Um investidor de curto prazo, também conhecido como trader, precisa de paciência.
Suas operações são muito curtas mas mesmo assim, não ter pressa é importante.
Só que isso é ainda mais sério quando falamos de um investidor da bolsa de valores que pensa no longo prazo.
Como ele não vai ganhar milhões em poucos meses ou poucos anos, é preciso esperar que isso aconteça só depois de 5 à 20 anos.
Mas como ter a paciência para esperar tanto tempo assim?
Os investidores iniciantes podem achar que esperar vai ser difícil. E no começo é realmente complicado, mas depois vai ficando cada vez mais fácil até que você para de se importar e até esquece.
No começo você terá algum dinheiro e ficará pensando: “Será que vai dar certo? Será que meu investimento será rentável?”
Serão alguns momentos de tensão até que alguns meses se passem. Porém, eventualmente os resultados começarão a dar as caras, devagar no início e muito mais rápido depois.
Quando você ganhar o seu primeiro mil reais, será muito divertido perceber que o investimento realmente está dando certo. E se der errado, basta ver o que você fez (de errado) que deveria ter sido feito de outra forma e aí, corrigir tudo.
Mas assim que passar um pouco do ponto em que os investimentos começam a render de verdade, a preocupação começa a desaparecer.
Aí o dinheiro começa a entrar e tudo fica fácil, basta investir todos os lucros novamente e continuar de olho nas aplicações.
Porém, muitos não conseguem nem com esses sucessos pequenos, manter a cabeça fria e no lugar.
Nesse caso talvez seja melhor esquecer o longo prazo e se concentrar em prazos mais curtos como o médio ou até o curto prazo.
Se a idéia de ficar anos com as mesmas ações / fundos te incomoda, procure fazer operações que requerem uma custódia de apenas alguns meses.
Quem prefere o curto prazo e se joga no longo prazo, obviamente terá problemas. Mas quem escolhe o prazo certo, tem uma facilidade muito maior em fazer investimentos sem se preocupar muito.
Sendo assim, para você ser um investidor mais paciente, é importante “aguentar as pontas” até o primeiro sucesso, mesmo que este seja mínimo. E se depois disso ainda estiver difícil suportar a ansiedade, simplesmente considere investir ou operar para o médio prazo.
Lembre-se, investimentos podem ser desconfortáveis, mas se estiverem desconfortáveis demais, é melhor trocar de aplicação.