Mas Quanto Dinheiro Um Iniciante Deve Arriscar por Trade?

O primeiro livro sobre análise técnica que li foi o “Aprenda a Operar no Mercado de Ações” do Alexander Elder. Nele, o autor sugere que não se arrisque mais do que 2% do total de seu capital especulativo em um único trade.

Ou seja, em todas suas operações, compre ações o suficiente e ajuste o stop (racionalmente) de forma que, se for stopado, não perca mais do que 2 por cento de todo dinheiro que possuir.

Como eu era muito n00b na época e não sabia de muita coisa, meio que “comprei” a idéia.

Depois li “Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica” do Joseilton Correia, e adivinha? O autor também recomenda arriscar apenas 2% em um trade! Ele diz que, ao arriscar essa pequena quantia, você poderá lucrar bem quando a operação funcionar e perder pouco quando for stopado.

Só que essa ideia de gestão do dinheiro aos 2% não é recente. Traders famosos como Richard Dennis, conhecido pelo seu experimento com os Turtle Traders na década de 80, também sugerem esse valor.

Logo, a pergunta é: será que 2% é realmente ideal para um iniciante? Será que não dá para diminuir ou aumentar? Afinal, parece ser tão pouco! Porque não arriscar 3% ou até 5% no mesmo trade?

É o que veremos agora.

Era Uma Vez o Risco

Não consigo imaginar o que possa dar errado. Portanto…

O conceito é simples: se o seu trade der errado, você será stopado. A perda será um valor aproximado ao risco escolhido.

Se você decidiu colocar 2 por cento na linha, provavelmente perderá por volta de 2% por stop. Mas se o seu sistema de trading costuma apresentar muitos trades perdedores um atrás do outro, inevitavelmente uma horas as perdas aumentarão. 4%, 8%, 20%!

Agora, perder 2% não parece ser ruim, mas e perder essa quantia várias vezes?

Nós chamamos essas grandes perdas de drawdowns, que são nada mais do que grandes quedas a partir da quantia máxima que um trader já teve em sua conta.

Agora, traders experientes sabem que é normal perder 15% ou 20% de vez em quando, isso é esperado e faz parte do jogo.

Porém, iniciantes podem até saber disso, porém como não tem nenhuma experiência, ficarão muito assustados quando sua contas começarem a diminuir dessa forma. Aí, desesperados, eles começam a ignorar suas próprias regras e então quando formos ver, era uma vez outro trader perdedor que foi fazer parte das estatísticas.

Para esses, arriscar 2% pode ser demais.

Não que seja uma porcentagem inadequada, ela é. Muitos operadores usam valores similares. Porém iniciantes devem arriscar pouco, pois em um drawdown, os danos psicológicos tendem a ser mais fortes no trader que usa 2% do que naquele que ficou com 1%.

Tá, então o que fazer? Arriscar 1%? Talvez 0,5?


Sabemos que o objetivo do trader iniciante é o de aprender a operar bem.

Sim, você pode dizer que o objetivo é o dinheiro, e é verdade. Porém como o dinheiro é uma consequência direta de saber operar corretamente, é óbvio que você deve se concentrar em fazer os trades da forma correta. Mas como é muito difícil para um iniciante se manter na linha quando está perdendo 2% em cada um de 5 trades seguidos, devemos diminuir a pressão.

Como?

Sugerindo que se arrisque, no máximo, 1%.

Esse trader ficará mais tranquilo, conseguirá respeitar suas regras com uma maior facilidade e estará aprendendo a operar sem se preocupar tanto em perder tudo. Ele descobrirá sim, como dói perder dinheiro, mas de uma forma mais “light”, que não atrapalhe tanto seu raciocínio. Basicamente, um “treino” com menores chances de resultar em tragédia. E depois desse “treino”, o trader poderá aumentar o risco o quanto for racionalmente e sistematicamente aceitável.

E é por isso que minha sugestão é arriscar uma porcentagem baixa.

Acerte e ganhe pouco, mas perca, e precisará de muitas mais perdas para jogar sua carreira de trader para o saco. Além disso, encare a verdade, você não ficará rico rapidamente e como acabou de chegar, ainda não está totalmente preparado para operar. Você pode ter um sistema bom e regras rígidas para seguí-lo, porém, nada disso muda o fato de que você não operou antes.

Logo, por mais que você tenha lido e estudado, existe a possibilidade de mesmo assim, cometer alguns erros bobos, como fazer preço médio ou vender cedo demais. Muitos desses erros são devastadores para a conta e para a auto-estima do trader. Por isso é necessário diminuir a intensidade desses erros. E como a melhor forma de fazê-lo é diminuindo o risco, é exatamente isso que você deve fazer.

Portanto, não dê um passo maior do que a perna. No começo, quanto menos, melhor.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários Mas Quanto Dinheiro Um Iniciante Deve Arriscar por Trade?

  1. Eduardo Rocha

    Acho que pra ficar mais impactante, você deveria colocar a tabela de Drawdown.
    Li um artigo no site do bastter, muito interessante sobre isso.
    Ele argumenta que se voce tiver 5 trades bem sucedidos de 45 porcento de lucro em cada um, e depois, perder 4 vezes seguidas, em porcentagens menores que 45 cada, voce vai sair mais pobre do que entrou, exatamente 3 porcento.
    Isso se você usar 100 porcento do capital.
    Já usando 16,5 porcento do capital. Apos 5 trades bem sucedidos e 4 mal sucedidos, na mesma porcentagem, voce sai com lucro de 10,8 porcento.
    E se você for aumentando sua posicao, seu lucro tambem aumenta, até 50 porcento.

    1. Hugo

      Oi Eduardo,

      16,5% do capital em cada trade?

      Você diz tipo o sistema de position sizing de bloquinhos?
      Se você utilizar um mais robusto tipo o de atr e ainda aumentar a posição aos poucos como você citou, ficaria ainda melhor.

      Tudo questão de testar 🙂

      Abraço,
      Hugo

Os comentários estão fechados.