Quanto Dinheiro Devo Aplicar na Poupança?

Ok, eu já disse que investir na poupança é uma idéia péssima e que no lugar, você deveria considerar a bolsa de valores.

Mas você não quer saber do mercado de ações porque prefere a poupança, tudo bem.

Você pode sempre comprar algumas ações mais tarde…

Bem, a quantia a ser aplicada depende. O que você quer com a poupança? Poupar para a faculdade dos seus filhos, um casamento ou um carro? Ou quer apenas ter um dinheiro guardado com segurança no banco sendo mais ou menos protegido contra a inflação?

No primeiro caso, o de poupar para alguma coisa. É preciso aplicar exatamente a quantia necessária ou então, o suficiente para que quando você vá precisar do dinheiro, tudo o que você precisa esteja lá.

Se o carro que você quer custa 100 mil reais mas você só tem mil reais, é possível aplicar esses mil reais e ir juntando aos poucos.

Quando você tiver o dinheiro, depois de 500 anos (na bolsa de valores seria mais rápido), o carro custará 200 mil reais. Mas como a poupança tende a empatar a inflação, você terá 200 mil reais também.

Tenha em mente de que nesse caso a poupança é apenas um cofrinho daqueles de porquinho, mas que é eletrônico e vem com o bônus de lutador contra a inflação.

Se o carro, casamento ou qualquer coisa que você queira precisa de uma grande quantia de dinheiro que não pode ser arriscada de maneira alguma, a poupança é a sua melhor e mais segura escolha… até que venha um Collor 2… mas isso provavelmente não vai acontecer.

Agora, a outra resposta diz respeito ao colchão de segurança.

Nesse caso você não quer nem saber de comprar nada e mesmo se for rico, não vai pegar todo o dinheiro e comprar ações da bolsa de valores. Isso porque a função desse dinheiro é a de te proteger de emergências.

A estratégia é ótima para quem perde o emprego. Você aplica até ter 6 meses de salário e aí, esquece tudo. Aí se algo acontecer, é só pegar o dinheiro se for preciso.

Se você ganha 2 mil por mês, deve ter 12 mil na poupança pelo menos. Se ganha 4 mil, precisa de 24 mil e por aí vai.

Lembrando que quando você tem dinheiro demais aplicado, entram os impostos, portanto, tudo que passar do valor máximo deve ser investido na bolsa de valores.

Afinal, se é para pagar imposto de qualquer forma, que pelo menos pague ao investir em algo que realmente dê dinheiro, como na Bovespa.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *