Como Escolher Um Bom Home Broker

Ok, eu não estou falando de escolher uma boa corretora da bolsa de valores e sim, de escolher um home broker de qualidade.

Poucos investidores pensam nisso quando vão abrir uma conta e esse é um erro.

Analisar as taxas cobradas pelos corretores é realmente muito importante, ver se o atendimento e a estabilidade do serviço são boas também é importante…

Mas levar em conta apenas esses fatores e ignorar a qualidade do sistema utilizado para comprar e vender ações é uma idéia horrível.

Muitas corretoras da Bovespa possuem home brokers horríveis, plataformas velhas e ultrapassadas, que apresentam poucos recursos ou são difíceis demais de se entender. Logo, devemos evitá-las.

E então, como fazer para escolher um bom home broker?

A primeira dica é testá-lo.

Algumas corretoras nos deixam brincar com o sistema por algum tempo para vermos se gostamos dele ou não, o que é muito útil.

E para fazer esses testes?

Às vezes você encontra a opção demo logo na página inicial do site da corretora. Em outras, talvez esteja mais escondido.

E, caso você encontre uma corretora fantástica (aparentemente) mas não acha nenhuma opção para testar a plataforma de investimentos, ligue para eles e peça para testar. As melhores irão te atender.

Ok, mas testar não é o suficiente. Um bom home broker precisa ter algumas características chave.

Por exemplo, a plataforma precisa ser intuitiva e apresentar várias funções. Se você for um investidor clássico, vai querer uma área no home broker que diz quando foram os últimos dividendos pagos, quanto que a empresa X tem de capital e etc.

E caso você use a análise técnica ou gráfica para investir, obviamente precisará de boas ferramentas da análise técnica. Não basta ter apenas algumas médias móveis, MACD e alguma ferramenta de canal, não, é preciso ter mais do que isso.

Outra coisa, um bom home broker costuma possuir espaços para que o investidor coloque ordens de diversos tipos diferentes. É incrível como alguns oferecem apenas as ordens mais básicas para comprar e vender ações sem deixar o investidor poder utilizar ordens mais úteis como as start.

Agora, se tudo isso parecer confuso para você, apenas teste vários home brokers diferentes e compare-os. De longe essa é a melhor maneira de escolher o melhor.

E é claro, ele precisa ser gratuito e padrão da corretora da Bovespa, caso contrário você precisará gastar ainda mais dinheiro e aí, a brincadeira provavelmente não valerá a pena.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


3 Comentários Como Escolher Um Bom Home Broker

  1. Gustavo

    Mestre Hugo, não sei se ainda lê os comentários no blog, mas lá vai:

    Sou iniciante e ando lendo muito sobre o mercado de ações ultimamente, em blogs, foruns, alguns livros (o ‘How I Made $2,000,000 In The Stock Market’ foi o melhor até agora. Ahhh…e na categoria blogs, vc ganha disparado btw kkkkk). Já tô testando algumas estratégias no simulador e decidi pesquisar qual seria pra mim a melhor corretora para começar a aplicar ”de verdade”. Eu senti no simulador que a falta de ferramentas técnicas/gráficas adequadas realmente atrapalha demais o trading, o que pode fazer os baixos custos de algumas corretoras não valerem a pena. Enfim, tenho algumas perguntas pra te fazer:

    a) Queria saber quais corretoras você usa atualmente e se já teve algum problema com o home broker de alguma.

    b) Você acha o hb da Mirae muito fraco? Será que vale a pena partir pra uma XP da vida?

    c) Até quanto a relação (custos de corretagem e custódia/montante total da ordem) não começa a atrapalhar demais, 0,5%? 1% ?

    Parabéns pelo ótimo trabalho! Sucesso, cara!

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Gustavo,

      Verdade, esse livro do Darvas é muito bom. 🙂

      Eu não uso as ferramentas dos HB’s porque uso uma plataforma paga, o amibroker.

      a -) Estou no processo de mudar de corretora, não estou feliz na atual, pretendo ir para a rico, dizem que o hb é muito bom mas ainda assim, eu não vou usar porque prefiro usar o amibroker.
      b -) A XP é cara demais, a mirae é simples mas o preço compensa. Você tem mais a ganhar usando até um advfn grátis do que ter um hb completo. Acredito, uma plataforma top está entre algumas das coisas mais overrated dos mercados.
      c -) Qualquer valor atrapalha, mas acima de 0,1% eu já começo a ficar incomodado. 0,5% e 1% é valor de slippage + corretagem. Se você estiver gastando tudo isso SÓ de corretagem, você precisa de mais capital para diluir os valores o mais rápido possível.

      Novamente, hb’s são overrated. 😉

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  2. Frank

    Caro Hugo,

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido.

    A plataforma a qual você se refere é esta aqui: http://www.amibroker.com/? Este é aplicável para os ativos (incluindo futuros do segmento BM&F) negociados no Brasil?

    Pelo que vi há um custo único de USD300. Poderia informar se há algum custo adicional? Pelo que li (rapidamente), só upgrades depois de 1 ano.

    Suponho que encontrarei explicações no site como “cadastrar” os ativos que quero acompanhar. Paga-se pelo market-data?

    Quais outras plataformas testou (ou com quais comparou)?

    Trata-se de uma plataforma somente de análise? Você envia as ordens pelo home-broker de sua corretora?

    Estou retornando para o “trading” depois de um longo período de ausência. É um mundo totalmente diferente. Seu trabalho desenvolvido neste blog é uma ferramenta de atualização excelente.

    Obrigado e abraços,

    Frank

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *