Porque Você NUNCA Pode Deixar Um Trade Virar Um “Investimento”

Faz muito tempo, eu sei…

Mas no meio da crise de 2008, a tentação batia na minha porta.

Estava de olho nas CSNA3, GGBR4 e USIM5 da vida e suas flutuações loucas, oportunidades.

Tanto do lado fundamentalista quanto do lado técnico, essas ações basicamente dançavam na frente de qualquer investir ou trader com o mínimo de bom senso.

Em um dos dias mais divertidos da crise, aquele em que o circuit breaker foi ativado 2 vezes, a  CSNA3 chegou a cair mais de 25%! Eu não estava vendido porque meu capital era muito medíocre e não permitia operações vendidas.

De qualquer forma, os fundamentos me chamaram muito a atenção.

Com isso, bateu a dúvida:

Será que eu continuo tratando esse trade como um trade ou começo a considerar ele um investimento?

Acabei não fazendo nada porque a minha praia é a especulação, por isso, apenas fiz um ótimo day-trade numa reação da CSNA3.

Porém, e aqueles que se renderam à tentação e assistiram apavorados ao papel cair ainda mais?

Duas possibilidades, ou eles acordariam antes que fosse tarde demais ou então, em vez de saírem correndo desse trade ruim, racionalizariam que “agora eu sou um investidor”, ou seja, transformariam suas operações perdedoras em “investimentos” para não precisarem encará-las.

Em Cima do Muro da Indecisão

É claro que o da esquerda é muito mais bonito…

Aqueles que realmente se interessam pelos mercados, o estudam com muita dedicação e dificilmente ignoram informações diferentes e novas.

O interesse principal é o de fazer dinheiro na bolsa de valores e não necessariamente usando só a análise técnica ou só a fundamentalista. Por isso, muitos procuram conhecer um pouquinho de cada uma delas e aí, escolhem a que acham mais legal.

O problema é que tanto a análise técnica quanto a fundamentalista são válidas e lucrativas, mas algumas pessoas simplesmente não querem abrir mão das vantagens de nenhuma delas.

A solução seria operar com um sistema tecno-fundamentalista, mas como elas pessoas são muito iniciantes, não sabem ainda misturar as duas análises de forma correta, inteligente e consciente.

Por isso, acabam misturando as duas inconscientemente e de uma maneira porca.

Um trader ou investidor, por não saber o que está realmente acontecendo em sua cabeça, ficará muito confuso e indeciso com a situação. Não será capaz de escolher entre a AT e a AF e aí, pulará de uma para a outra. Em uma operação ele “será” um trader e na outra, um investidor, o que não dá certo.

O que acontece no final?

Nos piores casos, uma tragédia, para variar.

Você Sofre de Monguisse, Medo ou Vergonha?

Existem duas razões pelas quais uma pessoa inventa histórias e não escolhe nunca um tipo de análise para operar ou não aprende a misturar as duas corretamente.

Essa duas razões tristes são:

1 – Monguisse

Alguns indivíduos são simplesmente manés.

Considerando que a maioria dos que se envolvem com a bolsa de valores estão atrás de dinheiro fácil, muitos deles não querem ler livros ou estudar, afinal:

“Se aquele chinês conseguiu 40 milhões em 5 meses, eu, com meu PhD de medicina, obviamente conseguirei também!”

Então eles decidem operar baseando-se apenas em achismos:

“Afff, já que qualquer um com dinheiro pode começar a operar na bolsa de valores mesmo sem saber de nada, obviamente não preciso de nenhuma qualificação. Afinal, se fosse tão importante assim, eles nos obrigariam a ter algum diploma de especulação ou de investimentos. E como isso não existe, esses livros só servem para me distrair do que realmente importa, ficar rico amanhã!”

Então, o ignorante decide ler o que for mais fácil.

Vai no Google e primeiro “estuda” o MACD, depois fica craque nos P/Ls e etc. Junta todas essas coisas e faz uma lambança. Depois tenta separar tudo, primeiro só o MACD e aí só os P/Ls. Continua pulando entre ferramentas técnicas e fundamentalistas até acordar ou, mais provável, perder tudo.

2 – Medo (ou Vergonha) de Encarar a Verdade

É incrível mas muitas pessoas tem medo de admitirem que estão erradas, que perderam um pouco de dinheiro. Uma falha qualquer machuca o ego delas.

Logo, um trader banana com um ego gigante que comprou uma ação cadente, terá mais facilidade em ignorar o fato de que começou um trade ruim e inventar que agora ele é um “investidor” do que admitir uma simples e comum stopada!

Então, de trader burro e mal treinado, ele se torna um investidor ainda mais burro e mal treinado! Em vez de investir numa ação considerando seus bons fundamentos e etc, o infeliz vira um investidor passivo para não precisar encarar uma perda pequena.

Mas aí você pensa:

Pô, será que custa tanto assim admitir um trade perdedor e esperar pela próxima oportunidade?

Para um mané almofadinha e orgulhoso desses, com certeza porque seu ego vale mais do que qualquer dinheiro no mundo.

O engraçado é que aí, como ele também começou investindo errado, com certeza fará várias merdas e se tornará outro clichê, perdendo dinheiro e ficando tristinho.

Mas a culpa não será dele!

Não, claro que não!

A culpa nunca é dele!

O culpado é o Senhor Mercado, o corretor, “eles”, ou então, fará como os políticos incompetentes e jogará a culpa nos especuladores. 😀

Você Não Troca de Motor no Meio da Corrida

A lição é simples:

Se em um trade, tudo estiver indo por água abaixo e você começar a pensar:

“Talvez eu devesse aproveitar a oportunidade e começar a investir em vez de operar!”

Adivinha?

NÃO FAÇA ISSO!

Se estiver cansado dos trades e perceber que sua praia são os investimentos e não a especulação, venda tudo o que tiver, saia do mercado e pense muito antes de tomar qualquer decisão.

Um especulador que, NO MEIO DE UM TRADE, decide começar a investir, está louco, desequilibrado, com a cabeça totalmente fora do lugar e ainda, talvez goste de brincar com fogo.

Existem momentos para planejar uma operação e existem momentos para operar ou investir, mas os planejamentos são feitos FORA DOS MERCADOS!

Entenda que…

Na bolsa de valores, você se prepara muito bem ANTES e não fica inventando moda na hora H!

Da mesma forma na qual uma equipe de corrida não pode trocar de motor no meio de uma prova, um trader ou investidor não pode, por monguisse, medo, vergonha, ou qualquer outra coisa, começar a pensar em dividendos, P/Ls ou pontos de entrada, respectivamente, no meio das operações.

Se quiser desistir da especulação para investir ou vice-versa, tudo bem, mas não seja idiota! Saia antes dos mercados e estude muito! Não tente mudar de análise no meio de uma operação porque você corre o risco de estar tomando essa decisão com as suas emoções e não com o seu cérebro.

E você? Já “virou a casaca” e se arrependeu? Conte com foi! 😀



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


8 Comentários Porque Você NUNCA Pode Deixar Um Trade Virar Um “Investimento”

  1. Felipe

    Olá Hugo, parabéns pelo blog!

    Mudar de AT para AF ou vice-versa realmente é muito radical, como vc disse é preciso de tempo pois são mundos bem distintos. O que posso relatar é que já andei experimentando mudanças no meu perfil temporal de gráficos, mas isso encaro como aprendizagem para que eu possa encontrar aquele que mais se adequa ao meu estilo.

    Um abraço.

    Responder
    1. Hugo

      Obrigado Felipe!

      Legal, é realmente muito importante experimentar. Mesmo porque se você insistir demais nos swing-trades (ou qualquer outra coisa) quando sua inclinação natural são os position trades, a probabilidade de tudo dar errado é enorme 😛

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  2. Lucas

    Hahaha… já sim!.. Já virei um investidor depois que de perder 90% do dinheiro em opções.!!

    E o melhor, isso foi a quase 3 anos atrás! Comprei varios livros de AT, incluidno “O investidor inteligênte”.. e qual não cheguei a ler?

    – O investidor inteligênte

    Putz..!! Mas tô mudando.. o tempo e os erros ensinam muito!

    Grande abraço.

    Responder
    1. Hugo

      Lucas, essa foi boa 😀

      BTW, O Investidor Inteligente é um livro de Análise Fundamentalista e não Análise Técnica.

      De qualquer forma, perder 90% do dinheiro em opções não é um bom investimento nem um bom trade, então tanto fez hehehe

      Abraço!

      Responder
  3. Rafael Ferreira

    Boa Hugão !
    Esta acontecendo comigo neste momento, mas por não poder acompanhar a operação devido ao trabalho. Eu fiz um trade na Vivr3 q estava em alta. Entrei em 0.75….ela subiu e eu não consegui colocar um stop gain. Ela desceu até 0.55 ao final do pregão….pensei : Agora vou esperar o resultado das eleições…já q seria uma possibilidade de alta da ação, ou seja, virei a casaca por esse motivo.
    Dia 29/10 terei novas notícias..
    Forte abraço e muitos agradecimentos pelo conteúdo fantástico di seu conteúdo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *