Porque Operar Vendido é Perigoso

Muitos investidores ouvem dizer que operar vendido é perigoso. Logo, por isso eles ficam com medo de vender à descoberto e acabam ficando comprados para sempre.

Mas se as oportunidades para se operar vendido são jogadas fora assim, deve existir um grande risco. Mas que risco é esse?

O de perdas ilimitadas.

Explico.

Quando você compra uma ação, se ela se valorizar, você irá tirar um bom dinheiro do seu investimento. Mas se as coisas não correrem com esperado, os preços irão diminuir e você irá perder dinheiro.

Quanto você irá perder? Isso depende do quanto a ação se desvalorizar. Mas o máximo que você perderá no seu investimento será 100%. Ou seja, você perde tudo.

Mas operando vendido você pode perder mais do que tudo.

Considere então uma operação vendida.

Você pega emprestadas 100 ações X da corretora de valores e por 5 mil reais às vende. Agora você deve para a corretora 100 ações da empresa X e não 5 mil reais.

A corretora não se importa se o preço das ações cair para 10 centavos. Ela não te emprestou 5 mil em ações e sim, 100 ações. Tanto faz o preço.

Aí, se o preço realmente cair, você recompra as 100 ações pode menos do que você vendeu e fica com a diferença depois de devolver a parte da corretora. Dessa forma você ganha dinheiro na bolsa com a queda.

Mas o que acontece se os preços subirem em vez de diminuirem?

As perdas ficam “livres”.

Por exemplo, se as ações ficam mais caras do que 5 mil reais, você vende tudo e sai do trade com um prejuízo. Mas e se você não fizer nada e deixar que a ação continue subindo? As perdas aumentam conforme isso acontece.

E não existe um limite pois o preço é irrelevante. Lembre-se, você deve 100 ações da empresa X para a corretora.

Logo, se em uma essas 100 ações custam 10 centavos e no dia seguinte custam 5 mil, azar o seu. Ficará sem ganhar dinheiro.

E se de 5 mil reais elas pularem bizarramente da noite pro dia para 50 mil? Ou para 500 milhões?

Apesar disso ser EXTREMAMENTE improvável de acontecer, suas perdas acompanharão. Em vez de devem apenas alguns reais para a corretora por um trade sem lucros, você deverá 500 milhões de reais.

Na realidade esse perigo é muito menor do que parece porque esse tipo de coisa acontece apenas de vez em quase nunca mesmo.

Então, se quiser operar vendido, vá em frente. Apenas esteja ciente de que existe esse risco de perder tudo do nada, o que provavelmente nunca chegará perto de acontecer. Mesmo assim, não custa avisar 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários Porque Operar Vendido é Perigoso

  1. artur reis

    ridiculo porque? ele falou que comprado as perdas serão de no maximo 100%, vendido as perdas não tem limite, dependem da valorização do ´papel. a não ser que voce esteja alavancado, aí voce pode ficar devendo a corretora mesmo comprado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *