Porque Você Só Vai Se Tornar Um Bom Trader Praticando Muito!

Sempre dou o mesmo conselho para todos os traders e investidores iniciantes:

Antes de ter a idéia de considerar a possibilidade de talvez pensar na hipótese de um dia operar ou investir na bolsa de valores, você precisa estudar muito, então leia isto, aquilo e blá blá blá…

Tudo bem, até certo ponto esse conselho é totalmente válido. É fundamental estudar bastante antes de enviar dinheiro para a corretora de valores.

Só que algumas pessoas extrapolam, elas estudam e estudam e estudam… que tal operar agora?

Não, eu preciso estudar mais!

E aí continuam, infinitamente e quando finalmente começam a negociar as ações, adivinha o que acontece? Dá tudo errado. O trader faz merda. E não apenas uma, mas várias merdas que, em fila indiana, tiram sarro daquele que mesmo se afogando em vários livros, conseguiu perder dinheiro.

Explico aqui porque um investidor/operador de sucesso se faz com a prática e que alguém que só estuda e não negocia nada nunca é apenas um mané com conhecimentos praticamente inúteis.

E para ilustrar, em vez de inventar uma historinha estranha, contarei uma real, a minha.

Como a Bolsa de Valores Virou o Meu Novo Pokémon

“Esse meu jeito de operar… quem nunca operou igual…”

Me lembro como se fosse hoje o dia em que assisti Pokémon pela primeira vez, no dia da estréia. Viciei imediatamente. Comprei os jogos, assisti os filmes, aprendi sobre quais eram os mais fortes, quais eram suas fraquezas, enfim. Dei duro para me tornar um Mestre Pokémon!

Aí, depois de um tempo, obviamente, a fase passou e nunca mais um assunto me prendeu a atenção com a mesma intensidade. Até eu descobrir a bolsa de valores, é claro.

Quando comecei a estudá-la, não senti como se estivesse estudando, mas sim, me divertindo. Não ficava tão obcecado assim com alguma coisa desde a época dos Pokémons. Mas agora eu tinha um novo Pokémon, a bolsa de valores. O Jesse Livermore se transformou rapidamente no novo Ash Ketchum e a Bovespa, no super ginásio da Elite 4. E foi o máximo.

Era tudo muito novo e eu precisava, ou melhor, eu queria aprender.

E aprendi.

Da mesma maneira em que jogava Pokémon na cama às 2 da manhã num domingo, lia Memórias de um Operador da Bolsa às 4 da manhã num sábado. Sim, na madrugada de um SÁBADO! Quando o cansaço me vencia, saía da cama e, olhando para o espelho, dizia:

PQP, você deve ser o futuro trader mais nerd da PQP, putz grila!

Com o tempo, decidi operar.

Tinha lido vários livros e estudado da melhor forma possível, da forma nerd. Sabia o nome de vários padrões gráficos e de candlesticks e conseguia utilizar qualquer ferramenta técnica que quisesse…

Só que mesmo assim, perdi dinheiro nos meus 6 primeiros trades. :S

Sim, eu sei, e foi horrível.

A cada operação nova, uma nova perda.

O lado bom foi que aprendi muito, sempre algo diferente. Porém, as perdas continuaram e logo cheguei a conclusão de que eu não sabia tanto assim. As dores dos erros me ensinaram muito, mas não o suficiente. A prática tinha “mudado” meu Pokémon novo.

Percebi que estava na estaca zero…

Não Importa Se Falhei, Agora Vou Estudar Até a Morte!

“Há há-há! Há há-há há-há!

Nesse ponto, algo ruim aconteceu.

Eu queria vencer, eu iria vencer. Por isso decidi estudar o quádruplo! Chame de motivação ou o que seja, eu exagerei e no fundo, estava com medo de fracassar novamente.

Aos poucos, comecei a inventar desculpas para continuar atrasando meu reinício. Uma hora meu capital era pequeno demais, na outra eu não sabia o suficiente e por aí foi.

E foi e foi… por 1 ano e meio.

Depois desse tempo todo sem fazer um único trade, alguma coisa fez “click”.

Percebi, ou melhor, aceitei que eu poderia fracassar novamente. Poderia estar errado e poderia perder mais dinheiro, como na tentativa anterior. Mas se ficasse parado, sem colocar meus conhecimentos em prática, continuaria perdendo. Não dinheiro, mas tempo, que vale ainda mais.

Com esse “insight”, tudo voltou ao normal, mas de uma maneira inesperada.

Os tropeços ainda estavam lá, a frustração e a dor também. E o pior de tudo, eu estava errado numa boa parte do tempo. Porém, aos poucos, esses momentos péssimos foram se tornando cada vez mais raros, foram diminuindo. Quando me dei conta, já operava muito, mas muito melhor do que antes.

O que aprendi com a história foi que se você tem tanto medo de falhar que adia suas tentativas, você já falhou. Os livros não podem ensinar as lições da prática, e como você aprende muito mais rápido operando com dinheiro real e lendo do que apenas lendo, é preciso fazer os dois assim que for possível.

É bem difícil se tornar um bom operador, logo, você não deve perder tempo.

O Melhor Professor é o Senhor Mercado!

Tá, tudo bem.

Eu sei que você pode dizer:

“Ok, prática. Sagaz. Mas eu não quero perder dinheiro de alegre!”

E é o seguinte, você gasta dinheiro com livros e cursos. Mas as perdas que todos os traders tem no começo de suas carreiras (ou não), também devem ser consideradas como custos de aprendizagem. Você erra e paga pelo erro, com dinheiro.

E quem te ensina?

O próprio Senhor Mercado!

E ele é o melhor dos professores. Suas lições não ficam “voando” por aí para quem quiser aprendê-las. Não, as lições do velho bipolar são sentidas na pele! Por isso você aprende muito melhor do que aprenderia se tivesse lido que “não é legal fazer tal coisa” em algum lugar qualquer.

Nunca ignore as lições do velho bipolar!

Em um livro, ao ler que não se deve fazer preço médio, você poderá achar que nunca o fará. Mas se na hora H, você fizer e perder dinheiro, sentirá a dor na pele. E será nesse momento em que terá aprendido realmente a lição. Essa dor basicamente reforçará tudo o que você leu nos livros.

Agora, é óbvio que você não precisa da dor para aprender tudo. Mas ela ajuda e facilita o aprendizado.

Logo, em vez de ficar parado assistindo o mercado, aproveite esse tempo para aplicar na prática o que você já está estudando na teoria! O valor dessa experiência não tem preço!

E pô!

Realmente, será que você realmente acreditou que poderia se tornar um ótimo trader se apenas estudasse muito? Será que você é tão arrogante assim? Um guitarrista pode ler 500 livros sobre guitarras mas, para se tornar um bom guitarrista, uma hora ele precisará tocar a porra da guitarra!

O trader é um eterno aprendiz dos mercados. Mas aqueles que aprendem apenas com os livros, não são traders, são bananas. E adivinha o que o Senhor Mercado faz com bananas? Nada! Pois elas tem medo de serem comidas e por isso não aparecem e nem arriscam! Logo, não seja um banana e opere!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


5 Comentários Porque Você Só Vai Se Tornar Um Bom Trader Praticando Muito!

  1. Ulisses

    Hugo,

    Sua história foi bem parecida com a minha, a única diferença é que fiz exatamente o contrário rs. Pratiquei muito antes de realmente estudar, pois como ganhei em vários traders, achei que era fácil até que um dia levei uma pancada forte e descobri que precisa estudar de verdade e com afinco. É nesse exato momento que estou agora e confesso que está sendo mais fácil de aprender, pois quase sempre, quando estou lendo um livro, vejo alguma mancada minha estampada ali.

    Abraço,
    Ulisses

    Responder
    1. Hugo

      Ulisses:

      À vezes você lê alguma coisa que parece que está falando especificamente de você, dá até uma sensação estranha de deja vù. De qualquer forma, precisa existir um equilíbrio, só treinar ou só estudar não dá, precisa ser os dois. Mas começar os estudos um pouco antes é uma boa.

      Felipe:

      Obrigado pelo apoio e pela audiência 😀

      E é isso sim, sempre lutando pelo sucesso. Mesmo porque nesse jogo, perder ou empatar não classifica ninguém 😛

      JohnDaniels:

      Cara, eu nunca tinha ouvido falar hahahahaha! E por um instante pensei que você estava me recomendando algum jogo medieval ou série sobre a idade média hahahahaha. Só depois percebi o que era 😛

      Obrigado pela sugestão, acho que verei nesse fds. Ainda não entendo muito sobre leveraged buyouts então acho que será interessante.


      Abraços,
      Hugo

      Responder
  2. Felipe

    Parabéns pelo blog, conhei a pouco, e achei muito bom os posts, muitas coisas parecidas com o que aconteceu comigo. De certo modo divertido! hehehe mas enfim, o negócio é ontinuar trabalhando, praticando para se tornar um trader de sucesso.

    Abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *