8 Segredos do Trading Que Eu Nunca Quis Revelar (Até Hoje)

De todos aqueles que tentam operar na bolsa de valores, apenas alguns poucos se tornam bem sucedidos. Mas o que esses tem de especial que os outros não tem?

Quais são as características que fazem com que eles consigam tirar lucros substanciosos do mercado enquanto todos os outros sofrem com perdas cada vez maiores?

Depois de muita pesquisa e vários anos de experiência própria, a resposta de forma resumida é simples:

Nós traders sabemos o que fazer.

Nós tentamos, erramos, aprendemos, corrigimos e vencemos.

Muitos de nós passamos pelas mesmas dificuldades e problemas, porém, nós temos uma vantagem. Enquanto os traders pioneiros não tinham ninguém para orientá-los, nós temos o material feito por eles. E por isso o nosso aprendizado é facilitado, afinal, basta seguirmos aquela “lei”:

“Descubra como os bons pensam e se comportam e pense e se comporte da mesma maneira.”

E é por isso que nesse post, analiso 8 importantes características dos traders de sucesso para que você descobra se está pecando em algum ponto e por isso, precisa melhorar.

Ok, começando…

1 – Bons traders sabem que precisam de uma metodologia válida, a escolhem com muito cuidado e a seguem com disciplina quase militar!

Sim, a disciplina é saga… hey! WTF!?

Um trader que não segue sempre um sistema de trading testado, ou pelo menos, qualquer metodologia válida que gere lucros, com certeza irá fracassar. Aqueles que “pulam” de sistema para sistema e não conseguem ficar em apenas 1, não serão capazes de utilizar nenhum deles de forma rentável.

Por isso, não faça como os n00bs.

Se você gosta do MACD, crie um sistema baseando-se nessa ferramenta e então, use-o consistentemente.

Trade atrás de trade.

Apenas dessa maneira será possível realizar a [intlink id=”5449″ type=”post”]expectativa matemática[/intlink] desse sistema e assim, chegar cada vez mais perto do sucesso.

2 – Eles analisam as situações de maneira objetiva, racional e nunca deixam as emoções subirem à cabeça!

Traders de qualidade são racionais e objetivos.

Quando percebem que um ativo está causando um rombo em suas carteiras, eles não rezam ou torcem para que suas perdas diminuam. Eles simplesmente as aceitam enquanto elas ainda estão pequenas e vão pra outros trades.

Esses operadores não se enganam, não se iludem e tentam se manter o mais lúcidos possível na hora dos trades. Exatamente porque em momentos de tensão, quem sobrevive é quem consegue pensar direito. E na selva da bolsa de valores, quem se ilude e não consegue pensar direito, vira comida.

Ah sim, eles também entendem muito sobre a psicologia da bolsa.

3 – Nunca operam quando não estão se sentindo bem, estão doentes ou de luto!

“Pálido? Pode ser… mas não tem problema, só vim dar uma olhada rápida nas minhas PETR4…”

Ao mesmo tempo em que a disciplina é fundamental para o sucesso de um especulador, ele precisa ter o bom senso de saber quando parar.

Se brigou com esposa e ficou mal ou então se algum parente morreu e seu equilíbrio emocional ficou prejudicado para tomar decisões, ele não as toma.

Existe uma diferença entre ser disciplinado e entre agir feito um idiota em momentos nos quais você deveria tirar um tempo de férias da bolsa de valores.

Portanto, se você estiver doente ou incapaz de pensar racionalmente, esqueça tanto a disciplina quanto a bolsa. Apenas acalme-se e tire uns dias de folga.

Aqui também a psicologia da bolsa ajuda bastante.

4 – Sabem como as estatísticas funcionam, aceitam todos os riscos e não tentam fugir deles!

Pessoas comuns estão acostumadas com a segurança.

Salários, empregos, seguros de qualquer coisa e por aí vai.

Um típico membro da sociedade tem medo de TUDO e é incapaz de aceitar o mínimo risco possível, mas um trader de sucesso está mais do que acostumado a aceitar os riscos.

Ele sabe dos problemas causados pela Teoria do Caos, sabe que nunca irá acertar todos os trades, sabe que vai precisar enfrentar períodos de perdas e sabe que a jornada não será fácil.

Porém, aquele trader que ficar pensando como uma ameba ao operar, provavelmente arriscará pouco demais, [intlink id=”815″ type=”post”]sairá de um trade vencedor cedo demais[/intlink] e no final, talvez não perca nada sim, mas com certeza nunca ficará rico.

5 – Tomam muito cuidado, se protegem e tentam limitar as suas perdas ao máximo usando stop loss!

“Perda? Nada a ver! Só estou dando uma lavadinha…”

Nós precisamos aceitar todos os riscos se quisermos pensar na possibilidade de talvez tentarmos nos dar bem na bolsa de valores.

Ok, mas quem se casa com o risco e engravida de vários risquinhos é um idiota. Bons especuladores não são kamikazes que se arriscam de forma irresponsável o tempo todo.

Um trader de sucesso não sai por aí apostando deus e o mundo em um único trade como muitas pessoas acham.

Eles se arriscam sim, mas de forma calculada.

Os traders racionais usam stops loss, sabem que eles são bem vindos, não [intlink id=”1061″ type=”post”]“colocam todos os seus ovos numa cesta só”[/intlink] e fazem de tudo para se protegerem contra grandes prejuízos.

6 – Entendem que a gestão do dinheiro (position sizing, se preferir) é de longe um dos pontos mais importantes de um sistema de trading!

Se é preciso tomarmos cuidado com os riscos e ao mesmo tempo aceitá-los, como encontrar um equilibro?

Como operar de maneira em que possamos proteger nosso capital ao mesmo tempo em que tentamos fazê-lo crescer?

Simples!

Basta utilizarmos [intlink id=”1485″ type=”post”]técnicas de gestão do dinheiro[/intlink].

Também conhecido como position sizing ou money management, esse conceito tão importante do trading diz que:

“Se você tiver uma vantagem estatística sobre alguma coisa e apostar muito pouco em cada jogada, uma hora, inevitavelmente, você ficará rico.”

Ou seja, se utilizando o sistema de trading X, seus lucros são maiores do que suas perdas, se continuar operando com uma certa quantia em cada trade (utilizando técnicas de gestão do dinheiro) uma hora, acabará tendo sucesso.

Porém, se arriscar tudo de uma vez e errar, aí sim, perderá tudo, o que não costuma acontecer com traders de sucesso porque eles não se esquecem desse conceito.

7 – Escolhem muito bem quais setups operar e não ficam mofando na frente do home broker fazendo todos os trades que surgem só por tédio ou para sentir alguma emoção!

“Hmm, então qual delas tem gonorréia mesmo?”

Muitos iniciantes ficam tão fascinados com a bolsa de valores que logo de início, fazem trades quase sem pensar.

Porém, da mesma maneira que ninguém sai por aí ficando com qualquer mulher sem o mínimo de julgamento, ninguém deve operar qualquer coisa por aí.

E os traders de sucesso sabem disso.

Logo, assim como eles, devemos ser seletivos com nossos trades e operar apenas setups atraentes e promissores.

Se decidirmos entrar num trade que parece não ser grande coisa, a probabilidade dele realmente não ser grande coisa será alta e por isso, no final a chance de perda será alta também.

8 – Operam na escala temporal na qual se sentem mais confortáveis e não se aventuram por aí!

O especulador inteligente se conhece e sabe em qual escala temporal ele gosta mais de operar.

Então se você gosta apenas de swing-trades, talvez não seja uma boa idéia operar position ou day-trades porque essas modalidades não serão compatíveis com a sua personalidade. Sua performance poderá não ser tão boa também e aí, os resultados provavelmente serão muito fracos e frustrantes.

E o que acontece se você forçar?

Fica mais difícil de seguir seu sistema e considerar os riscos.

Aos poucos, seu foco voltará ao que você realmente gosta. Se tentou fazer day-trades quando na real prefere os swings, você começará a jogar os gráficos mais pra trás e quando perceber, estará fazendo swing trades como sempre quis fazer.

Então não lute contra a corrente e “siga sua própria tendência”.

Agora você já sabe mais ou menos como se tornar um trader bem sucedido 😀



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


5 Comentários 8 Segredos do Trading Que Eu Nunca Quis Revelar (Até Hoje)

    1. Hugo

      Obrigado pelo apoio Lucas! 😀

      E mailo, para isso, eu recomendo a série Market Wizards. É o que há de melhor, apesar de as vezes parecer que você está lendo a mesma história 30 vezes seguidas hehehe

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  1. mailo

    Muito bom o texto Hugo, citou algumas das caracteristicas que levei anos para assimilar, como por exemplo, aceitar as perdas e ter uma admnistração responsável dos recusros. Só assimilei isso(assim espero) por causa dos tombos que levei.

    No começo, a ignorância pode ser fatal, muitos iniciantes estudam o mercado sobre uma base muito curta e ignoram a longa história do mercado. Sei que vc gosta de recomendar, e tbm reforço aqui, é muito bom ler livros que trazem a biografia de traders, investidores e gestores que fizeram história, seja com final feliz ou não. O aprendizado incalculável.

    Responder
  2. Arthur Moron

    Eu gostaria muito de aprender como ser um trader de sucesso. Tenho apenas 14 anos e queria começar a aprender desde já. Eu aceitei o negocio do email mas aki esta ele de novo:[email protected] Espero que vc possa me ajudar pq ja procurei demais por alguem mas ninguem quer. Eu sei que tenho talento.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *