Como Ser Um Investidor Paciente

Um investidor de curto prazo, também conhecido como trader, precisa de paciência.

Suas operações são muito curtas mas mesmo assim, não ter pressa é importante.

Só que isso é ainda mais sério quando falamos de um investidor da bolsa de valores que pensa no longo prazo.

Como ele não vai ganhar milhões em poucos meses ou poucos anos, é preciso esperar que isso aconteça só depois de 5 à 20 anos.

Mas como ter a paciência para esperar tanto tempo assim?

Os investidores iniciantes podem achar que esperar vai ser difícil. E no começo é realmente complicado, mas depois vai ficando cada vez mais fácil até que você para de se importar e até esquece.

No começo você terá algum dinheiro e ficará pensando: “Será que vai dar certo? Será que meu investimento será rentável?”

Serão alguns momentos de tensão até que alguns meses se passem. Porém, eventualmente os resultados começarão a dar as caras, devagar no início e muito mais rápido depois.

Quando você ganhar o seu primeiro mil reais, será muito divertido perceber que o investimento realmente está dando certo. E se der errado, basta ver o que você fez (de errado) que deveria ter sido feito de outra forma e aí, corrigir tudo.

Mas assim que passar um pouco do ponto em que os investimentos começam a render de verdade, a preocupação começa a desaparecer.

Aí o dinheiro começa a entrar e tudo fica fácil, basta investir todos os lucros novamente e continuar de olho nas aplicações.

Porém, muitos não conseguem nem com esses sucessos pequenos, manter a cabeça fria e no lugar.

Nesse caso talvez seja melhor esquecer o longo prazo e se concentrar em prazos mais curtos como o médio ou até o curto prazo.

Se a idéia de ficar anos com as mesmas ações / fundos te incomoda, procure fazer operações que requerem uma custódia de apenas alguns meses.

Quem prefere o curto prazo e se joga no longo prazo, obviamente terá problemas. Mas quem escolhe o prazo certo, tem uma facilidade muito maior em fazer investimentos sem se preocupar muito.

Sendo assim, para você ser um investidor mais paciente, é importante “aguentar as pontas” até o primeiro sucesso, mesmo que este seja mínimo. E se depois disso ainda estiver difícil suportar a ansiedade, simplesmente considere investir ou operar para o médio prazo.

Lembre-se, investimentos podem ser desconfortáveis, mas se estiverem desconfortáveis demais, é melhor trocar de aplicação.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *