Há algum tempo eu comecei a ler artigos sobre minimalismo e simplicidade.

A lição geral é a seguinte: possua o mínimo de coisas possíveis, seja altamente eficiente e aprenda a ser feliz com pouco.

Eu gostei da ideia e acabei ficando meio minimalista porque, ao meu ver, a graça da coisa é a obsessão com eficiência, o tempo extra e a liberdade de não precisar se preocupar com bobagens que ocupam espaço.

O estilo de vida tem muitas vantagens. Mas uma delas se refere a educação financeira do investidor e é claro, aos seus próprios investimentos.

Nesse post, falarei mais sobre como você pode melhorar as finanças e a sua rentabilidade na bolsa de valores apenas ao adicionar alguns elementos minimalistas em sua vida.

Usando o Dinheiro Com Bom Senso

Eu sempre digo para os leitores não gastarem dinheiro com bobagens, mas eu não digo isso apenas pensando no dinheiro mas também, na eficiência na vida da pessoa.

Por exemplo, eu tenho um netbook comprado em Miami por míseros 300 dólares (na época, saiu 500 reais) que tem pouquíssimos recursos e não roda jogos.

Será que eu gostaria de comprar um computador melhor, que tivesse vários recursos e me permitisse jogar vários jogos iguais o tempo todo? Claro que gostaria!

Será que eu poderia comprar um computador muito melhor? Claro! Iria fazer muita diferença nas minhas finanças? Não muito!

Mas então porque eu não compro? Porque eu não preciso!

Imagine, com um computador melhor, eu ficaria ainda mais distraído com entretenimento barato, gastaria dinheiro com as peças, não faria amigos reais e não viajaria. Ou seja, em vez de trabalhar eficientemente ou fazer coisas mais divertidas, o tempo seria gasto idiotamente na frente do monitor.

O mesmo conceito vale para várias outras coisas, como…

  • Smartphones: “Antigamente os telefones eram usados para fazer ligações…”
  • Roupas de marca: “Pagar o triplo do preço numa roupa apenas por causa de uma etiqueta só serve para melhorar a auto-estima de perdedores.”
  • Quadros, jóias, tapetes persas de 20 mil dólares (essa é para você, Jesse Livermore): “São apenas enfeites, porra! Você vai torrar dinheiro com enfeites?!?!”
  • Este blog: “Pra quê eu vou entupir o site com tranqueiras na barra lateral (cotações, vídeos, imagens) e pop-ups se essas coisas vão encher o saco dos leitores e diminuir o tráfego?”

Possuir o que você não precisa (tirando o dinheiro obviamente, porque ele é eletrônico, não ocupa espaço etc.) é ser pouco eficiente, pouco inteligente e na minha opinião, deselegante.

E isso sem contar com o fator “Clube da Luta”: as coisas que você tem acabam te escravizando…

Investindo Melhor e Com Menos

Outros exemplos podem ser aplicados na própria bolsa de valores.

Eu sempre usei as corretoras mais baratas mesmo com as ferramentas mais simples. E porque isso? Porque eu não preciso de mais nada!

É claro que seria bastante legal ter ferramentas avançadas para ver cotações em tempo real de 40 mercados diferentes em 8 monitores de alta resolução… seria legal sim, mas eu não preciso de nada disso. Então para que gastar dinheiro para ser menos eficiente?

Tais ferramentas fantásticas poderiam deixar qualquer trader feliz por longos 10 dias, mas vai fazer alguma diferença na performance daquele trader? Gastar 300 reais extras por mês vai fazer com que ele ganhe mais dinheiro?

Existem exceções como day traders e scalpers, mas para a esmagadora maioria de operadores por aí, a resposta é não!

Mesmo assim, muitos insistem em achar que gastando com recursos que não precisam, as chances de ganharem dinheiro na bolsa aumentam, o que é não é verdade.

Sistemas, sistemas, sistemas!

Esse minimalismo pode ser aplicado também na hora de investir.

Todos os sistemas, técnicas e conceitos que eu explico e uso são extremamente simples.

Na verdade elas são tão simples, mas tão simples que muitas pessoas acham que tem algo de errado com elas ou eu estou mentindo pois “Nah, isso tá errado, se fosse tão fácil assim, todos fariam a mesma coisa!”

E adivinha? É exatamente por isso que essas coisas funcionam: a maioria das pessoas (principalmente iniciantes) tem a mania absurda de achar que tudo que vale a pena ser feito no mundo deve ser complicado, o que é tudo mentira.

E o que acontece? O investidor inventa formas extremamente bizarras de escolher ações, utiliza 30 indicadores ao mesmo tempo, lê todos os relatórios da empresa e mergulha nos indicadores fundamentalistas.

Ou seja, enrola, enrola e enrola, inventa, inventa e inventa e pior, complica tudo e perde dinheiro no final!

Como expliquei anteriormente, ao investir, mais simples = melhor e mais rentável e também, mais complicado = pior, mais instável e mais arriscado.

O Que Podemos Aprender Com o Minimalismo

A conclusão disso tudo é simples:

Gaste dinheiro no que você precisa e no que vale realmente a pena. Gastar feito um banana não te fará mais feliz (apenas por algumas horas) e é deselegante, por mais que pessoas fúteis, comerciais e filmes insistam em te dizer.

Na hora de se preparar para investir, seja simples, use o mínimo de ferramentas possível mas pense na eficiência. Se para ganhar mais é preciso complicar um pouquinho, tudo bem. Como dizia Einstein: “Faça tudo de forma simples, mas não simples demais.”

E finalmente, ao desenvolver ou escolher estratégias de investimentos, utilize o seu bom senso e comece experimentando com métodos minimalistas.

Saiba que eu ensino o que eu ensino não porque é mais fácil de explicar (apesar de ser), mais bonitinho ou está na moda mas sim, apenas porque funciona melhor e dá menos trabalho!

Portanto, siga o exemplo e comece a se livrar do desnecessário ainda hoje. A sua felicidade, tranquilidade, saúde mental, física e financeira agradecem. 🙂



Conquiste a Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo R$200 Por Mês
(e-Book 100% Grátis!)

Você vai descobrir...

  • Quanto dinheiro você está deixando na mesa ao insistir em investimentos empurrados pelo seu gerente..

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Quais são os verdadeiros riscos de ignorar aplicações mais arrojadas e ser excessivamente conservador

  • Como deixar o medo de lado e começar a investir na bolsa de valores aos pouquinhos, sem stress.


52 Comments

  1. Bresolin 9 de janeiro de 2012 at 11:44

    Sensacional! A verdade é que não precisamos de muito para sermos felizes! concordo com tudo!
    Grande abraço!

    Reply
  2. joao 9 de janeiro de 2012 at 21:03

    K.IS.S.

    keep it simple, stupid!

    ps: Hugo, não consigo por nada carregar o site que tem o documentário do PTJ. Você tem ele, ou há possibilidade de upar para outro site?

    Reply
  3. Hugo 9 de janeiro de 2012 at 21:14

    Bresolin: É claro que dinheiro a mais é sempre divertido, mas o problema das pessoas não é falta de dinheiro na maioria das vezes mas sim, frescura sociais (status, o que o vizinho vai achar) e é claro, extrema falta de criatividade (“só com dinheiro dá pra se divertir”).

    João: Na mosca, é exatamente isso.

    O tudou.com abriu aqui na boa. Apenas digite “trader” na barra de search e procure o vídeo, tem 55:30, está na primeira fila de vídeos e apesar do site todos estar em chinês literalmente, é fácil de achar.

    Abraço,

    Hugo

    Reply
    1. joao 10 de janeiro de 2012 at 15:49

      sim, o site abre, mas a página exata do vídeo não carrega nem com alavancagem!!!

      já pedi para outros amigos testarem, e deu o mesmo problema.

      até mais.

      Reply
      1. Hugo 10 de janeiro de 2012 at 18:13

        Aqui está normal, eu uso Ubuntu 9.04 ou 10.04 ou sei lá com Chrome e o flash mais novo. Tente com outro browser e atualize o flash. Pode ser isso. 😉

        Reply
  4. joao 10 de janeiro de 2012 at 18:16

    opa, funcionou no FF!!

    vou baixar essa raridade;

    valeu.

    Reply
  5. Caio ferlin 10 de janeiro de 2012 at 21:25

    Na boa você fala muito bem, concordo plenamente com você. Você e bom no que fala!

    Reply
  6. Marcelo 10 de janeiro de 2012 at 23:34

    Um dia vim parar por acaso no seu site lendo a matéria “Como é o dia a dia de um trader” e achei curioso. Acabei lendo outras e gostei muito do que li, principalmente quando lia opiniões das quais compartilho. Após ler “O que é um investidor realmente rico?” decidi por vez em colocar este site nos meus favoritos e acompanhá-lo com certa frequência. Após a leitura desta página – por sinal, mais uma muito bem escrita – tive a certeza de que continuarei frequentando este lugar.

    Aproveitando o tema “ser minimalista”, você acabou de me fazer economizar um dinheiro que seria gasto em algo que eu realmente não preciso, e que me roubaria mais tempo livre!

    Meus parabéns, e muito obrigado por este material!

    Reply
  7. Hugo 12 de janeiro de 2012 at 11:50

    Caio: Opa, obrigado. 😀

    Marcelo: É isso aí, é preciso pensar no tempo a ser dedicado ao objeto além de considerar o custo financeiro. Pena que a maioria não pensa nem em um nem no outro. :S

    Reply
  8. velaepavio 14 de janeiro de 2012 at 7:11

    Excelente post. Parabens.

    Reply
  9. Leandro 24 de janeiro de 2012 at 9:33

    Eu aplico o minimalismo em minha vida e não sabia eheheh… ser trader profissional e viver de trade são coisas diferentes, para viver de trade o minimalismo é fundamental para que as coisas não saiam do controle. Aprendi algumas coisas com esse post hugo, obrigado

    Reply
  10. Victor Biglione 30 de janeiro de 2012 at 15:26

    Excelente site. Parabéns! Você me fez enxergar muitas coisas de outra forma. Obrigado.

    Reply
  11. davi 31 de janeiro de 2012 at 15:54

    hugo,

    mandou muito bem!!!
    é difícil ler coisas que valham a pena hoje em dia!!!!
    Parabéns!!!

    Reply
  12. Hugo 2 de fevereiro de 2012 at 16:11

    Valeu galera! Obrigado pela audiência e pelos comentários, sem eles o blog não seria o mesmo. 🙂

    Reply
  13. Gabriel 15 de fevereiro de 2012 at 11:11

    Nunca tinha ouvido falar em minimalismo; cada pessoas tem um perfil e é impressionante como o universo conspira a favor (ou a vontade mesmo), sempre funcei na internet (facebbok, orkut, sites pornos, jogos (sempre gostei de jogos simples, tipo do site miniclip)). Mais ultimamente ( ultimos 4 dias) venho lendo e pesquisando formas de investimento (mesmo sem ter capital agora) e a sençao q sinto de realização e a vontade em busca do saber é enorme.

    O minimalismo se encaixa muito com o meu perfil, nunca tiva nada relacionada a smathphones, xbox, playstation, jogos “nerdantes”, ja fiquei viciado no 8 pool do miniclip mais a final de cada “dose de jogos” me sintia muito mal, por ver q perdi 2, 3 ou ate 4 horas do meu tmepo em nada q me acrescentava. Tudo eu qro compra (na hora da impolgação), roupa de marca, notbook, smathphones, video-games… Mais passa 2 minutos e esse espíritos consumista passa e começo a medir o valor dessas escolha, pensando se relamente preciso e no final nunca preciso.

    Pelo q estou vendo achei algo q realmente me fascina e n me deixa com a consiencia pessada, qnd passo 2, 3 e até 4 hrs, lendo e pesquisando forma investir e vejo q n canso de ler e ler, me sinto muito avontade e com uma sensação muito agradável, por parecer q achei a minha zona de conforto (pesquisa, estudar e logo logo investir)

    Mais existe pessoas q acha a zona de conforto em jogos e smarthphones e no facebook lógico, compras, festas… Temos q respeitar, pq nem todos qrem “perde seu tempo” para ganhar mais dinherio, só qrem recebe o seu salario e gastar até o q n pode. Essa foi a escolha deles, a nossa é diferente: qremos ter o prazer de ver o dinheiro se multiplicar e trabalhar por nós mesmo tendo q ocupar nossas horas em estudo (o que é o melhor de todos os investimentos, o conhecimento)

    O e-book do Hugo, muito recomendável.

    Reply
    1. Hugo 15 de fevereiro de 2012 at 21:56

      Oi Gabriel,

      Você citou uma das minhas maiores fontes de felicidade: aprender coisas novas.

      Pode ser até difícil encontrar alguma coisa na qual você fique vidrado sem cansar nunca, mas quando encontra, putz! Fica meses sem cansar.

      Estudar a bolsa para mim nunca foi trabalho porque sempre achei divertido e interessante. Fazer relatórios por outro lado… pqp que coisa chata hahahaha.

      De qualquer forma, cada pessoa tem o seu “veneno”:

      Alguns gostam de beber, outros de dormir com 500 mulheres, viajar pelo mundo, colecionar garrafas, jogar videogames, ver tv, aprender coisas novas ou ir para lugares. Eu gosto de aprender e ir para lugares. Férias? Melhor parte é ir, ficar lá é um saco, mas ir e voltar é super legal. 😀

      Obrigado pelo comentário e até mais,

      Hugo

      Reply
  14. marcelo kadett 4 de março de 2014 at 2:13

    hugo,estou adorando esses passo a passo ,e concordo plenamente ,com o k vc publico gastos desnecessarios,,,,

    Reply
  15. Pedro Mendes 14 de março de 2014 at 15:01

    Já aplico isso a um tempo com muitas coisas (roupas e eletrônicos) mas tem coisas que ficam escondidas e que agente não percebe. Nunca consegui juntar grana e percebi que eu torrava pelo menos R$ 20,00 por dia almoçando na porcaria do Giraffas por que não tinha outra opção perto do trabalho. Comecei a trazer frango e macarrão integral e esquentar todo dia com um único pensamento, A COMIDA DO GIRAFFAS É PIOR QUE ISSO E GASTA SUA GRANA! O minimalismo é algo que devia invadir o pensamento mundial.

    Reply
    1. Hugo Teixeira 14 de março de 2014 at 20:27

      Pô cara, numa emergência sempre tem os caras do Marmitex, 12 reais com taxa de entrega. Tem lanche também, é só ser criativo que sai coisa interessante com muitas calorias e proteínas.

      Só que você tem que ficar de olho porque economizar as vezes é burrice. O que vale mais? Gastar 20 reais no Giraffas todos os dias ou perder tempo aquecendo comida enquanto você poderia estar trabalhando para ganhar muito mais? Verdade que no seu caso o tempo de locomoção até o Giraffas parece ser ruim também, o que deixa tudo em elas por elas.

      Mesma coisa quando você acha uma camiseta de 40 reais cara demais e fica horas e mais horas procurando uma similar mais barata, de 25 reais pra comprar. Você economiza 15 reais mas perde o dia e o stress explode e te faz gastar muito mais depois.

      Um exemplo disso.

      Estava em fevereiro em Buenos Aires porque eu não tenho nada pra fazer então fui lá sei lá porque. Depois de pegar uma gripe gigante, ficar desviando de merda de cachorro na rua e traduzir o que aquelas pessoas estavam tentando dizer, apesar de ser tudo mega ultra barato (comida pela metade, hotel pela metade, lavanderia por nada – 9,50 reais por 2 máquinas, tudo lavado, passado, dobrado e entregue na porta do hotel), o stress explodiu. Explodiu forte. Aí, ao invés de ser mão de vaca e gastar 370 reais pra voltar de ônibus pro Brasil, o que eu definitivamente faria porque eu odeio gastar dinheiro, eu disse: “Quer saber? F*da-se” e gastei sem dó ou piedade 1200 reais que não iam fazer a mínima diferença (só a emocional por ser muito mão de vaca) pra sair daquele inferno de avião mais rápido. Podia ter economizado 200 reais saindo algumas horas mais tarde. Nope. Explodi. F*da-se. Fui embora logo e valeu cada centavo.

      Moral da história, seja super minimalista, mas sem nunca esquecer que minimalismo deve sempre ser aliado a eficiência, SEMPRE! Sem um bom custo benefício, nada vale a pena.

      Reply
  16. Aline Cristina 20 de março de 2014 at 15:47

    vc é incríeve! já estou cansada de tanto ler o teu blog mas não consigo parar! há alguns anos atrás decidi começar a investir na bolsa, por n fatores, parei no meio do caminho. A pouco tempo comecei a fazer um curso de introdução a finanças, e resolvi voltar a estudar o assunto, mas dessa vez quero alcançar o objetivo. Ainda estou me sentindo muito perdida, só consigo sentir que entendo algo, quando estou lendo o teu blog. muito obrigada!

    Reply
  17. Daniel 11 de abril de 2014 at 0:28

    Parabéns pelo blog e todo o material que você disponibiliza, muito bom mesmo!

    Tem escravo que acha que é livre, e tem livre que os outros acham que ele é escravo, mas isso é só uma questão de perspectiva, não existe vitimas bem sucedidas.

    Reply
  18. Jazzmessenger 9 de maio de 2014 at 19:11

    Quadro não é “enfeite” não sr. Se souber comprar, fica milionário também. Pode ser um excelente investimento, mas como na bolsa, tem que saber comprar e vender na hora “certa”. No mais, parabéns por seus excelentes textos. Estarei por aqui , lendo as novidades. Abraço.

    Reply
  19. Vilela 2 de junho de 2014 at 9:51

    Sou minimalista de nascença, sou mineiro!!!

    Reply
  20. Douglas 16 de junho de 2014 at 10:32

    Ótimo conselho Hugo.

    Reply
  21. Igor Mattioli 30 de julho de 2014 at 9:13

    Prezado Hugo,
    Sou completamente leigo nessa área. Gostaria de alguma indicação para iniciantes reais. Algo que ensine desde gírias, nomenclaturas, termos… Quero muito fazer parte desse mundo, mas não tenho ideia de por onde começar!

    Reply
    1. Hugo Teixeira 4 de agosto de 2014 at 3:01

      Oi Igor,

      Você encontra essas respostas pelo blog (espalhadas) ou através do e-book “Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro” (juntas).

      Recomendo também um bom simulador da bolsa como o Folhainvest porque a prática é a melhor das professoras. 😉

      Reply
  22. gabriel M 6 de agosto de 2014 at 15:35

    Boa tarde HUGO.
    Estou lendo suas materias a um tempo, estou adorando, você colocou muitas respostas em varias perguntas que eu tinha em minha vida financeira. Hoje mesmo estou indo em uma entrevista para trabalhar como AAI,adoro essa area e vejo que posso ter muitas facilidades em relacionamento. agora sobre minimalista acho que nao sou muito isso. Tenho que aprender a controlar meus gastos em besteiras, como convites de festas, passagens caras em lugares que ainda nao sao do meu mundo e etc. mas agora lendo suas publicaçoes estou aprendendo muito com elas! Obrigado HUGO

    Reply
    1. Hugo Teixeira 10 de agosto de 2014 at 21:55

      Minimalismo não é exatamente fechar a carteira para tudo mas sim, maximizar o custo benefício do que te dá prazer. Fazendo isso a sua felicidade se mantém na mesma mas a sua carteira fica mais gorda. É claro que se apenas coisas super caras te fazem feliz, aí você tem um problema… 🙁

      Reply
  23. Rayssa 14 de agosto de 2014 at 7:46

    Hugo.. estou amando tudo o que posta e diz, esta me ajudando bastante a estudar p comecar logo logo investir!!! é possivel e fico feliz!!
    estava com receio do seu site pois era mtoooo booom para ser verdade.. mas…. é verdadeiro!!! raríssimo hj em dia nao se deixar cair no sistema (tbm de propaganda em todo o site nao deixando nem vc ler em paz)… estou adorando, muito obrigada e parabens pelo site… sucesso a todos os minimalistas consientes!!!

    Reply
    1. Hugo Teixeira 23 de agosto de 2014 at 0:15

      Obrigado Rayssa,

      Eu também odeio poluição visual, tento evitar o máximo possível… mesmo porque depois de um tempo você ignora conscientemente os anúncios e o que resta é um site feio. :S

      Reply
  24. Jhon Silva 19 de agosto de 2014 at 19:42

    fantástico, todo mundo deveria ler isso.

    Reply
    1. Hugo Teixeira 23 de agosto de 2014 at 0:23

      Valeu Jhon, eu também concordo eheheheh. 🙂

      Reply
  25. eliane 14 de setembro de 2014 at 7:30

    que pena !!!nao tem mais o video de ptj trader 🙁

    Reply
    1. Hugo Teixeira 14 de setembro de 2014 at 19:27

      Arrumei o link. Já dá pra ver novamente. 🙂

      Reply
  26. WANERIA MELO 18 de dezembro de 2014 at 13:06

    Amei seu post Hugo!Tem alguma orientação para quem quer iniciar em aplicações e procura uma corretora eficiente e confiável para iniciar?

    Reply
    1. Hugo Teixeira 21 de dezembro de 2014 at 3:11

      Como estamos no Brasil, nenhuma corretora é 100% eficiente e confiável. Mesmo assim, existem algumas boas como a Clear, Speedtrade, Tov, MyCap, Rico ou Ativa. De qualquer forma, recomendo que vá pela que for mais barata porque não existe lógica numa “corretora de luxo”, são todas commodities então compre o “pacote de arroz” mais barato.

      Reply
      1. Wanéria 22 de dezembro de 2014 at 15:32

        Obrigada! Boas festas para você!

        Reply
  27. Brendo 25 de dezembro de 2014 at 19:22

    Parabens Hugo pelo seu trabalho, estou aprendendo bastante,obrigado.

    Reply
    1. Hugo Teixeira 28 de dezembro de 2014 at 23:50

      Oi Brendo,

      Obrigado, fico feliz que esteja curtindo.

      BTW, Feliz ano novo. 🙂

      Abraço,

      Hugo

      Reply
  28. Hiago Inácio 4 de janeiro de 2015 at 22:31

    Comecei 2015 com uma meta , investir na bolsa de valores ….
    Mais não tenho nossa de nada , até que encontrei seu blogue.
    Hj estou me livrando de gastos desnecessário e tendo vc como espelho , vou investir em algo e espero me dar bem pois sou persistente no que faço … agradeço pelos poste e e-mails e espero alcança meus objetivos.

    Grande abraço!

    Reply
    1. Hugo Teixeira 16 de janeiro de 2015 at 23:34

      Oi Hiago,

      Parabéns, o primeiro passo é o mais importante. 🙂

      Enfim, bom trabalho/trades/sorte em 2015.

      Abraço,

      Hugo

      Reply
  29. Vanessa 11 de fevereiro de 2015 at 11:20

    Amando o blog!
    Realmente estou criando coragem para aplicar na bolsa de valores.

    Reply
    1. Hugo Teixeira 26 de fevereiro de 2015 at 2:18

      Normal, todos começam meio na preocupação.

      Comece com babysteps, estudando muito e brincado num simulador da bolsa com dinheiro imaginário, ajuda bastante. 🙂

      Reply
  30. reginaldo2009 14 de abril de 2015 at 15:42

    Olá Hugo !!! Eu sou mais um que esta descumprindo este mundo de investimentos ,apesar de me dar mal nestes sites de multinível, porem deve o lado bom da coisa em um destes sites falavam de um livro chamado PAI RICO,PAI POBRE e com isso vi o que era investimentos de verdade com isso cheguei no que procurava ,nos grandes investidores americanos e até ao seu site que é bem objeto sem aquele “pesterol ” todo vc esta de parabéns ,foi dificil de ti encontrar na “rede” mais agora estou muito feliz !!!
    Um forte abraço e obrigado por mandar o Email sobre Minimalismo !!!

    Reply
  31. Victor Vinicius Cranchi 1 de maio de 2015 at 11:28

    Como Investir na Bolsa de Valores Com Pouco Dinheiro… nao recebi o arquivo no email… por favor poderia reenviar?
    obrigado

    Reply
    1. Hugo Teixeira 5 de maio de 2015 at 17:18

      Hey Victor,

      Eu não encontrei o seu e-mail na lista do e-book, você usou o e-mail de outra pessoa?

      Se você está falando da amostra do e-book… aí normal, ela não é enviada, ela está na página de obrigado de optin, essa aqui: http://www.senhormercado.com.br/tudo-certo/

      Qualquer coisa, me mande um e-mail, eu consigo responder mais rapidamente. 😉

      Reply
  32. pauloarnold 22 de julho de 2015 at 21:50

    Excelente, o segundo post seu que leio e já me ajudou a “clarear” alguns detalhes fundamentais. =)

    Reply
  33. Dayane Freitas 26 de julho de 2015 at 9:16

    muito bom seu blog, confesso que tem uns meses que ando rondando ele, e alguns anos que estou estudando o mercado de ações, e consegui muito sucesso principalmente com os livros que você indicou em um post, logo vou comprar o seu, depois de fuçar bastante seu blog acho que vai valer a pena, quem sabe daqui uns anos também dou bay bay para minha profissão de formação, da qual investi tanto dinheiro e tenho um misero retorno

    Reply
  34. Gabriel Muniz Patrocínio 2 de agosto de 2015 at 17:26

    Excelente site Hugo, com assuntos e textos relevantes e raros de se encontrar.

    Só tenho a agradecer por estar transmitindo seu conhecimento e história de uma forma leve e descontraída.

    Abraço.

    Reply
  35. warlison 27 de julho de 2017 at 10:54

    tudo qui voce manda pra mim e muito bom,obrigado eu leio tudo,eu ainda nao comecei investi na bouça de valores.to adiquerindo conhecimento pra começa a investi.quando eu começa eu quero ganha um milhao de reais,pra mim montar meu negocio e ficar de boa assim como voces.

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *