Devo Investir em Ações Ordinárias ou Preferenciais?

Dos dois tipos de ações negociadas por investidores e traders na bolsa de valores, ordinárias e preferenciais, uma delas é a preferida do público:

As preferenciais.

Agora, para compreender tudo, é preciso entender antes porque alguém compraria ações ordinárias.

Primeiramente, quando você ouve na TV que a empresa X comprou ações da empresa Y, essas ações são ordinárias e não preferenciais.

Com uma ação ordinária você tem direito a votar na assembléia, ou seja, além de possuir um pedacinho minúsculo da empresa, você tem uma pitada insignificante de poder dentro dela.

E aí, quando a empresa X possui as ações da Y, a X pode mandar na Y dependendo da quantidade de ações.

Por isso que você vê gente correndo por aí tentando comprar ações ordinárias de uma empresa, justamente para ter mais poder e talvez mandar nela um dia.

Recentemente li que a CSNA3 comprou 4,99% de ações da USIM5, uma concorrente em vários setores. Se ela continuar comprando ações ordinárias, o poder dela sobre a concorrente irá crescer.

Aí talvez um dia uma compre a outra.

Porém, essas pessoas que gostam de comprar um a empresa do outro não tem a preferência ao receber os dividendos. Eles votam sim, mas é só isso.

Só que os acionistas das preferenciais tem, como o nome já diz, preferência ao receber todos os tipos de rendimentos das empresas. Além disso, elas tem uma liquidez maior do que as ordinárias.

Logo, amigo investidor, a escolha é fácil.

Você quer comprar ações até controlar uma empresa (levará uma eternidade se você for apenas rico demais) ou prefere receber os lucros antes de todos?

Acredito que você prefere os lucros.

Portanto, ações preferenciais são melhores para investidores normais. Tudo bem, você não vai poder votar, mas quem se importa com isso?

Ah, e é claro, nada impede que você compre ordinárias também, afinal, você receberá os dividendos também… mesmo que seja mais tarde. 😛



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *