É Possível Operar na Bolsa Usando Apenas Candlesticks?

Para terminar os posts sobre candles, respondo uma pergunta popular:

“Eu gosto da bolsa de valores, dos candlesticks e de seus padrões. Por isso quero usar apenas os candles para operar. Mas será que vale a pena?”

Como eu falei no post anterior, o trader japonês que criou os candles ganhou muito dinheiro com futuros de arroz. Mas nós não sabemos se ele usou realmente apenas os candles.

Na história real é dito isso, mas provavelmente esse trader já tinha muitos conhecimentos anteriores. Não foi como se ele simplesmente surgisse na bolsa japonesa e começasse a investir.

Portanto é difícil saber se ele usava os candles apenas ou não.

Mas isso é irrelevante. O que importa é que é possível usar só os candles sim.

Dá mesma forma que é possível escolher ações aleatórias para ganhar dinheiro.

O problema desses dois métodos é que eles não funcionam. Usar candlesticks apenas para comprar e vender ações é uma idéia horrível que apenas irá tirar dinheiro do investidor.

Para se usar os candles corretamente, é preciso considerar todos os outros aspectos da análise gráfica. E quando eu digo isso, quero dizer: suportes, resistências e talvez uma média móvel qualquer.

Isso é necessário porque muitas vezes os padrões de candles estarão errados. Isso é normal é acontece com todas as ferramentas de todas as análises. Na bolsa de valores você simplesmente estará errado uma boa parte do tempo.

Mas então, o que acontece se surgir um sinal de alta muito estranho no meio do nada? Isto é, entre uma resistência e um suporte?

Você provavelmente não deveria entrar num sinal “solto” dessa forma. Mesmo porque alguns tipos de padrões de candles só funcionam em tendências de alta, de baixa ou de continuação.

Se você misturar tudo e sair operando sem conhecer e sem usar outras ferramentas para se guiar, com certeza você irá se frustrar e perder dinheiro.

Então o meu conselho é: se quiser usar os padrões de candles, vá em frente. Mas utilize também outras ferramentas da análise gráfica e preste atenção em vários fatores gráficos e técnicos.

Só porque os padrões de candles indicam que coisam vão acontecer com os ativos, não significa que vão mesmo acontecer. Por isso quando surgir um padrão, analise para ver se ele pode estar mais certo do que errado e aí sim, inicie o trade.

E como é mais fácil analisar os padrões utilizando outras ferramentas, não deixe os candles sem companhia. Um bom trader e investidor usa algumas poucas e boas ferramentas e não apenas uma.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *