Dos dois tipos de ações negociadas por investidores e traders na bolsa de valores, ordinárias e preferenciais, uma delas é a preferida do público:

As preferenciais.

Agora, para compreender tudo, é preciso entender antes porque alguém compraria ações ordinárias.

Primeiramente, quando você ouve na TV que a empresa X comprou ações da empresa Y, essas ações são ordinárias e não preferenciais.

Com uma ação ordinária você tem direito a votar na assembléia, ou seja, além de possuir um pedacinho minúsculo da empresa, você tem uma pitada insignificante de poder dentro dela.

E aí, quando a empresa X possui as ações da Y, a X pode mandar na Y dependendo da quantidade de ações.

Por isso que você vê gente correndo por aí tentando comprar ações ordinárias de uma empresa, justamente para ter mais poder e talvez mandar nela um dia.

Recentemente li que a CSNA3 comprou 4,99% de ações da USIM5, uma concorrente em vários setores. Se ela continuar comprando ações ordinárias, o poder dela sobre a concorrente irá crescer.

Aí talvez um dia uma compre a outra.

Porém, essas pessoas que gostam de comprar um a empresa do outro não tem a preferência ao receber os dividendos. Eles votam sim, mas é só isso.

Só que os acionistas das preferenciais tem, como o nome já diz, preferência ao receber todos os tipos de rendimentos das empresas. Além disso, elas tem uma liquidez maior do que as ordinárias.

Logo, amigo investidor, a escolha é fácil.

Você quer comprar ações até controlar uma empresa (levará uma eternidade se você for apenas rico demais) ou prefere receber os lucros antes de todos?

Acredito que você prefere os lucros.

Portanto, ações preferenciais são melhores para investidores normais. Tudo bem, você não vai poder votar, mas quem se importa com isso?

Ah, e é claro, nada impede que você compre ordinárias também, afinal, você receberá os dividendos também… mesmo que seja mais tarde. 😛

1 Comments

  1. joabe 28 de março de 2019at11:18

    Gostei da explicação, muito bom, parabéns…

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *