Porque a Culpa é SUA Quando Algo Dá Errado Na Bolsa de Valores

Em um trecho do ótimo livro How I Made 2,000,000 in the Stock Market, Nicolas Darvas descreve uma coisa engraçada:

Depois de perder bastante dinheiro com ações na bolsa de valores americana, ele começou a ficar desesperado e decidiu, numa patética tentativa de diminuir suas frustrações, a colocar a culpa “neles”.

Quem?

“Eles”, ou os “Outros”, aqueles que estavam “manipulando” o mercado, que forçavam os preços para baixo para poderem comprar depois por um preço menor. Ou então chutavam os preços das ações para cima para venderem à descoberto e assim, estragar todas as operações dos traders comprados.

As desculpas eram variadas e fracas.

Mas na realidade, o que acontecia era que o futuro dançarino e trader milionário estava culpando a todos, menos o verdadeiro responsável pelas suas perdas, ele mesmo.

E como muitos traders, ou melhor, muitas pessoas fazem isso. Talvez por terem vergonha de admitir seus erros ou então, por simplesmente não conseguirem tomar responsabilidade por suas próprias decisões, decidi escrever este post.

Não, mas foi porque…


O primeiro trade que fiz, como falei no Minha Primeira Cagada na Bolsa de Valores, não deu certo. Eu não sabia como usar o Home Broker, mancada minha.

No segundo (e terceiro) trade, também fiz merda e novamente, mancada minha.

Porém no quinto ou sexto trade eu não fiz absolutamente nada de errado na operação mas no dia seguinte, fui stopado porque os mercados abriram bem abaixo do fechamento do dia anterior porque apareceram notícias ruins sobre a economia. Agora, eu não errei mas a economia me fez ser stopado.

Nesse caso, quem é o responsável?

Pra variar, eu mesmo.

Eu poderia ter dito:

“Não! Foi a maldita economia!”

Porém não foi ela quem fez o trade em segredo para mim, fui eu. Iniciei a operação ao comprar aquelas ações GGBR4, sabia dos riscos e os tinha aceitado. Não existiria prejuízo sem trade e não existiria trade sem um operador, logo, a responsabilidade é do operador.

Por isso que a idéia de culpar os outros é irracional e infantil. Os outros traders estão pouco se f*dendo para o que você quer, eles também querem dinheiro. Um bom trader precisa se responsabilizar pelos seus erros, pelos seus acertos e em alguns casos, até pelos fatores externos.

Mas foi o Governo, a Chuva e a Bolsa de Valores!

…mas foi a piscina que surgiu no meio do caminho! Não deu pra parar! Como que a culpa é minha!?

Não é só nos mercados financeiros onde a “regra” da responsabilidade total deve ser considerada. Na “vida real” também não vale a pena ficar culpando os outros pelos seus erros.

Por exemplo, você mora numa cidade que sempre enche de água, decide sair de casa, fica preso no trânsito, chove muito e seu carro inunda, perda total.

De quem é a culpa?

Muitos diriam:

“A prefeitura deveria ter feito algo pela população! Nós pagamos impostos e mimimimi!”

Outros culpariam as próprias chuvas, o aquecimento global ou até a baixa impermeabilidade do veículo.

Porém nada vai mudar o fato de quem decidiu morar num lugar assim foi você. Quem decidiu entrar no trânsito ou comprar um carro furado também foi você. Será que foi o azar? Não, pois você sabe onde mora e além disso, o carro não se ligou sozinho.

Outro exemplo muito comum é quando as pessoas ficam reclamando de falta de dinheiro e da violência das cidades.

O cara mora num lugar horrível e violento mas “não pode” sair porque tem emprego, esposa, filhos e blá blá blá. Quando alguma coisa ruim acontece, muitos ficam com pena desse cara, porém eles não levam em conta que ele não foi obrigado a ter filhos ou ter gasto uma fortuna no casamento.

Ele poderia ter feito isso depois de se mudar para um lugar decente, podia ter planejado. Portanto, se ele quisesse ter saído do lugar, teria sido possível. A culpa foi dele, e não do patrão que paga pouco ou dos bandidos do bairro. Ele se colocou nessa situação!

Talvez alguns achem que isso tudo é cruel mas é a realidade. E traders estariam brincando com fogo se dessem atenção a qualquer outra coisa que não fosse a realidade.

O fato é que um trader NUNCA terá sucesso se ele tiver a ridícula tendência de culpar outras coisas ou outras pessoas pelos seus erros.

Se algum trade der errado, ele pode falar:

“MACD de merda que não funciona, o criador é um idiota!”

…ou…

“PQP, porque esse banco inútil foi falir!? Porque esses executivos imbecis não tiveram cuidado? Por causa deles, perdi dinheiro!”

Mas foi ele quem decidiu operar ações do banco utilizando o indicador MACD.

Um cara desses não chegará a lugar algum pois ele é incapaz de assumir a responsabilidade pelas suas atitudes. Se não quiser ser responsável, tudo bem, mas então não adquira a porcaria da responsabilidade pra começar!

E se já começou, desista se for possível! Se não for capaz de ser um bom qualquer-coisa, não seja!

Faça direito ou não faça! É simples!

Mas também não precisa ser um mané!


Porém, aí podemos ter um outro problema.

Se você tiver essa tendência de culpar os outros e quiser se “curar”, a transição deve incluir uma boa dose de bom senso para não acabar se responsabilizando por coisas nada a ver.

Se acontecer de, do nada, a Bovespa deixar de existir e você acabar perdendo todas as suas ações, todo o seu dinheiro e acabar morrendo de fome, a culpa é sua. Você decidiu operar na Bovespa, não fez reservas em outros lugares, como no Tesouro Direto, e agora está pagando pelo seu erro.

Mas se a Terra for atacada por aliens ou um míssil entrar pela janela, te acertando na cabeça, não dá pra falar:

“PQP, fiz merda, deveria ter ido morar em outro planeta!”

Ou, se ainda estiver vivo…

“Droga! Eu deveria ter previsto que isso iria acontecer algum dia! Ou podia ter fechado a janela sei lá”

Como já disse, às vezes é puro azar! Ocasionalmente, acontecem coisas ruins que tinham uma baixíssima probabilidade de acontecerem e também, praticamente impossíveis de serem previstas, essa é a definição racional de azar.

Uma pessoa com o mínimo de bom senso não se culpa por coisas nada a ver. Deixe esse papel para os ativistas que tentam salvar o mundo porque precisam dessa atividade suplente para preencher o vazio que sentem em suas vidas.

Não seja como eles e não se culpe por tudo, preste atenção para poder diferenciar. Mantenha um equilíbrio e seja racional.

É impossível operar corretamente sem ser honesto e transparente. Aquele que tentar, poderá começar a mentir, ou para os outros, ou para si mesmo.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


17 Comentários Porque a Culpa é SUA Quando Algo Dá Errado Na Bolsa de Valores

  1. pedrojorge

    Muito foda! Queria que 200 pessoas que vivem ao meu redor lessem esse post…. ops… a culpa é minha de viver ao redor deles…. posso me mudar pra uma casa isolada na floresta ou pra marte

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Eu não coloco porque tem gente que vê “urgh, 2012?? é velho, não vale mais” e desiste de ler. Então ficou assim.

      Mas colocar não a data de publicação e sim, da última edição é uma ideia interessante, vou pesquisar sobre isso. 🙂

      Responder
      1. Lucas Perdomo

        Entendi!!

        Nesse caso, talvez apenas evidenciar os posts atualizados, sem colocar data de atualização, senão as pessoas também vão poder ver a data de ultima atualização no futuro, e pensar que o artigo é velho, e desistir de ler.

        Enfim, faça o que vc fizer, como tá já tá bom demais ^_^

        Responder
  2. sergio

    É meu amigo já nascemos chorando !!!! foi o primeiro ato do ser humano e talvez o ultimo…mas no meio do caminho a gente tem de enxugar as lagrimas e seguir em frente,buaaaaaaaaaaaaaaa!

    Responder
  3. Filipe de Oliveira

    Boa, Hugo. Acompanho há tempos às suas dicas, fico feliz por ter voltado. Estou no aguardo por mais posts.
    P.s: Deixei uma mensagem inbox no seu facebook -quando aceitou minha solicitação-, há bem uns tempos atrás, agradecendo por seus conselhos, se puder dar uma olhada. Nome do meu perfil: Filipe Oliveira.
    Abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *