Os Axiomas de Moyamba: Sempre Venda Cedo Demais!

Eles dizem:

“Sempre que você começar a ter lucro em algum trade, seja em ações, opções ou qualquer outra coisa, vaze o mais rápido possível! Pegue o que já conseguiu e fuja para as colinas antes que perca tudo!

 

O sucesso é temporário, uma hora a sua sorte vai acabar, os gráficos vão despencar com tanta força que irão quebrar o monitor, o teclado e deixarão um caminho de destruição que chegará até os seus testículos, onde você sentirá a maior dor de sua vida além de estar condenado a perder até o direito de respirar e de existir.

 

Portanto SEMPRE venda cedo demais! Todos sabemos que essa é a coisa sensata a se fazer porque estamos carecas de ouvir que o que faz com que nós ganhemos no mercado é a sorte, né? Né?”

Pois é…

De todos os conselhos estúpidos e ridículos que se ouve por aí, uns dos piores, mais patéticos, errados e prejudiciais aos traders novatos com certeza é esse, o famoso “venda sempre cedo demais” do curiosamente popular “Os Axiomas de Zurique” de Max Gunther, um livro muito bom em algumas partes e hediondamente contraditório em outras.

Mas Porque Esse Conselho é Idiota?

Antes de tudo vamos analisar outro conselho do mesmo livro que diz para fugir assim que a ação, futuro ou whatever, começarem a ir para o saco, o que é um dos melhores conselhos que se pode dar.

Pensem, se um cara sai cedo demais quando começa a fazer dinheiro e também quando começa a perder, o que deve acontecer no final? Nada, ou em bom francês, merda nenhuma.

Quem seguir o segundo conselho de sair quando a coisa aperta, já tem uma bela vantagem, mas quando esse mesmo cara começar a ter lucro ele der de sair correndo e “vender cedo demais”, ele nunca será capaz de aproveitar o que o trade pode oferecer, e não seguirá corretamente as tendências, sempre pulará antes dos términos e além de ficar frustado, terá em conta, um resultado que poderá entrar para o Wikipedia como exemplo do termo “status quo”, legal e sagaz uh?

No livro do Max, ele explica que algumas pessoas, motivadas pela ganância, acabam ficando tempo demais num “investimento” e quando esse começa a ir pro saco eles não fazem nada por medo.

Mas espera aí!

O problema não é que eles ficam tempo demais com o treco, o problema é que eles demoram pra sair quando o mesmo está começando a Titanicar! Ou seja, esse “venda cedo demais” do Max Gunther só serve para impedir pessoas burras, gananciosas e covardes de cometerem suicídio econômico se elas não seguiram o outro conselho que o próprio autor dá!

Contradição? Perda de tempo? Magina…

O Que Você Deve Fazer?

Isto é, além de evitar ficar no trade até ele afundar…

Não venda e nem compre!

Eu não “compro” e nem “vendo” ações, eu sempre sou comprado ou vendido automaticamente, ou seja, uso stop compra e stop venda.

Com o uso do stop é mais improvável você fazer algo idiotamente emocional porquê o stop já está lá, você pode estar petrificado de medo mas o seu stop colocado antes por um você mais racional e não desesperado está no lugar certo pra te proteger. E mesmo se você ainda não tiver um controle emocional grande coisa e for fazer algo, é sempre possível subir o stop venda se você estiver comprado ou descer o stop compra se você estiver vendido, mas NUNCA o contrário.

É possível acabar saindo muito cedo? Infelizmente é, se você subir ou descer o stop de forma extrema, porém é possível voltar depois se achar inteligente (conselho do próprio Gunther, o contraditório!)

De qualquer forma, com o bom uso desse maravilhosa ferramenta , será difícil seu trade bem feito e lucrativo virar prejuízo, pois o seu “anjo da guarda” estará lá para te salvar caso sua mente “pare de funcionar”, a não ser que você seja burro demais (ou seja bilionário e tenha problemas de liquidez) e não queira usar stop, nesse caso você está f*dido.

Então seja esperto!

Nunca venda (ou recompre, se estiver vendendo a descoberto) cedo demais, não deixe que o medo e a irracionalidade atrapalhe seu trade. Use o stop, a melhor ferramenta que existe no mundo da especulação poderá te salvar de você mesmo se o seu controle emocional for para o brejo.

E você? Acreditou nesse “axioma” bobo? Deixou de fazer dinheiro? Comente!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


7 Comentários Os Axiomas de Moyamba: Sempre Venda Cedo Demais!

  1. jose ricardo

    rapaz concordo contigo!

    o próprio axioma já define “cedo demais”! hehehe

    já li o livro também, mas achei meio viagem, só que sem dúvida vale a pena a leitura, com cautela é claro!!!

    Responder
    1. Hugo

      Oi Jose!

      Na verdade eu estou para reler “Os Axiomas de Zurique” e até agora, confesso que estou mudando um pouco minha opinião sobre o livro em geral. O autor continua louco quando diz que devemos vender cedo demais, porém, em alguns outros capítulos, ele tem razão.

      Eu acho que ele gosta de operar contra a tendência e gosta de utilizar stop gain. O problema é que o autor, Max Gunther, não deixou as coisas claras o suficiente :S

      O livro precisa de uma revisão para esclarecer tudo. Algumas coisas ficariam melhor apenas com algumas observações, mas até lá “vender cedo demais” continua sendo um conselho retardado para trend-followers.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  2. DANILLO

    Isso é uma discussão muito mais complicada do que se pensa. Diz o ditado … LUCRO BOM É LUCRO NO BOLSO… existem muitos tendo esse paradigma como objeto de reflexão. De um lado eu poderia falar de GEORGE SOROS que é rápido, e a tecnica SCALPER. De outro eu poderia falar o BUFFET. Sou scalper e é assim que me sinto mais confortável e é assim que ganho mais e é que já tem tempo que tenho isso a prova.
    http://www.investmundo.350.com

    Responder
    1. Hugo

      Lucro bom pode ser lucro no bolso mas, pelo menos para trend-followers, valem mais 3 voando do que 1 na mão.

      Se você é um scalper e sua estratégia funciona para você, então beleza! Existe uma diferença entre vender cedo demais por medo ou monguisse, no caso o tema do post, ou então vender “cedo demais” porque é assim que você opera e exatamente dessa maneira que os seus resultados são melhores.

      Escrevi um post sobre isso chamado Os Axiomas da Bolsa de Valores e Suas Excessões.

      Não sei como os scalpers trabalham, talvez eles usem targets e eu odeio targets. Mas é por isso que eu sou um trend-follower e não um scalper hehehe 😛

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  3. Lorran

    Temos que levar em consideração que o livro não trata especificamente de tranding com ações e sim em especulação de forma geral, e o autor do livro fala que devemos estudar sempre o mercado em que fazemos especulações, por exemplo algumas estrategias de ações não serve para o forex. As vezes esse ”axioma” venda cedo demais, sirva para quem faz especulação com imoveis, ou até mesmo no mercado de artes, enfim hoje em dia pode se fazer especulação com quase tudo na vida.

    Responder
  4. André Machado

    Eu acho essa página boa demais!!! Se eu tivesse saco, capricho e, mais importante, talento para escrever, eu gostaria de fazer uma igual!!! Congrats hermano! Abcs do Ogro de Wall St.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *