Ok, eu já disse que investir na poupança é uma idéia péssima e que no lugar, você deveria considerar a bolsa de valores.
Mas você não quer saber do mercado de ações porque prefere a poupança, tudo bem.
Você pode sempre comprar algumas ações mais tarde…
Bem, a quantia a ser aplicada depende. O que você quer com a poupança? Poupar para a faculdade dos seus filhos, um casamento ou um carro? Ou quer apenas ter um dinheiro guardado com segurança no banco sendo mais ou menos protegido contra a inflação?
No primeiro caso, o de poupar para alguma coisa. É preciso aplicar exatamente a quantia necessária ou então, o suficiente para que quando você vá precisar do dinheiro, tudo o que você precisa esteja lá.
Se o carro que você quer custa 100 mil reais mas você só tem mil reais, é possível aplicar esses mil reais e ir juntando aos poucos.
Quando você tiver o dinheiro, depois de 500 anos (na bolsa de valores seria mais rápido), o carro custará 200 mil reais. Mas como a poupança tende a empatar a inflação, você terá 200 mil reais também.
Tenha em mente de que nesse caso a poupança é apenas um cofrinho daqueles de porquinho, mas que é eletrônico e vem com o bônus de lutador contra a inflação.
Se o carro, casamento ou qualquer coisa que você queira precisa de uma grande quantia de dinheiro que não pode ser arriscada de maneira alguma, a poupança é a sua melhor e mais segura escolha… até que venha um Collor 2… mas isso provavelmente não vai acontecer.
Agora, a outra resposta diz respeito ao colchão de segurança.
Nesse caso você não quer nem saber de comprar nada e mesmo se for rico, não vai pegar todo o dinheiro e comprar ações da bolsa de valores. Isso porque a função desse dinheiro é a de te proteger de emergências.
A estratégia é ótima para quem perde o emprego. Você aplica até ter 6 meses de salário e aí, esquece tudo. Aí se algo acontecer, é só pegar o dinheiro se for preciso.
Se você ganha 2 mil por mês, deve ter 12 mil na poupança pelo menos. Se ganha 4 mil, precisa de 24 mil e por aí vai.
Lembrando que quando você tem dinheiro demais aplicado, entram os impostos, portanto, tudo que passar do valor máximo deve ser investido na bolsa de valores.
Afinal, se é para pagar imposto de qualquer forma, que pelo menos pague ao investir em algo que realmente dê dinheiro, como na Bovespa.