Os 6 Melhores Livros para Operadores Intermediários na Bolsa

Atendendo a pedidos faço aqui uma pequena lista dos 6 melhores livros para traders intermediários. Infelizmente, como o mercado nacional é realmente muito limitado, a maior parte deles são livros americanos, inclusive o único que está em português, foi traduzido.

Esse material de estudo que recomendarei, serve para todos aqueles operadores do mercado financeiro que levam a especulação de forma séria, nem que seja só um pouquinho. Mesmo porque uma boa parte desses livros exigem um nível de conhecimento mais alto, seja sobre a bolsa de valores, análise técnica, trading ou até mesmo de inglês e compreensão de texto.

E é por esses motivos que ficará mais difícil de fazer piadinhas, mas não priêmos cânico pois antes de começar, farei uma aqui! \o/

Era uma vez um forte no meio do deserto cheio de soldadinhos felizes. Eles faziam suas coisas bobas quando do nada, surgiu um enorme batalhão de outros soldados ao horizonte, do lado de fora do forte! Todos ficaram super agitados e então o general foi conferir para tentar saber o acontecia. Ele chegou no soldado e perguntou: “Soldado!! Quem são esses que se aproximam? Amigos ou inimigos?”, e então ouviu a resposta: “Acho que são amigos senhor, pois estão todos juntos!” 😀

Ótima, muito boa heuhuheh… ok, agora, sem delongas, apresento os 6 melhores livros para operadores com conhecimentos médios sobre a bolsa de valores e a arte da especulação.

6 – Aprenda a Operar Vendido e Vencer na Bolsa em Queda por Dr. Alexander Elder

Pra começar, porque diabos todas as lojas se referem a este livro como “Aprenda a Operar Vendido e Vencer na Bolsa em Queda” quando na porra da capa está “Aprenda a Vender e Operar Vendido”? Que tosco não? Ok, de qualquer forma o único item em português da lista é mais uma obra (muito cara) do conhecido Dr. Alexander Elder.

Neste livro ele te ensina como vender à descoberto. Para aqueles que gostam do estilo do Dr. Elder, vários osciladores e indicadores, esse livro é um prato cheio. A obra foi dividida em 3 partes: a primeira explica como comprar, cuidar do risco e manter seus relatórios de operações, a segunda fala como vender e a terceira e última parte fala como vender à descoberto, que é a parte realmente que interessa já que o resto, vocês provavelmente já sabem. Tá, é isso.

O que eu acho desse livro é o seguinte: em algumas partes ele é realmente muito parecido com todos os outros já escritos pelo autor, o que é um saco, mas as partes “inéditas” são bem interessantes pois o Dr. Elder apresenta algumas idéias (e metáforas) legais que podem ser consideradas.

Para terminar, recomendo esse livro para aqueles que não sabem nada sobre venda à descoberto, ou tem medo de operar vendido. Com conhecimento nessa área, esses traders podem dar um significativo passo em direção à uma formação melhor, afinal, nenhum especulador realmente bom fica com medinho de operar vendido.

5 – A série Market Wizards por Jack Schwager

Sim, são 3 livros de entrevistas, estou recomendando os 3, o Market Wizards, o The New Market Wizards e o último, Stock Market Wizards. O motivo para essa escolha é simples, ao ler este tipo de material você ocasionalmente capta alguma idéia nova dos traders entrevistados e pode aplicar nas suas próprias operações ou sistemas.

E olha que são realmente vários entrevistados, entre os mais conhecidos estão Ed Seykota, Paul Tudor Jones, Richard Dennis e William Eckhardt, Dr. Van K. Tharp (autor do último livro), Victor Sperandeo (autor do próximo livro), Linda Raschke, Mark D. Cook, Mark Minervini, Steve Cohen e o já falecido Ari Kiev. Apesar de alguns dos outros caras não falarem nada de especulação e sim de análise fundamentalista ou tecno-fundamentalista como o criador do Sistema CAN SLIM, William O’Neil, a leitura continua sendo útil pois mesmo ao ler sobre outras áreas, é possível captar boas idéias ou pelo menos se manter entretido por algumas horas.

Alguns podem argumentar que esta série poderia ser recomenda mais para operadores iniciantes, porém eu discordo, pois a quantidade de iniciantes que iria boiar totalmente nessas entrevistas seria muito grande. O que seria uma pena, já que eles esqueceriam esses livros e provavelmente não voltariam mais. Ah, você encontra no amazon… leva 1 mês pra chegar 🙁

4 – Trader Vic – Methods of a Wall Street Master por Victor Sperandeo

Esse é um dos mais legais. Victor Sperandeo (entrevistado no segundo Market Wizards) explica como ele se tornou um trader profissional. No começo, Victor fazia dinheiro jogando pôker, mas como não era uma atividade “legal”, ele decidiu simplesmente seguir a carreira que tinha mais potencial para render dinheiro, escolheu a especulação e deu muita sorte de gostar do jogo, que é muito parecido com o pôker.

Esse livro é 30% biografia e 70% análise técnica. Ele explica a Teoria Dow, como traçar linhas de suportes e resistências corretamente, algumas técnicas de entrada, algumas de saída, uma introdução à economia e por fim dá dicas muito boas sobre position sizing, como por exemplo, a de usar tamanhos de posições variáveis, ou seja, aumentar o risco inicial quando a operação anterior der lucro e diminuir quando der prejuízo.

Isso é ótimo porque muitas ações costumam ser stopadas ao mesmo tempo, afinal, andam em grupos. Tá, voltando. Gosto bastante desse livro e recomendo, menos para os iniciantes bem iniciantes, eles boiariam um bocado… Você encontra Trader Vic, junto com a continuação (que eu não li) também no amazon.

3 – The Disciplined Trader por Mark Douglas

Primeiro livro sobre psicologia do trading escrito pelo Mark Douglas, autor do ótimo Trading in the Zone. As diferenças entre os dois são claras, o TiTZ é simples e fácil de se entender e este TDT é bem mais complicado pois na época, aparentemente o autor gostava de escrever difícil…

Outra diferença é que, enquanto o TiTZ tenta resolver um problema psicológico qualquer do trader, o The Disciplined Trader procura localizar o problema, analisá-lo profundamente de vários pontos de vista, como o psicológico (duh) e o filosófico, com o objetivo de fazer com que o leitor entenda o que se passa e o porquê.

Na teoria, como esse saiu antes, você deveria lê-lo antes do segundo, porém como o segundo é tão mais fácil e mais simples, é melhor começar com ele. Por isso a minha sugestão é: leia The Disciplined Trader apenas depois do Trading in the Zone. Apesar da ordem estar, teoricamente trocada, o custo-benefício de ler nessa ordem facilita muito o entendimento.

Recomendo apenas para traders intermediários com inglês bom e alta capacidade de concentração. Quem conseguir sobreviver às frases embaçadas, não se arrependerá. Ahh, e você sabe onde encontrá-lo…

2 – Enhancing Trader Performance por Dr. Brett N. Steenbarger, Ph.D.

Este também é complicadinho. O segundo livro (não li os outros) do day-trader e trading coach Dr. Brett Steenbarger explica que o trading é uma atividade de performance como um esporte físico.

Ele faz várias (realmente várias) comparações com esportistas e traça semelhanças no comportamento dos dois tipos de “atletas”. Comenta sobre a importância do treinamento e da repetição, de ter um treinador e ainda defende o uso de (bons, eu disse bons!) simuladores de mercado com argumentos bem razoáveis, tudo com vários exemplos para facilitar o entendimento.

O legal é que esse livro trata da especulação de uma maneira diferente e relativamente inédita. O chato é que praticamente todas as páginas gritam: “Conteúdo para day-traders! Livro para day-traders!”, o que cansa depois de um tempo se você for um swing ou position-trader.

Por isso recomendo esse interessantíssimo Enhancing Trader Performance principalmente para day-traders que querem (e devem) entender melhor as típicas pressões psicológicas que envolvem um operador nos momentos mais difíceis de sua carreira.

1 – Trade Your Way to Financial Freedom por Van K. Tharp

O título realmente rídiculo não faz justiça ao bom conteúdo apresentado. Este, já analisado, Trade Your Way to Financial Freedom do Van K. Tharp discute vários pontos importantes da especulação e dos investimentos no mercado financeiro, isto é, ele explica algumas coisas básicas como qual é a diferença entre análise técnica e análise fundamentalista ou o que são stops, apresenta também alguns motivos psicológicos pelos quais os operadores continuam comentendo os mesmos erros o tempo todo e etc.

Tudo isso é até meio padrão, mas onde o livro realmente brilha é na parte sobre a estrutura de um sistema de trading. O autor fala sobre várias técnicas de position sizing de forma detalhada, comenta a importância do fator expectativa vs. oportunidade, dá exemplos (e usa estatísticas) realmente incríveis utilizando a metáfora de uma guerra de bolas de neve com sistemas de trading e por aí vai.

Na verdade Trade Your blá blá… seria um dos melhores livros sobre especulação se pudéssemos excluir todas as partes que não falam sobre sistemas e position sizing, infelizmente não podemos. Mas apesar disso, seria impossível não recomendá-lo apenas porque ele tem algumas partes bobinhas e chatas. Ironicamente, este livro define a especulação: erre o quanto for necessário, contanto que quando acerte, você REALMENTE acerte 🙂

Conclusão

Não sei como concluir então…

Encherei linguiça para parecer que eu disse mais do que realmente disse!

Ok, vamos lá!

Estes livros, se utilizados corretamente e nos momentos certos, serão de grande ajuda para traders atingirem um nível mais alto de excelência em qualquer tipo de especulação, seja com ações, futuros, passados, presentes, pretéritos-imperfeitos, adjetivos, opções ou mercadorias como balas, doces, café, boi gordo, boi magro, boi anoréxico ou bois com obesidade mórbida.

Só se for morbidamente sexy 😀

E aí? Gostou da lista? Acha que eu deveria excluir ou incluir algum livro? Dê sua opinião, comente!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


24 Comentários Os 6 Melhores Livros para Operadores Intermediários na Bolsa

  1. Marco "O Trader" Fernandes

    Voce já leu Estratégias Estatísticas em Investimentos por Ademir Xavier?
    Eu achei BEEEEEEM interessante, mas nao é pra iniciantes.
    Ele basicamente nao fala nada de analise tecnica etc, mas fala de money maganer e principalmente faz várias simulações interessantes de operações com stops variados. Tanto para Stop loss quanto Gain. De uma olhada acho que vale a pena.
    E tem também o Como Ganhar Dinheiro no Mercado Financeiro por Rafael Paschoarelli, esse é assim eu so gostei mesmo da parte do Trader, que é a que me interessa mais, mas ele fala de position e etec.
    Pelo jeito voce gosta de ler pesadamente, hehe, talvez até já tenha lido esses dois. Se já leu me diga oque achou!

    Abraços

    Responder
    1. Hugo

      É que o filtro pensou que a sua mensagem era spam, mas tudo bem.

      Eu não conhecia esses, para ser honesto, eu praticamente não conheço livros nacionais, as prateleiras costumam ter apenas material para iniciantes bem iniciantes, com os livros mais avançados todos escondidos sei lá onde, mas vou dar uma olhada nesses aí!

      Obrigado pelas dicas!

      Responder
    1. Hugo

      Não muitos. Estava lendo um bem complicadinho do Van Tharp que fala 100% de position sizing (guide to position sizing ou algo assim), acho que daria pra incluir na lista. Só que minha idéia para “avançado” seria algo realmente técnico que auxilia traders a criarem sistemas, testarem e talvez que ensinem a programar um sistema 100% mecânico ou algo nada simples do tipo. Mas não conheço nenhum assim, não tenho muitas idéias. Porém já sei que iria incluir livros sobre opções, futuros, forex e etc, só não sei quais 😀

      Ahh é, e tem aquele problema de que às vezes, quanto mais avançado, mais inútil porque alguns de nós tem a mania de complicar coisas que são simples, por isso fica ainda mais difícil de escolher :S

      Responder
  2. Celso

    Gostaria de saber a sua opinião sobre “Technical Analysis of Stock Trends” de Robert D. Edwardas, John Magee e W.H.C.Bassetti.

    E também do “The Master Swing Trader Toolkit” do Alan S. Farley.

    Caso você os tenha lido ou ouvido à respeito.
    Obrigado

    Responder
    1. Hugo

      Olá Celso!

      Cara, sinto muito mas eu não conheço nenhum deles 😛

      O máximo que posso falar é que li o The Master Swing Trade “1” e não vi nada de especial, na verdade até fiquei um pouco cansado porque o autor organiza as informações de uma maneira confusa, pelo menos para mim. Se ele mudou seu estilo de escrever (vai que você tenha uma amostra para saber, sei lá), talvez você possa arriscar. Caso contrário, iria de Technical Analysis of the Financial Markets: A Comprehensive Guide to Trading Methods and Applications do John J. Murphy. Eu o li já faz um bom tempo e gostei.

      Agora sobre o primeiro livro que você mencionou, não sei bulhufas! Verei se o encontro em algum lugar para dar uma olhada.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  3. Ulisses

    Olá Hugo,

    Gostaria de saber se você já leu o livro “Secrets for Profiting in Bull and Bear Markets por Stan Weistein”, caso a resposta for positiva, poderia dizer a sua opinião sobre o livro?

    Tenho uma dúvida no livro “Trade Your Way to Financial Freedom”, pois o autor sita que para evitarmos a zona de ruído na hora de colocarmos o nosso Stop Loss, devemos pegar os últimos resultados da ação, fazermos uma média e depois fazermos uma multiplicação entre 2,7 a 3,4, gostaria de saber se ele utiliza apenas os dias de baixa para fazer a média ou se ele faz uma média incluindo dias de alta também? Essa parte ficou um pouco confusa.

    Abraço

    Responder
    1. Hugo

      Oi Ulisses!

      Eu não conheço esse livro não 🙁
      Mas vou procurar dar uma olhada quando for possível 😀

      O Van Tharp está falando do ATR. Eu expliquei como calcular o ATR no segundo post sobre position sizing.
      A média que ele fala se refere ao valor diário do ATR e esse valor já inclui dados como fechamento, abertura e etc.

      Basicamente ele está explicando como funciona o stop dos Turtles Traders. Só que eles usavam 2 vezes o valor do ATR abaixo da mínima e o Van Tharp sugere de 2,7 à 3,4.
      Interessante que você postou isso porque quando eu fiz meu sistema pra Bovespa, percebi que esse valor dos Turtles, de 2ATR, era meio curto. O de 3 funcionou consideravelmente melhor.

      BTW, se não quiser calcular o atr todo dia (apesar de que é bem fácil com o excel) use o ADVFN.com, ele te dá o valor da atr. Basta multiplicar esse valor por 2,7 à 3,4, colocar abaixo dá mínima e tadá, está aí o seu stop.

      Beleza?

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  4. Ulisses

    Olá Hugo,

    Obrigado pelo esclarecimento. Uma dúvida, você fez o seu sistema para utilizar as cotações da Bovespa ou para a empresa Bovespa?. Poderia falar um pouco sobre a complexidade de se montar um sistema, pois é exatamente no momento em que estou agora e os livros que você indicou estão me ajudando bastante. Tenho a impressão de que é algo muito complicado, mas que depois de montado deve ser tranquilo, pois trata-se particularmente de conhecer a si mesmo (Santo Graal). Quanto tempo vc levou para montar o seu? E de que ponto você partiu? Qual a importância das Bandas de Bollinger, Fibonacci e Elliott Wave? Estou precisando organizar meus conhecimentos para montar o sistema.

    Abraço,
    Ulisses

    Responder
    1. Hugo

      Oi Ulisses!

      Cotações da Bovespa mesmo. Apesar dos testes terem sido feito em sua maioria em ações do índice ibovespa.

      Montar um sistema de trading não é simples. O problema maior está em como testar tudo. Eu fiz no excel e depois, passei o olhômetro para ter um feeling do sistema. Mas jogar os dados no excel é complicado, ainda mais porque o meu sistema não é 100% mecânico. Tá mais para uns 88%

      E sim, pode demorar bastante, alguns meses se você tiver pouco tempo, e pelo menos nos primeiros sistemas. Depois você meio que acaba se acostumando com os procedimentos e a coisa fica menos confusa. É óbvio que um software de backtesting ajudaria pra kct mas eu não uso windows e o excel acabou resolvendo.

      Mas hoje, eu usaria os programas “genéricos” de backtest, se é que você me entende.

      Nunca usei as bandas de bollinger e não gosto das linhas de fibonacci. Conheço a teoria das Elliot Waves mas não também nunca considerei. Meu negócio são suportes e resistências e stop atr com position sizing também de atr. Basicamente, uma versão diferente do sistema dos turtles.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  5. Ulisses

    Olá Hugo,

    Mais uma vez obrigado. Atualmente estou me dedicando em tempo integral para montar o meu sistema, mas ainda estou um pouco confuso, principalmente, pelo fato de não ter um modelo, você indica algum livro que não esteja entre os 12 que você indicou (pois esses já estou lendo), com modelos de sistemas que você considera interessante e viáveis.

    Se possível gostaria que você comentasse sobre o garoto que o Victor Sparandeo sitou no segundo capitulo do livro “Trader Vic”, pois segundo a história o garoto manjava muito de análise técnica chegava a trabalhar 16 horas por dia, mas não rendia nada, qual o motivo que faz isso acontecer e como evitá-lo.

    Gostaria de saber também se você já leu o livro “How to Make Money in Stocks do William J.Oneil”, caso a resposta for positiva, poderia dizer a sua opinião sobre o livro?

    Abraço,
    Ulisses

    Responder
    1. Hugo

      Oi Ulisses,

      Livros com modelos de sistemas de trading. Ok, o problema é que a maioria deles não fornece dados muito palpáveis sobre position sizing, acredito que essa parte ficará por sua conta mesmo. Por falar nisso, eu não lembro se já te perguntei, você tem o Definitive Guide to Position Sizing do Van K. Tharp? Ok, voltando…

      Nesses 3 livros talvez você encontre idéias interessantes:

      1 – Long Term Secrets to Short Term Trading do Larry Williams (idéias mesmo)
      2 – Forex Conquered: High Probability Systems and Strategies for Active Traders do John L. Person (é sobre forex mas AT é universal, então…)
      3 – Mechanical Trading Systems: Pairing Trader Psychology with Technical Analysis do Richard Weissman (mais idéias)

      Agora, você precisa ser muito mais específico porque eu não consegui localizar a citação do cara que trabalhava 16 horas por dia. Se me lembro bem o cara comia sanduíches de atum… de qualquer forma, o problema era que o cara pensava em análise técnica muito mais do que pensava em probabilidades, em position sizing e essas coisas do tipo. Mas eu não lembro direto, você precisa especificar a página.

      Nunca li nada do William O’Neil mas li sua entrevista no Market Wizards (acho que era o primeiro) e escrevi breve e resumidamente sobre o seu sistema tecno-fundamentalista, o método CAN SLIM. Se quiser, está em Aprenda a Operar, lá para Abril acho.

      Abraço,
      Hugo

      btw: vou te mandar um e-mail

      Responder
  6. Ulisses

    Olá Hugo,

    Tenho e já li os seguintes livros sobre position sizing:

    Trade Your Way to Financial Freedom;
    Trading in the Zone e;
    Trader Vic;

    Mas irei providenciar o Definitive Guide to Position Sizing também, resumindo em relação ao Position Sizing e Money Management estou um pouco mais tranquilo o meu maior problema nesse momento está sendo no desenvolvimento do meu sistema técnico. Vou providenciar os 3 livros sugeridos também e agradeço a indicação.

    Acabei de ler o Trader Vic e fiquei com dúvidas em relação a Teoria Dow, você indica algum livro para que eu possa entender melhor? Em relação ao cara que trabalhava 16 horas, pode esquecer, pois com sua breve explicação já consegui entender, obrigado.

    Abraço,
    Ulisses

    btw: aguardo o seu e-mail.

    Responder
    1. Hugo

      Então, pior que sobre a Teoria Dow eu iria recomendar o do Trader Vic mesmo ahahahahaha.

      Tirando esse eu não conheço nenhum. Acredito que aqueles sobre fibonacci e coisas do tipo explicam muito bem, porém como essas coisas nunca fizeram minha cabeça, não posso recomendar um específico. Talvez no futuro.

      BTW: já vou mandar.

      Responder
  7. Mario Takashiwa

    Eu estou do lado do Marco, acho que o Estratégias Estatísticas em Investimentos do Ademir Xavier é muito interessante.

    Também não acho que o mercado nacional seja tão ruim quanto você diz. Só porque você prefere livros estrangeiros não significa que os brasileiros sejam maus.

    Sugiro isso então, mais análises sobre livros nacionais 😉

    Responder
  8. renan

    Olá Hugo
    gostaria de saber se vc tem sugestões de como criar métodos de fechar posições no mercado. Vc conhece algum livro que explique detalhadamente como montar um sistema de trade?

    Responder
    1. Hugo

      Oi Renan, eu concordo com que o Paulo (que não é o Hugo auheaieuhaieuaheih XD) disse.

      Fechar posições… stop ATR 3 períodos (eu acho sagaz) e time stop loss se você tá num papel zumbi e surge um sinal em algum papel que provavelmente não é um zumbi.

      Por falar em zumbis a nova série Walking Dead é bem legal 😀

      Anyway, o segredo pra fechar posições está na simplicidade. E o lance dos sistemas, vale o que o Paulo comentou do Van Tharp e talz. Sagaz? Então sagaz. Flw.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  9. Paulo

    Olá Renan, eu sou o Paulo (portanto não o Hugo, rs) mas vou dar meu pitaco.
    Montar um sistema de trade não é tão complicado e os últimos artigos aqui do Senhor Mercado podem lhe ajudar pois estou falando justamente sobre isso.

    Se você pensa em planejar bem as saídas já está um passo à frente da maioria dos operadores. A maior parte só “planeja” a entrada, como se por mágica tudo fosse funcionar daí em diante.

    As saídas podem ser feitas de várias forma e você só precisa encontrar as que lhe deixam confortável. Talvez eu escreve um artigo apenas sobre saída mais pra frente. É uma idéia bacana.

    Sobre livros que falem de Sistemas de Operação, o próprio Trade Your Way to Financial Freedon sugerido nesse artigo fala um pouco das partes que compoem um TS. Existem outros também, mas sempre em inglês. Esse assunto é meio que um “tabu” por aqui ainda.

    Espero ter ajudado.
    abraços
    Paulo

    Responder
  10. renan

    fala hugo blza?
    Entao, tem um livro que to lendo que achei interessante pra compor um sistema mecânico, não é totalmente completo, mas acaba servindo também como um guia pro amibroker. Chama “quantitative trading systems” do howard b.bandy.

    Responder
  11. Felipe de de Melo Rocha

    Não sei se você ainda responde aqui, mas o Trade Your Way to financial freedom e Market Wizards existem em português?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *