Porque Um Trader Iniciante NUNCA Deve Confiar Na Sua Intuição

Todos os operadores seguem regras. Alguns podem utilizar sistemas mecânicos enquanto outros operam arbitrariamente. Mas todos seguem uma metodologia válida.

Só que de vez em quando, um ou outro trader decide passar por cima de suas regras devido a sua intuição. O cara tem um “pressentimento” e então, decide agir. Claro, muitas vezes esses operadores perdem dinheiro e se arrependem depois. Só que eventualmente, acertam na mosca, tirando lucros absurdos. E aí, falam de sua “intuição de trader”.

O Jesse Livermore tinha dessas.

Ás vezes ele sentia algo de estranho num papel qualquer e saía correndo muito antes de suas perdas atingirem seu stop mental de 10%. Ou o contrário, entrava com tudo no mercado pois “era” o momento certo. Nós já sabemos que ele se deu tão bem quanto se deu mal por causa disso, várias vezes. Mas considerando que seus maiores erros foram cometidos em épocas emocionalmente ruins, podemos creditar vários de seus famosos “killings” à essa intuição.

E os outros operadores comuns? Os de hoje em dia, aqueles sem tanta experiência ou conhecimento.

Será que eles também podem ter essa estranha habilidade? E de onde ela vem? Podem todos os traders a possuírem, de uma forma ou de outra? Faz sentido seguí-la, dá pra justificá-la? E mais importante, vale a pena confiar ou é mais inteligente continuar fazendo o que você sempre fez porque sempre deu certo?

São essas e outras perguntas que eu respon… nhá, você já sabe. 😛

O Triste Exemplo de Yodisclérfide, o Trader Intuitivo

Comer ou não comer? Eis a questão…

Yodisclérfide é um operador iniciante. Mas que não é tão n00b como a maioria. Ele tem um ótimo sistema e o segue religiosamente todos os dias.

Tudo vai bem em sua vida até que um dia, ele nota algo de estranho numa ação qualquer. O papel, apesar de estar subindo, parece que está perdendo a força muito rapidamente. Ele quer sair, a vontade é muito forte. Mas o sinal de venda ainda não veio. Então aí ele se lembra dos grandes operadores, decide confiar em sua intuição e sai do trade.

Logo que sai, a ação continua subindo, e subindo e subindo. Yodisclérfide se arrepende de ter abandonado a operação e então fica de tocaia aguardando um novo sinal de entrada, mais seguro. O preço sobe e o sinal não vem, sobe ainda mais e nada do sinal. Finalmente o sinal aparece, só que é de venda. Ele descobre alguns lotes, é stopado rapidamente, reverte a operação e então entra no trade que tinha deixado, inicialmente, escapar pelos seus dedos.

Porém é tarde demais, ele demorou muito para voltar e o movimento acabou.

Yodisclérfide é stopado novamente.

Como é muito “disciplinado”, decide terminar seu relatório de operação. Escreve bastante sobre seu erro craso e promete que nunca mais irá confiar em sua “intuição de trader”.

Depois disso, tenta relaxar um pouco. Começa a brincar com uma arma de verdade (que parecia ser de brinquedo) e acaba se matando acidentalmente. Que pena, meu pêsames. 🙁

É Tudo Uma Questão de Experiência…

Não seja um herói… não tenha um ego…

O trade do nosso amiguinho não funcionou. Sua “intuição” falhou.

Agora, pense bem, qual é a diferença entre um cara desses e um especulador como o George Soros ou o Paul Tudor Jones? Sim, eu concordo que a pergunta parece ser extremamente ridícula. Porém muitos traders agem como se não soubessem a resposta, que é, obviamente, a experiência.

Se um cara como o Ed Seykota decidi passar por cima de seu sistema, das duas à uma. Ou ele enlouqueceu completamente, o que é pouco provável, ou todos esses anos de operações fizeram com que ele percebesse padrões que justificassem sua atitude.

E tudo bem, alguns operadores fazem isso mesmo. Não posso dizer que eles não deveriam fazer, afinal, eu estou longe do nível deles. Porém, eles SABEM o que estão fazendo. Agora, os traders mais n00bs não sabem que são n00bs. Eles deveriam deduzir que, como tem pouca experiência, não possuem uma “amostragem” grande o suficiente para poderem justificar suas “decisões intuitivas” por assim dizer.

Logo, você pode achar que deve fazer algo mesmo sem o seu sistema te indicar. Mas baseado em quê você quer fazer isso? Décadas de sucesso e de experiência ou alguns trades feitos no mês passado?

Por isso, repito as regras do jogo:

  • Primeira: não ignore seu sistema.
  • Segunda: NÃO ignore seu sistema.

Caso você opere padrões gráficos ou utilize qualquer outro método que não seja 100% mecânico, então NÃO ignore suas regras.

É possível que uma decisão do tipo seja lucrativa no final. Mas será que você tem a “bagagem” suficiente para bater de frente com o seu sistema? Possui a experiência necessária para tomar uma decisão desse tipo? Provavelmente não.

Portanto, não confie em sua “intuição de trader”, você não tem nenhuma. Apenas faça o que é certo que aí, no futuro, talvez você desenvolva esse “dom”.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.