Como Operar Vendido

Operar vendido, ou fazer uma venda à descoberto, é um processo simples mas que varia de mercado para mercado.

Se você opera forex ou futuros, provavelmente já sabe que operar vendido é tão fácil quanto operar comprado. Portanto esse post não é para você.

Agora, operar vendido no mercado de ações, principalmente no do Brasil, é bem mais complicado do que vender em outros mercados.

E adivinha qual é o problema? A burocracia.

Não basta apenas você colocar uma ordem de venda sem possuir as ações, não, você precisa colocar a mão em um aparelho pré-histórico conhecido como telefone, ligar para a corretora de valores e pedir as informações sobre como operar vendido.

Em muitos casos o processo será bem fácil e em pouco tempo você poderá fazer suas operações. O problema é que para operar assim, é preciso pegar ações emprestadas da corretora, e se eles não tiverem… azar, você precisará procurar outra corretora, o que poderia inviabilizar o investimento.

Além disso existem taxas, afinal, você está emprestando as ações, e existe um custo para isso. E também, a corretora vai querer uma garantia no caso de você vender as ações deles e não conseguir mais devolver.

O problema disso é que por uma questão de segurança, as corretoras exigem que os seus clientes possuam um certo capital em sua conta. Quando eu abri a minha na TOV, era preciso possuir 20 mil reais em conta para operar vendido. O que pode não parecer muito mas atrapalha muitos iniciantes.

Bem, depois que você se acertou com a corretora e está com as ações em suas mãos, basta vendê-las imediatamente e esperar. Caso o preço delas diminua bastante, você as recompra depois, devolve para a corretora e, depois de todas as taxas e etc, fica com a diferença.

E sim, se o preço subir, uma hora você precisará desistir da operação, recomprar as ações por um preço maior do que aquele pelo qual você as comprou e então, devolver para a corretora e realizar o prejuízo. Um trade mal realizado? Tudo bem, existirão outras oportunidades de se ganhar dinheiro operando vendido 😉

PS: se você achou isso tudo complicado e chato demais, não pense duas vezes e considere largar o mercado de ações e operar mercadorias e futuros na BM&F. Lá tudo funciona de maneira muito mais simples e sem frescuras.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *