora da realidade sim Fábio 🙁

      É seu nome mesmo né?

      O problema é que você nunca começa fazendo dinheiro consistentemente, até acontece, mas é extremamente raro. E de 4 à 6k por mês, cara, isso é demais para 50 mil de capital. E o pior é que day-trades necessitam de corretoras topo de linha, ou seja, prepare-se para gastar pelo menos uns 15 reais por ordem e não os práticos (e meio instáveis) 5 reais por ordem.

      Iniciante no day-trading com pouco dinheiro é forçar a barra. Se eu fosse você treinava bastante num simulador decente (qualquer um de forex bate os nacionais da bovespa, é só treino mesmo) e talvez, fazia swing trades no mercado nacional. Como eu escrevi no post de ontem, você precisa ir com calma.

      Voltando a falar dos romanos: “Roma não foi construída da noite para o dia”, ou algo assim 😛

      Abraço,
      Hugo

      Responder
      1. Thiago

        Hugo, tudo bem?

        Estou estudando day-trade a um certo tempo e penso em começar com esse valor citado pelo Fábio, R$ 50.000. Não entendi porque você disse que uma expectativa de R$ 200,00/dia é irreal.

        Supondo que você fique com mísero 1 ponto positivo no mini dólar por dia, com 25 contratos (o que na XP dá em torno de R$ 30.000 de margem), isso é um retorno de R$ 250,00. A corretagem por operação é de R$ 16,00 no caso.

        Até onde eu consegui compreender, 1 ponto positivo em um dia inteiro no mini dólar é algo irrisório, diria até impossível de não conseguir.

        Você poderia, portanto, me explicar melhor o seu pensamento por trás da resposta?

        Muitíssimo obrigado,
        Thiago

        Responder
        1. Marco

          Sempre pensamos no impossível de não conseguir. Mas, o inverso é verdade, é impossível tb vc não perder de 3 a 5 pontos no dolar na busca do 1 ponto de gain. Pense nisso.

          Responder
        2. Meganha

          Thiago,

          sobre a pergunta “Viver de trade”, o seu exemplo matemático está certo.

          Entretanto o post não é sobre essa questão, e sim “vale a pena – operar com o dinheiro dos outros”.

          Em miúdos, acrescentando ao que o Marco falou, sobre dias de loss e mesmo de gains maiores…

          Até você tirar esses R$200,00 e botar na carteira vai um crime de sonegação fiscal. Como você deu o exemplo da XP, penso que operaria PJ, talvez para o seu pai. Bem veja se não é uma grande cagada operar o dinheiro do seu pai correndo o risco de ser pego pelo Fisco.

          Vale a pena?

          Responder
    1. Hugo

      Preconceito contra a Tov? Não, não! Eu uso a Tov e recomendo!

      Tudo bem que a plataforma apligraf não é grande coisa porque está ultrapassada, mas o advfn quebra bem o galho. E a Tov também pode não ser muito interessante para day-trades porque as vezes o servidor fica entranho, mas para todos os outros tipos de traders, é o melhor negócio.

      Tem a MyCap também que cobra pouco mas confesso que não a conheço o suficiente para falar alguma coisa 😛

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  15. Denis Dias de Lima

    Oi Hugo, tudo bem?

    A TOV está com a versão antiga dos gráficos da Apligraf e estão um pouco resistentes para migrar para a nova. Três corretoras já adotaram a nova versão: MyCap, Ágora e XP.

    Aliás, já viu a diferença da nova versão em nosso site? Mais estudos e ferramentas, atualização em tempo real, salvamento de retas e configurações, roteamento de ordens para corretoras com HB da Solutiontech… quando puder, dê uma olhada e nos diga se conseguimos mudar sua impressão. Um grande abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *