Porque Operar Utilizando Stop Loss?

Aqueles que odeiam as ordens stop loss, stop gain ou qualquer outro tipo de stop se encaixam em duas categorias:

Ou são fundamentalistas “puros”, que não pensam em vender suas ações nunca, como muitos investidores bem sucedidos fazem…

Ou então são pessoas ignorantes que costumam mudar de idéia o tempo todo em relação aos seus investimentos.

O primeiro grupo, dos fundamentalistas, está certo.

Apesar de que não usar stops para o curto e médio prazos é uma idéia absurda (a não ser que você seja um gestor de fundo de ações), um investidor de longo prazo pode apenas perder tempo com ordens stop.

Se ele está atrás dos dividendos, juros sobre capital próprio e etc, não tem o porque se preocupar com outra coisa além do crescimento e desenvolvimento da empresa e afins.

Mas o segundo grupo, o daqueles que apenas odeiam os stops porque “isso não é coisa de homem”, tendem a perder dinheiro o tempo todo e por isso, não merece perdão.

O trader que não quer saber do longo prazo precisa usar o stop loss porque ele oferece uma segurança maior contra os movimentos loucos e inesperados dos mercados financeiros.

Muitos traders e investidores de prazos mais curtos não tem tempo de ficarem acompanhando os investimentos o dia todo porque trabalham e possuem outras responsabilidades.

Por isso o stop loss é fundamental para essas pessoas, já que se alguma ação começar a explodir, a presença do investidor não será necessária pois as ordens stop farão tudo de modo automático, protegendo-o.

Porém, é óbvio lembrar que não adianta apenas “usar” essas ordens mas sim, “usá-las” mesmo. Explico…

Existem aqueles que colocam uma ordem stop loss em 25 reais com uma ação que custa 28 reais. Mas as coisas vão mal e a ação começa a cair para 27… e então para 26 e etc. Quando chega em 25 reais, o trader move a ordem stop mais para baixo, em 23 reais por exemplo.

Isso é super perigoso e só operadores muitos incompetentes fazem esse tipo de coisa pois desrespeitar um stop é tão prejudicial quanto não usá-lo. Afinal, como que um stop irá protegê-lo se você o empurrar de um lado para o outro?

Por isso, saiba que é mais inteligente deixar o stop loss lá paradinho em vez de cancelá-lo feito um mané. Como é preferível não fazer nada e manter o seu dinheiro e os seus investimentos seguros em vez de pessoalmente estragar as coisas, o fator “não precisar fazer nada” se torna mais um ponto positivo para usar ordens stop loss.

Na hora que as emoções apertarem, você pode bobear, mas o stop loss te salva.

Então é isso: se você pensa no longo prazo, tudo bem, não precisa usar stops. Mas se você for um trader que só deseja lucros rápidos e certos, sua carreira terá grandes chances de falhar caso você esnobe os stops.

Depois não diga que eu não te avisei. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *