Como NÃO Se Tornar Um Investidor de Sucesso

Todos os iniciantes na bolsa querem ganhar muito dinheiro com ações.

Para isso, eles lêem várias dicas, seguem conselhos e ouvem até palpites.

Mas nunca eles param para pensar no que fazer exatamente.

E é sabendo o que fazer errado que um investidor começa a aprender o que é preciso fazer certo para ser um sucesso na bolsa de valores.

Por isso, eis algumas dicas de como NÃO se tornar um investidor de sucesso:

3 – Compre Ações Aleatórias!

Alguns investidores são preguiçosos e não gostam de estudar ou ter de pensar por muito tempo. Por isso eles ficam ser analisar as ações e acabam comprando qualquer coisa.

Talvez porque acharam que o nome da ação era legal ou porque algum parente deu uma dica, tanto faz porque o resultado é o mesmo: perdas financeiras.

Na bolsa de valores não adianta atirar para todos os lados. É preciso escolher alguns investimentos sabiamente e acompanhá-los. Você precisa ter uma razão lógica para manter uma ação em sua carteira, caso contrário esta ação corre o risco de ser apenas uma bomba relógio.

2 – Invista Em Apenas Uma Ação!

Existem os investidores kamikazes. Eles gostam de comprar uma única ação, às vezes até usando alavancagem. Usam todas as suas economias no mesmo investimento e torcem para que tudo dê certo e essas ações se valorizem muito no futuro, que gerem dividendos, juros sobre o capital próprio e etc.

Sim, se tudo der certo, o lucro do investidor poderá ser fantástico. Mas se tudo der errado, o que acontece em pelo menos 30% dos investimentos, o prejuízo poderá ser total.

Por isso, diversifique. Nem que seja apenas um pouco. Nada de ficar com ações variadas de menos e é claro, nada de comprar ações variadas demais. Seja equilibrado em seus investimentos.

1 – Pense Apenas no Curto Prazo!

Um investidor não é um trader (especulador). O investidor pensa sempre no longo prazo e não em flutuações diárias. Logo, se acontecer de um dia todas as ações caírem 5%, não faz sentido entrar em desespero. Quem faz isso costuma entrar no ciclo bobo do “comprar na alta e vender na baixa”.

Ou seja, um investidor mané compra quando os preços estão altos demais e vende quando não consegue mais aguentar os prejuízos temporários da ação comprada. É claro que depois disso a ação costuma voltar ao patamar de antes. E se não voltar a culpa é do investidor que fez uma análise errada da ação.

Sendo assim, pense muito no investimento e estude-o antes de aplicar. Depois disso, apenas acompanhe a saúde da aplicação e esqueça os movimentos curtos do mercado de ações.

Você é um investidor e não um trader. Se não aguentar o longo prazo talvez você deva operar na bolsa para o curto prazo, isto é, se achar que esta é a coisa certa a se fazer.

Para terminar, por favor considere essas questões para evitar possíveis complicações financeiras no futuro. Todos os investidores que TEIMAM em seguir essas populares ideias retardadas, sempre perdem dinheiro no final.

Então que você compre ações escolhidas a dedo, invista em ações diferentes e fique com os olhos no longo prazo. Ou você faz isso ou então, sofre uma overdose de aspirina e morre de dor de cabeça no futuro… 😛



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários Como NÃO Se Tornar Um Investidor de Sucesso

  1. Joao

    Ola Hugo….sou iniciante e acompanho o senhor mercado…ja li todos os posts de la…e todos aqui…bem como seu e-book tb…tenho uma curiosidade…vc é um trader? ou um investidor…ou os dois?rsrs

    Abç.

    1. Hugo

      Eu utilizo métodos puramente técnicos para operar. Mas para selecionar o que vou operar, recorro aos indicadores fundamentalistas de small caps (índice de small caps, crescimento típico de small caps, poucas ações, etc.)

      Mas de forma resumida mesmo e para simplificar: position trader. 😉

Os comentários estão fechados.